Aberje define tema do ano para 2023
Anualmente, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, trabalha diversos assuntos a partir de um tema geral, definido no final de cada ano. Em 2022, o tema foi “Conflito, Diálogo e Consenso”. Para 2023, a associação definiu como tema “Conexões que transformam: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial”. O tema do ano é sugerido e debatido no âmbito dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da Aberje. A partir do novo tema, a Aberje vai discuti-lo de forma transversal nas atividades que promove ao longo do próximo ano.
Confira na íntegra a justificativa para a escolha do tema:
As empresas e instituições são agentes fundamentais dos processos de criação de valor na sociedade. Quando bem-sucedidos e devidamente mensurados, seus esforços contribuem para a criação de riqueza e as colocam a serviço do desenvolvimento e do bem-estar social.
A comunicação empresarial dá a sua real contribuição ao processo de construção do valor social ao conectar e manter indissociáveis os valores da ética, da inovação, da pluralidade e do humanismo. Diálogo e desenvolvimento econômico, social e ambiental são, no atual cenário histórico em que se encontra o Brasil, necessidades tanto importantes, quanto urgentes. Por mais essa razão, a contribuição da comunicação e de seus profissionais para a promoção de ambos é imprescindível para a melhora da reputação do país.
A comunicadora e o comunicador corporativo contemporâneo, imbuídos da tarefa de promover o diálogo constante entre os diversos públicos das organizações, são, por sua vez, agentes fundamentais na elaboração, na promoção e na difusão das visões estratégicas das empresas e instituições que representam. Contribuem, assim, para que a construção desses diálogos e conexões e o posicionamento dos objetivos estratégicos se façam de forma ambientalmente sustentável, socialmente responsável, e dentro de padrões éticos e transparentes.
Essa contribuição pode ser medida também a partir dos valores estimados no “Orçamento da Comunicação Empresarial” para o ano de 2022, que alcançou R$ 30,2 bilhões de reais. Este número dá a dimensão do crescente tamanho do mercado da comunicação no país.
Por esse motivo, a Aberje elege “Conexões que transformam: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial” como tema que deve ser abordado transversalmente em todas as suas frentes em 2023, apoiando e colocando ao dispor de suas associadas, das empresas e instituições e da sociedade como um todo, uma dinâmica rede de relacionamentos, que oferece o estado da arte em conhecimento profissional e científico, as melhores oportunidades de formação, encontros, reconhecimento e conteúdo especializado.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
- Evento da Page Society debate panorama geopolítico da América Latina
- LiderCom realiza reunião de benchmark sobre construção de marca corporativa
- Aberje recebe Jornada Galápagos de Jornalismo 2024
- Inscrições prorrogadas até 2 de agosto: Prêmio Aberje 2024 chega à 50ª edição
ARTIGOS E COLUNAS
Leandro Bianchi O papel dos podcasts na formação da imagem da marca no cenário digitalCarlos Parente Das redes sociais ao advocacy: a pseudo justiça a serviço da vingançaPaulo Nassar Memórias e História Empresarial: entre o efêmero e o pereneElizeo Karkoski Há luz (e muitas oportunidades) no fim do workplaceDavid Grinberg O papel do silêncio e do humor na gestão da reputação