Aberje apresenta agenda para 2025 com eventos, pesquisas e lançamentos

A Aberje começa 2025 com uma rede composta por mais de mil empresas associadas, que representam 44% do PIB brasileiro e somam 3,8 milhões de empregados. Essa comunidade, que alcançou 10 mil profissionais de comunicação, está espalhada pelo país inteiro, nos 9 capítulos regionais.
Para este ano, a agenda contempla uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da comunicação corporativa, com destaque para pesquisas, eventos e lançamentos editoriais.
Comitês
Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são formados por membros nomeados pelas organizações associadas à Aberje, que se reúnem para discutir e gerar novos conhecimentos sobre temas de interesse. As inscrições para os grupos de 2025 vão até o dia 17 de fevereiro e os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.
Para 2025, os Comitês vão discutir ao longo do ano os seguintes temas:
- Cultura de dados e mensuração de resultados
- Comunicação e reputação organizacional
- Comunicação interna nos desafios da liderança
- Relacionamento com a imprensa
A composição de um grupo dedicado ao relacionamento com a imprensa, uma novidade para 2025, reforça a crença da Aberje na importância do engajamento das organizações com os diferentes meios de comunicação. Em um contexto de transformações aceleradas, a construção de relações de confiança entre stakeholders é cada vez mais importante e a imprensa deve ser parte desse processo.
Guia de Fornecedores
Em 2025, a Aberje passa a oferecer uma versão reformulada do Guia de Fornecedores. O Guia é uma plataforma para conectar os fornecedores associados com as empresas associadas. Ele vai oferecer maior visibilidade a agências e consultorias de Comunicação para mostrarem seu trabalho e também vai facilitar a escolha de fornecedores por empresas. O Guia vai reunir cobertura audiovisual, uma newsletter mensal e uma plataforma de consulta aos fornecedores associados, que vai facilitar a busca por serviços (e sua oferta pelas empresas prestadoras).
Oficinas
Além dos cursos já oferecidos normalmente pela Escola Aberje de Comunicação, um novo formato junta-se aos cursos de curta duração. As oficinas incorporam novas metodologias de ensino, mais práticas e rápidas, com simulações de casos e construção de planos de ação. A abordagem das oficinas se concentra em resoluções rápidas de comunicação para situações reais.
Agenda Aberje:
Confira os principais destaques programados para cada mês:
Janeiro
- Início da coleta de dados das pesquisas de “Orçamento da Comunicação Organizacional” e “Tendências da Comunicação Interna 2025”
- Volta às aulas da 2ª turma do MBA Aberje/FGV (formatura em novembro)
- Lançamento da Revista CE – Comunicação Empresarial 112
Fevereiro
- Abertura das inscrições para os Comitês Temáticos
- Início do Curso Completo em Gestão de Crises da Escola Aberje de Comunicação
- Início da coleta de dados da pesquisa sobre Tendências da Comunicação 2025
Março
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança: parecer e ser na era da transparência”, de Vânia Bueno (Editora Aberje)
- Publicação do “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil 2024-2025”
- Entrega do International Aberje Award, na Flórida
- Participação no Spring Seminar, da Page Society, em Washington D.C.
- Cobertura SXSW, no Texas
- Início da coleta de dados da pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”
- Lançamento da Agenda Aberje na COP30 + Agenda Capítulo Amazônia (Encontros do Capítulo Amazônia em Belém, São Paulo)
Abril
- Início do Curso Completo em Diversidade nas Organizações
- Abertura inscrições para a 51º Prêmio Aberje (com nova categoria para agências de comunicação)
- Lançamento do livro “Reconhecimento que gera Valor – Prêmio Aberje 2024” (Editora Aberje)
- Início da coleta de dados da pesquisa “Comunicação Estratégica e Geração de Valor Integrado”
- Cobertura Web Summit Rio
Maio
- Curso Completo em Gestão da Comunicação Interna
- Curso Completo em Comunicação Pública
- Início da coleta de dados da pesquisa “Remuneração (Salários e Benefícios) da Comunicação”
- Pesquisa – A Comunicação no Setor de Energia
- Participação na Assembleia Global Alliance, em Veneza
Junho
- Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar – Edição Belém
- Participação no Page International Exchange, em Amsterdam
- Pesquisa “A Comunicação no Setor de Energia”
- 9ª edição do Aberje Trends em São Paulo
- Evento Pré-Trends em Minas Gerais
- Evento Pós-Trends no Rio de Janeiro
Julho
- Curso Completo em Comunicação para Sustentabilidade e ESG
- Encontro presencial dos Comitês Temáticos
Agosto
- Curso Completo em Gestão da Reputação
- Lançamento do “Guia de Comunicação para o Mercado Financeiro” (Editora Aberje)
Setembro
- Curso Completo em Comunicação Digital
- 51º Prêmio Aberje: Início das Etapas Regionais
- Início da coleta de dados da pesquisa “A Comunicação no Setor Farmacêutico”
Outubro
- Curso Completo em Relações Governamentais e Institucionais
- 2º Encontro presencial dos Comitês
- Abertura da Casa Aberje na COP30
Novembro
- Painel de Cases do Prêmio Aberje
- Conecta CI – 2ª edição
- Cobertura Web Summit Lisboa
Dezembro
- Cerimônia de Premiação do 51º Prêmio Aberje
- Revista Valor Setorial Comunicação Corporativa – 18ª edição
Destaques
- Lab de Comunicação para o Agronegócio, com patrocínio da Yara e da BHP, discute os desafios da comunicação do setor
- Governança e gestão são chave para o futuro do esporte nacional, defende Paulo Sérgio Kakinoff
- Evento em Belém promove formação para comunicadores da Amazônia e discute comunicação e mudanças climáticas
- Estão abertas as inscrições para a 51ª edição do Prêmio Aberje
- Aberje lança “Análise Econômica” sobre paradoxo nas áreas de Comunicação Corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Oliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologiaHamilton dos Santos A comunicação precisa ser parte do legado da COP30Elisa Prado Reputação – valor essencial no ambiente esportivoAdriana Noguti A importância da Comunicação Corporativa para o mercado financeiro e de capitaisThaís Naldoni A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna