Aberje abre inscrições para Comitês Temáticos de 2025
Já estão abertas as inscrições para os Comitês Aberje de Estudos Temáticos para o ano de 2025. A participação é exclusiva para empresas associadas. Os temas e grupos são renovados a cada ano e os encontros seguem um calendário predeterminado. As pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro pelo portal da Aberje. Conheça o regulamento.
Os Comitês são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa.
Em 2025, serão organizados comitês para quatro estudos temáticos, com sete encontros para cada, sendo cinco exclusivamente online e dois presenciais:
- Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação: A comunicação como uma atividade “intangível” e incompatível com mensuração de resultados já não faz sentido nas organizações. O desenvolvimento de uma cultura de dados na área da comunicação proporciona bases sólidas para a tomada de decisões estratégicas e o aprimoramento contínuo das práticas comunicativas. Além disso, a mensuração de resultados proporciona uma visão clara do retorno sobre o investimento em comunicação, alinhando as atividades da área aos objetivos da organização.
- Comunicação e Reputação Organizacional: A visão da área de comunicação como “bombeiro para apagar incêndios” é ultrapassada. A gestão da comunicação e da reputação corporativa eficiente envolve estratégias cuidadosas para construir, manter e fortalecer a imagem da empresa perante seus públicos-chave. A boa comunicação não se limita apenas à transmissão de informações, mas também à criação de conexões emocionais e à construção de relacionamentos sólidos com clientes, funcionários, investidores e a sociedade em geral. Em um ambiente de negócios dinâmico, competitivo e cada vez mais complexo, o monitoramento constante, a resposta rápida e certeira frente às crises e as ações estratégicas são chave para uma gestão de reputação bem-sucedida.
- Comunicação Interna nos Desafios da Liderança: A liderança é um elemento-chave para o sucesso da comunicação interna, sendo responsável por alinhar equipes, inspirar confiança e promover engajamento. Mais do que transmitir informações, líderes precisam escutar, criar conexões genuínas e sustentar uma cultura de transparência e colaboração, especialmente em cenários de crise, mudanças ou crescimento acelerado. São eles os agentes que transformam valores e estratégias organizacionais em ações reais, conectando pessoas e fortalecendo a cultura organizacional. Afinal, empresas são feitas de pessoas, e o papel da liderança na comunicação interna é decisivo para garantir a sustentabilidade e o sucesso de qualquer organização.
- Relacionamento com a Imprensa: Relacionamento com a imprensa é uma estratégia de negócio indispensável para construir uma reputação sólida e garantir a relevância no mercado. Mais do que disseminar informações, trata-se de estabelecer vínculos fundamentados em confiança e transparência, posicionando a organização como uma fonte confiável e influente. Este comitê exclusivo será um espaço para aprofundar as melhores práticas, enfrentar desafios, acompanhar tendências na interação com jornalistas e veículos de comunicação e compreender o atual estágio da imprensa brasileira — incluindo a dinâmica das redações, os novos diretores e as oportunidades para fortalecer relações estratégicas. Em um cenário onde informações circulam em alta velocidade, uma comunicação assertiva com a imprensa é essencial para amplificar a credibilidade, gerenciar narrativas e fortalecer o diálogo com a sociedade.
Para se candidatar a uma vaga, é preciso estar logado no portal Aberje. Caso ainda não tenha login de acesso, recomendamos fazer o cadastro no portal com antecedência.
Conheça o regulamento e veja como se inscrever aqui.
Destaques
- Lab de Comunicação para o Esporte discute o impacto do esporte na comunicação das marcas
- Aberje abre inscrições para Comitês Temáticos de 2025
- Diretor do capítulo Rio da Aberje estreia coluna no Monitor Mercantil
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol