Aberje Academia de Marcas Bayer – Negócios: Comunicação da Bayer no Agro
Especialistas mostram como setor do agronegócio tem se mostrado resiliente nos últimos tempos
O Agronegócio é um assunto muito importante para a Comunicação. É um setor que cresceu nas últimas décadas e que vem se transformando ao longo dos anos, mas pouco compreendido pela sociedade. No terceiro encontro da Aberje Academia de Marcas Bayer, realizado no dia 6 de outubro, o tema Negócios: Comunicação da Bayer no Agro reuniu especialistas como o jornalista Nicholas Vital, curador do Lab de Agronegócios da Aberje, Daniela Barros, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil, e Ygor Utsumi, gerente de contas da Jeffrey Group, agência da Bayer.
Na ocasião, Daniela Barros frisou que o agronegócio brasileiro é uma potência com enormes desafios e oportunidades e compartilhou alguns cases para tangibilizar o discurso e mostrar as ações sobre imagem e reputação que têm sido feitas na prática pela Bayer, empresa focada em saúde e nutrição, que traz em seu DNA Ciência e Inovação e comemora 125 anos de empresa no Brasil. Entre as áreas de atuação da Divisão Crop Science da Bayer – líder mundial em agricultura na parte de insumos agrícolas – estão: a Proteção de Cultivos Químicos e Biológicos, Sementes e Biotecnologias, Ferramentas Digitais e Serviços (plataforma de dados que ajuda o produtor no gerenciamento de sua lavoura) e Saúde Ambiental.
Um país continental de clima tropical, mais favorável a pragas e doenças e com muitas diferenças de solos e de clima de acordo com a região traz muitos desafios e uma jornada interessante para a Bayer. “O Agro tem a missão de alimentar uma população crescente. A projeção para 2050 é de cerca de 10 bilhões de pessoas no mundo, então é um grande desafio assegurar o fornecimento de alimentos de qualidade e respeitando os recursos naturais, fazendo isso de forma sustentável”, salienta Daniela. “Para isso temos que ter essa adoção de novas tecnologias e soluções inovadoras, este é o nosso papel: aumentar a produtividade das lavouras, mas de forma sustentável”, complementa.
A importância do agronegócio no Brasil
O PIB do agro brasileiro cresceu 9,81% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020, em grande parte puxado pelo segmento agrícola. Nos últimos 30 anos, por exemplo, a área cultivada no Brasil cresceu 81% e a produção de grãos da Bayer quase quintuplicou, crescendo cerca de 370%. Além do aspecto econômico, o agronegócio tem seu papel social, sendo responsável por ⅓ dos empregos no Brasil.
“Além de uma grande importância econômica, o agronegócio é um grande impulsionador de Ciência e de inovação. Este foi um dos setores que mais tiveram incremento de produtividade e um setor que vem se mostrando bem resiliente nos últimos tempos”, ressalta Ygor Utsumi, da Jeffrey Group. “O agricultor brasileiro é pioneiro na adoção de novas tecnologias e soluções inovadoras. Um terço dos produtores brasileiros estão dispostos a vender até 70% de sua produção no formato online, segundo pesquisa da McKinsey, 2021”, completa.
A Comunicação no agronegócio
Para falar sobre o ‘Jeito Bayer de se comunicar no Agro’, Daniela Barros conta que a companhia adotou uma estratégia de comunicação humanizada, com foco em abrir diálogo com diferentes públicos. “A gente sente parte de uma missão coletiva de trabalhar a reputação do agronegócio. Na nossa estratégia de comunicação olhamos para duas frentes, a de negócios, com uma fala um pouco mais técnica com a mídia do trade que tem bastante conhecimento do assunto e falamos diretamente com o produtor rural. Sabemos do nosso papel de amplificar o agro e trazer uma narrativa propositiva, que realmente esclareça o que é o agro para quem está na cidade. Na outra frente, temos projetos reputacionais que são liderados pela área de comunicação, para que possamos abrir essas pontas de diálogos com outros interlocutores, ou seja, com o público geral, com o consumidor”, explica. “Queremos mostrar o agro de uma forma humana através de pessoas e de histórias, adaptando a linguagem, dependendo do nosso público”, complementa.
A executiva conta que a Comunicação Interna foi toda transformada no último ano, com toda uma renovação para que ficasse mais próxima e mais interativa. “Temos a Comunicação interna que vai para todo o grupo, para toda as divisões do país e temos algumas formas de falar mais nichada com os colaboradores da divisão agrícola, por meio de uma news letter, um webmeeting e por meio de um bate-papo com a presidente da divisão agrícola que acontece a cada dois meses, tudo de forma bem alinhada com a comunicação do grupo e com a área de marketing”, explica.
Quanto à Comunicação Externa, além da estratégia no digital, a Bayer conta com o trabalho de PR, liderada por Utsumi da Jeffrey. “O agro tem um trade muito forte por vários motivos, um deles é que os produtores clientes da Bayer estão no interior do país e espalhados por vários estados. Os jornalistas possuem bastante conhecimento técnico e tal qual os agricultores, eles acompanham as feiras agrícolas, os dias de campo, as viagens, e se interessam muito pelas soluções, e na hora de embalar tudo isso na comunicação tem que ser de um jeito bem peculiar. A mídia sociedade também tem tido bastante interesse pelo agro, mas a forma como comunicam e abordam o assunto é muito diferente. A maioria das coberturas jornalísticas são muito pontuais e factuais ou outros que buscam soluções de mercado”, relata.
Assista o vídeo na íntegra:
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