Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional

Na sexta-feira (21), a Aberje, em parceria com a Fundação Itaú e a FGV Comunicação, realizou a masterclass “Impacto Social e Comunicação – Estratégias para o Terceiro Setor”, um encontro gratuito e aberto ao público no Auditório Engº M F Thompson Motta, na sede da FGV, no Rio de Janeiro.

O evento marcou o primeiro ano do Mestrado em Comunicação e Cultura de Dados, que concedeu bolsas integrais a 30 profissionais do Terceiro Setor por meio da Fundação Itaú.
Mônica Pinto, chefe de Educação da Unicef Brasil; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; debateram o papel da comunicação na ampliação do impacto social e no fortalecimento das organizações do Terceiro Setor. A jornalista Fabíola Cidral atuou como mediadora. Os participantes falaram suas experiências sobre o papel da cultura de dados na comunicação estratégica do setor social, além de discutir tendências e desafios enfrentados pelas organizações que atuam em programas sociais.
“O Mestrado em Comunicação e Cultura Digital é uma iniciativa ímpar que contribui para a capacitação de comunicadores do Terceiro Setor”, afirmou Paulo Nassar. “Esta ação só foi possível pela união de três instituições – Aberje, Fundação Itaú e Fundação Getúlio Vargas – marcadas por forte espírito público”.
Mestrado em Comunicação e Cultura de Dados
O Mestrado em Comunicação Digital e Cultura de Dados foi lançado em 2024 por meio de uma parceria entre Aberje, FGV Comunicação Rio e Fundação Itaú para oferecer formação para profissionais empenhados em enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação organizacional e da cultura de dados no terceiro setor.
Ele é voltado para profissionais que atuam em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, assim como aqueles envolvidos diretamente com comunicação em organizações governamentais e nas áreas de ESG, responsabilidade e sustentabilidade social de empresas privadas.
Ao ser lançado, o processo seletivo para a primeira turma atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas e 30 aprovados, que receberam bolsas integrais.
Destaques
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!