29 de abril de 2020

Aberje apoia iniciativa de organizações como o Pacto Global da ONU, para o lançamento do Covid Radar

Plataforma de ação visa minimizar os impactos gerados pela pandemia

A pandemia trouxe uma situação desafiadora e delicada para o mundo todo. Em tempos como estes, coordenação e troca de informações seguras são grandes aliados para enfrentá-la. Diante deste cenário, surge o Covid Radar, plataforma online que disponibiliza uma base de dados completa para contribuir no combate e enfrentamento à crise.

A iniciativa é resultado da união de empresas e organizações como a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que atuam nos mais diversos setores da economia e trabalham conjuntamente para minimizar impactos gerados pela doença e contribuir para a retomada econômica brasileira. Este coletivo está dividido em três frentes: Painel Covid Radar, Conexão Covid Radar e Saúde Covid Radar.

No Painel Covid Radar, pode ser visualizada a base completa com os dados anonimizados e informações sobre a pandemia que estão sendo disponibilizados pelos parceiros da plataforma para desenvolvimento de modelos e pesquisa, índices, tendências, visualizações sobre diversos aspectos da pandemia. 

Os usuários do Painel Covid Radar podem ser empresas, organizações acadêmicas, mídia e sociedade. A academia e os governos, por exemplo, podem visualizar a base de dados completa e simular diversas combinações. Com esses dados, é possível detalhar, por exemplo, por cidade e até por bairro como está o cenário e as movimentações, permitindo a adoção de medidas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.

O Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações – de equipamentos ou de matéria-prima para produzir insumos de primeira necessidade e as principais demandas de suprimentos e EPIs – e instituições que precisam de ajuda, por meio de um Market Place, nos moldes dos sites de compra e venda de produtos. Estão cadastradas nele todas as Secretarias de Saúde do Brasil, mais de 5 mil, que solicitam desde equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.

Já o Saúde Covid Radar servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anonimizada sobre os cidadãos, principalmente sobre sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus. A população poderá contribuir diariamente com informações, como sintomas, por exemplo, e ajudar a mapear e conter o avanço da doença no país.

Como principal entidade representativa da Comunicação Social no país, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – que conta com uma rede de relacionamento de cerca de 700 organizações, entre empresas de comunicação, instituições e órgãos públicos – reforça a divulgação da iniciativa entre seus associados chamando a atenção para que se engajem de forma concreta nessa luta, que é de todos. “Fazemos questão de apoiar iniciativas grandiosas como esta, em que empresas se unem em prol de uma causa em comum. Este é nosso papel na sociedade”, ressalta o diretor-presidente da associação, Paulo Nassar.

“A união de todos nesse momento faz realmente a diferença. Empresas e organizações vão doar dinheiro, dados, EPIs, serviços, entre outros ativos importantes. É gratificante ver a parceria e o trabalho em equipe, que une todos em prol de um objetivo comum. Conseguimos reunir aqui, além do Pacto Global, organizações como Ethos, Cebds e Sistema B”, afirmou Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Conheça aqui a plataforma e seus apoiadores: http://covidradar.org.br/

  • COMPARTILHAR: