01 de março de 2021

Aberje dá início ao Comitê de Comunicação Digital com Empregados; veja quem são os selecionados

Grupo de profissionais se reunirá mensalmente de forma online para discutir temas afins

Grupo de profissionais se reunirá mensalmente de forma online para discutir temas afins

No dia 9 de março, será realizado o primeiro encontro de 2021 do Comitê Aberje de Comunicação Digital com Empregados com a participação dos novos membros nomeados por organizações integrantes da base associativa. Este é apenas um dos comitês de estudos temáticos da Aberje, que são constituídos por um grupo de profissionais que se reúnem com regularidade e calendário predeterminados para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse.

Em um cenário de jornadas mais flexíveis e variados tipos de vínculo entre organizações e seus empregados – dentro de um conceito anywhere office e também a partir de alterações de legislação -, questões como gestão de mudança, marca empregadora e capacidade para alinhamento, engajamento e diálogo à distância se tornam fundamentais. 

Coordenado pela instrutora da Escola Aberje de Comunicação Vívian Cristina Rio Stella este comitê pretende discutir o potencial multicanal da comunicação com empregados (aplicativos mobile, intranet social, microblogging, digital signage, gamification, inteligência artificial, internet das coisas, chatbot, comunidades virtuais, TV corporativa, push notification), a fim de despertar diferentes e complementares linguagens e propostas de aproximação, buscando aceleração de processos sem descuidar da saúde física e mental das equipes.

“Estabelecer e propagar um mindset digital e desenvolver um perfil comunicador junto a cada empregado para viabilizar a geração descentralizada de conteúdos, permitindo identificar influenciadores internos e dinamizando as trocas de informação e opinião por meio de ferramentas interativas, é preocupação dos profissionais desta interface”, ressalta Rodrigo Cogo, gerente de Desenvolvimento Associativo da Aberje e responsável interno pelos comitês junto à coordenadora da área, Thalita Dominato.

O grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração cada para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2021, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.

Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br

O processo seletivo foi realizado recentemente e estes são os membros da temporada:

  • CNH Industrial – Gabriela Lobo Serranera de Paiva (Gerente de Comunicação Interna para América do Sul) e Priscila Amaral (Coordenador de Comunicação Interna para América do Sul);
  • Nutrien – Luciane Reis (Head de Comunicação Brasil) e Rodrigo Barbosa (Consultor de Comunicação);
  • Telefonica Vivo – Cesar Rua (Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital) e Mariane Legat Ramos (Coordenadora de Comunicação Interna);
  • Ypê – Camila Dalla Costa de Oliveira (Coordenador de Comunicação Interna) e Gustavo Carbonaro (Especialista Sênior de Comunicação);
  • Itaú – Pedro Roberto Ferreira Jr (Coordenador de Comunicação de Negócios) e Isabela Oliveira Boaventura (Coordenadora de Endomarketing);
  • Renault – Carlos Henrique Ferreira (Head de Comunicação para Região América, Diretor de Comunicação para Brasil e VP do Instituto Renault) e Fernanda Stocco (Gerente de Comunicação Interna, Imprensa e Eventos);
  • Usiminas – Ludmila Bifano Ferreira (Coordenador de Comunicação Interna) e Paulo Sergio Silva de Assis (Coordenador de Comunicação Externa);
  • LDC – Marcia Amorim (Gerente de Comunicação Institucional – North Latam) e Fernanda Henrique Cremonezi (Consultora de Comunicação Institucional);
  • Mosaic Fertilizantes – Bianca de Brito Simone (Coordenadora de Comunicação) e Samira Moura (Coordenadora de Comunicação);
  • SanofiNeila Lopes (Gerente de Comunicação Interna) e Débora Bassanezi (Gerente de Comunicação da Unidade Consumer Healthcare);
  • Brookfield – Leonardo Sá de Seixas Maia (Diretor de Comunicação e Branding) e Leandro Meireles Pinto (Coordenador de Comunicação e Branding);
  • CMOC – Juliana Omena Silva Gomes (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Diana Mendes (Coordenadora de Gestão Social);
  • Libbs – Samanta Greghi (Gerente de Relações Institucionais, Marca e Comunicação) e Adriana Adorno de Medeiros (Coordenador de Experiência Institucional);
  • Unimed Rio – Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing) e Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
  • Natura &Co América Latina – Patricia Cury (Gerente de Comunicação para Colaboradores e Experiência) e Juliana Bordignon Fernandes (Coordenadora de Comunicação);
  • Dow Brasil – Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Eleni Gritzapis (Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina);
  • IBM – Flávia Apocalypse (Gerente de Comunicação) e Evelyn Dias (Especialista de Comunicação);
  • Atlas Schindler – Jacqueline Rempel (Gerente de Marketing e Comunicação) e Fernanda Souza (Coordenadora de Comunicação);
  • AGCO – Clarissa Daroit (Gerente de RH, Comunicação e D&I para América do Sul) e Kathia Souza (Gerente Sênior de RH – Talent Management para América do Sul).

E também as empresas fornecedoras de Comunicação:

  • Fale Consultoras – Fabiana Becker (Sócia-Diretora) e Alessandra Becker (Sócia-Diretora);
  • TalentComms – Thais Aguiar (CEO & Partner) e Alessandra Matsumi (Gerente Senior de Comunicação);
  • Weber Shandwick – Rodolfo Gonçalves Araújo (Vice-presidente para América Latina) e Kelly Cufone (Gerente de Comunicação);
  • Happy House – Kerlin Escobar Dutra (Diretora de Conteúdo) e Andressa Brum (Diretora de Inovação);
  • Trama Comunicação – Adriano Zanni de Arruda (Sócio-proprietário e Diretor de Engajamento & Comunicação com Empregados) e Helen Garcia Alves da Costa (Sócia-proprietária e Diretor de Digital & Influência);
  • Ideafix – Suzel Garcia de Lima Figueiredo (CEO) e Nathalia Cavalcanti Martins Rosas (Sócia e Head de Relacionamento).
  • COMPARTILHAR: