Aberje firma parceria com a AFP, agência global de notícias
Associação amplia combate a notícias falsas unindo esforços com uma das maiores agências internacionais de notícias
Notícias de falsos remédios, medidas de prevenção e até de curas, além de outras desinformações, invadem as redes sociais em meio à pandemia do novo coronavírus. Reforçando a atuação da Aberje, principalmente nesse momento, para combater fake news e municiar os associados e profissionais de comunicação com informação confiável, a associação firmou parceria com a AFP – Agence France-Presse, agência global de notícias que atua em vários países do mundo, e que há anos é associada da Aberje.
Segundo Elodie Martinez, coordenadora da equipe de fact-checking da AFP para a América Latina, a equipe de fact-checking da agência trabalha dia e noite para verificar os conteúdos compartilhados nas redes sociais. “São posts que muitas vezes recebemos dos próprios internautas. Nas últimas semanas, aumentamos a equipe de checadores para agilizar as investigações e levar ao público conhecimentos técnicos sobre questões relacionadas ao coronavírus. Vivemos um momento em que as pessoas já não sabem em quem acreditar ou como agir, e a desinformação pode gerar consequências até mesmo mortais durante uma pandemia”, ressalta.
Com sua rede de produção de notícias, estendida sobre 151 países do mundo, a AFP fornece cobertura de eventos de forma rápida, completa e confiável. A agência também ocupa a liderança mundial em verificação digital. São 2.400 colaboradores de 100 nacionalidades cobrindo o noticiário internacional em seis idiomas, produzindo conteúdos multimídia.
Além de atender o mercado de mídia, como jornais, revistas, portais e televisões, a agência fornece seus conteúdos para empresas e instituições para usos que vão desde o monitoramento de notícias ao uso de fotografias e vídeos em publicidade. “Temos uma filial dedicada exclusivamente à produção de conteúdo personalizado, de acordo com a necessidade do cliente”, comenta Júlio Brandão, diretor de marketing e comunicação da AFP no Brasil.
Com a parceria, a Aberje irá receber da AFP todas as checagens produzidas em português, e fará a curadoria de conteúdos voltados ao interesse do associado para publicação no portal. Além disso, a agência vai colaborar com a seção Especial Coronavírus, ao checar as notícias. “Esses conteúdos geram muito interesse dos leitores e aumentam a permanência no portal”, comenta Brandão.
“A Aberje é o grande fórum onde as empresas, marcas e profissionais do setor compartilham suas melhores práticas de comunicação e responsabilidade social. Ao colocarmos à disposição dos associados da Aberje as informações verificadas pela nossa equipe especializada, esperamos colaborar com a nossa expertise na luta contra a desinformação, que afeta diversos segmentos da sociedade, entre os quais o corporativo”, complementa Elodie.
O diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, considera fundamental o serviço de checagem de notícias antes de sua disseminação. “Não poderíamos ter melhor parceria para a entrega de conteúdo confiável em nosso portal. Desse modo, mantemos os esforços para apoiar os associados no enfrentamento desta crise que estamos vivendo”, conclui.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática