Aberje adere ao Pacto Global da ONU
A Aberje é a mais nova signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em 10 princípios. Mais do que a adesão, a Aberje irá participar ativamente do programa, assumindo a secretaria executiva da Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), um grupo de trabalho que discute as estratégias de comunicação para intensificar o engajamento das empresas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com a ONU, esses objetivos oferecem uma estratégia de crescimento e desenvolvimento para empresas e para a economia mundial que podem gerar até 12 trilhões de dólares em oportunidades de mercado e 380 milhões novos postos de trabalho em todo o mundo.
“A parceria do Pacto Global da ONU com a Aberje traz uma força ainda maior à nossa Comissão de Engajamento e Comunicação. Empresas e organizações integrantes poderão contar com o olhar de uma instituição que há 50 anos vem promovendo a comunicação corporativa como área estratégica do negócio. E em se tratando dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, há infinitas possibilidades de uma interface maior entre comunicação e sustentabilidade”, afirma Carlo Pereira, Secretario Executivo do Pacto no Brasil.
O Pacto Global visa hoje, principalmente, engajar o setor privado para o cumprimento da Agenda 2030, que tem como base 17 ODS e 169 metas a serem alcançadas. A iniciativa no Brasil quer difundir essas ideias por meio da articulação de políticas públicas, produção de conteúdos relacionados ao tema, além da realização de fóruns, workshops e eventos em todo o país.
“Não há dúvida de que essa agenda global é a única maneira de sustentar o nosso desenvolvimento, e a comunicação, dentro desse contexto, tem um papel importantíssimo, tanto para a promoção dos objetivos quanto para a sobrevivência dos negócios”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, destacando que alguns dos temas dos ODS são tratados pela Aberje no âmbito da comunicação empresarial há pelo menos 20 anos. “Unir forças com o Pacto Global e promover essa agenda é uma grande satisfação para nós”, continua o executivo. Natalia Tamura, consultora em comunicação e sustentabilidade, será a representante da Aberje no Pacto Global.
“Assumir a secretaria executiva de comunicação da Comissão de Engajamento de Comunicação, como Aberje, é um grande privilégio, afinal, falamos de duas grandes forças em diálogo: as discussões na seara da comunicação e os desafios contemporâneos relacionadas à sustentabilidade e valor compartilhado. Temos muito a aprender juntos e muita educação a ser alavancada nessas duas frentes. Que a cada ano consigamos avançar mais em sensibilidade e ação”, conclui Natalia Tamura.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país