Comunicação Eficiente: livro dá dicas de como escrever com clareza
Obra de Vivian Rio Stella aborda a importância de um e-mail bem escrito
Por Aurora Ayres
Tão antigo quanto a própria internet, o e-mail é um dos principais meios de comunicação de uma empresa. Para que atenda sua função, a mensagem deve ser escrita de forma clara, concisa e eficiente. Quem fala com propriedade sobre o assunto é a professora e pesquisadora Vivian Rio Stella que, por meio da Aberje Editorial, lança o livro “Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”. O lançamento foi realizado de forma online nesta sexta-feira, dia 8 de maio. “Estou muito feliz com esta parceria. Me sinto em casa na Aberje. Não poderia ter lugar melhor para lançar o meu livro”, comentou.
Formada em linguística, Vivian conta que o livro é um apanhado de 15 anos de trabalho e de reflexão sobre linguagem e comunicação com o outro e a forma como as palavras impactam as pessoas. A obra reúne uma série de exemplos de e-mails com o antes, escrito de uma forma equivocada e o depois, já escrito de forma aprimorada, mais clara. “É claro que não dá para esgotar o tema, sempre vamos nos deparar com novas situações e dilemas”, reconheceu.
O livro ainda conta com macetes e dicas para bem redigir uma mensagem, onde cada palavra importa. “A linguagem afeta qualquer relação interpessoal, por isso é importante ter cuidado na hora de escrever. A nossa intenção nem sempre é entendida na comunicação face a face, imagine no envio de um e-mail. Uma palavra pode soar como agressiva fazendo o outro entender de forma errada, ou posso explicar algo de forma sucinta e o funcionário não entender e com isso executar uma tarefa de um jeito equivocado”, explicou a autora.
Segundo Vivian, escrever bem não é apenas dominar regras gramaticais. Dominar o conteúdo também não vai dar conta do recado mesmo a pessoa sendo expert em uma determinada área. “Também não devemos achar que o texto é um produto, pois ele pode ser reformulado, revisto ou mudar conforme o contexto”, acentuou. “Trago técnicas de elaboração de clareza, de efetividade, de assertividade e muita discussão sobre empatia, pois é possível ser empático através da escrita”, complementou.
Para complementar sobre o papel estratégico da comunicação para o engajamento do colaborador, a autora convidou para o lançamento de seu livro, o consultor de engajamento Jean Soldatelli, sócio-fundador da Santo Caos. Na ocasião, o executivo ressaltou como uma série de dicas e táticas para uma comunicação mais eficiente podem gerar um maior engajamento dentro da empresa. “Um e-mail fora do padrão pode provocar ruídos que vão crescendo que, aglomerado com outras mensagens, geram conflitos que criam uma série de ‘feridas’ entre empresa e colaborador e, com isso, o engajamento tende a diminuir”, explicou.
O livro pode ser adquirido no portal Aberje: www.aberje.com.br/livros
Ou na versão e-book na Amazon.
A edição impressa do livro será enviada pela Aberje via Correios aos associados – como parte dos benefícios de integrar nossa rede – quando for determinado, pelas autoridades sanitárias do Governo do Estado e Prefeitura de SP, o término da quarentena e o retorno ao trabalho na sede administrativa da entidade.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados