Comunicação Eficiente: livro dá dicas de como escrever com clareza
Obra de Vivian Rio Stella aborda a importância de um e-mail bem escrito
Por Aurora Ayres
Tão antigo quanto a própria internet, o e-mail é um dos principais meios de comunicação de uma empresa. Para que atenda sua função, a mensagem deve ser escrita de forma clara, concisa e eficiente. Quem fala com propriedade sobre o assunto é a professora e pesquisadora Vivian Rio Stella que, por meio da Aberje Editorial, lança o livro “Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”. O lançamento foi realizado de forma online nesta sexta-feira, dia 8 de maio. “Estou muito feliz com esta parceria. Me sinto em casa na Aberje. Não poderia ter lugar melhor para lançar o meu livro”, comentou.
Formada em linguística, Vivian conta que o livro é um apanhado de 15 anos de trabalho e de reflexão sobre linguagem e comunicação com o outro e a forma como as palavras impactam as pessoas. A obra reúne uma série de exemplos de e-mails com o antes, escrito de uma forma equivocada e o depois, já escrito de forma aprimorada, mais clara. “É claro que não dá para esgotar o tema, sempre vamos nos deparar com novas situações e dilemas”, reconheceu.
O livro ainda conta com macetes e dicas para bem redigir uma mensagem, onde cada palavra importa. “A linguagem afeta qualquer relação interpessoal, por isso é importante ter cuidado na hora de escrever. A nossa intenção nem sempre é entendida na comunicação face a face, imagine no envio de um e-mail. Uma palavra pode soar como agressiva fazendo o outro entender de forma errada, ou posso explicar algo de forma sucinta e o funcionário não entender e com isso executar uma tarefa de um jeito equivocado”, explicou a autora.
Segundo Vivian, escrever bem não é apenas dominar regras gramaticais. Dominar o conteúdo também não vai dar conta do recado mesmo a pessoa sendo expert em uma determinada área. “Também não devemos achar que o texto é um produto, pois ele pode ser reformulado, revisto ou mudar conforme o contexto”, acentuou. “Trago técnicas de elaboração de clareza, de efetividade, de assertividade e muita discussão sobre empatia, pois é possível ser empático através da escrita”, complementou.
Para complementar sobre o papel estratégico da comunicação para o engajamento do colaborador, a autora convidou para o lançamento de seu livro, o consultor de engajamento Jean Soldatelli, sócio-fundador da Santo Caos. Na ocasião, o executivo ressaltou como uma série de dicas e táticas para uma comunicação mais eficiente podem gerar um maior engajamento dentro da empresa. “Um e-mail fora do padrão pode provocar ruídos que vão crescendo que, aglomerado com outras mensagens, geram conflitos que criam uma série de ‘feridas’ entre empresa e colaborador e, com isso, o engajamento tende a diminuir”, explicou.
O livro pode ser adquirido no portal Aberje: www.aberje.com.br/livros
Ou na versão e-book na Amazon.
A edição impressa do livro será enviada pela Aberje via Correios aos associados – como parte dos benefícios de integrar nossa rede – quando for determinado, pelas autoridades sanitárias do Governo do Estado e Prefeitura de SP, o término da quarentena e o retorno ao trabalho na sede administrativa da entidade.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país