A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
“A fotografia sempre foi meu hobby, e é uma fonte de satisfação muito grande”, relembra Cássia Cinque, que de Gerente Geral de Comunicação da Vale, onde ficou por quase 13 anos, passou a ser fotógrafa. “Ela sempre me proporcionou o fortalecimento de vínculos afetivos por meio do olhar e da valorização da autoestima do outro”, explica. Foi a partir dessa ligação que ela decidiu abrir a 4 Ever, especializada em fotografia corporativa. Com uma trajetória sólida no mercado da Comunicação, que começou na Fundação Dom Cabral, passou pelos Diários e Emissoras Associados, MBR – Minerações Brasileiras Reunidas e Vale, Cássia sentiu que estava na hora de experimentar um novo caminho. “O que realmente fez a diferença nesse momento foi acreditar na minha necessidade de mudança”, lembra. Para ela, o principal desafio foi cortar o vínculo com o ofício da Comunicação e aceitar que o desejo de sair do mundo corporativo era real e não apenas uma pausa temporária. Ela lembra que já pensava em fazer essa transição há algum tempo, mas que ela também exigiu aprendizados. “Encontrar o tom e o timing corretos para oferecer meu trabalho foi um grande desafio para mim”, lembra.
Para Cássia, uma das grandes vantagens de se tornar uma empreendedora é fazer seu trabalho do jeito que ela acredita. Hoje, na 4 Ever, ela é responsável por todos os processos. “Acredito que minha experiência como comunicadora, e agora como empreendedora, me trouxe esta percepção da sincronicidade como fator chave de sucesso”, explica. “Todos os processos devem estar sincronizados para que a qualidade da experiência do cliente seja satisfatória”, resume. Hoje, a experiência como executiva de Comunicação em grandes empresas e a vivência como empreendedora dão o tom de seu trabalho como fotógrafa. “Entendi que o meu eu comercial não pode trair o meu eu produção, que por sua vez não pode sobrecarregar meu eu pós-produção”, finaliza.
Para quem quer fazer uma transição de carreira, Cássia reforça a importância de destacar alguma habilidade que já seja reconhecida e valorizada pela rede da pessoa. “Se todos te reconhecem como um leitor, ou uma leitora, voraz e de bom gosto, você pode abrir um clube do livro ou uma livraria, por exemplo”, sugere. “O importante é fazer esta conexão entre o que você já é reconhecido e o que a sua audiência está disposta a investir em você”. Ela ainda se lembra de imaginar o que seus conhecidos iriam pensar de sua decisão. “Dava para escutar o pensamento ‘Mas como assim? Enlouqueceu? Vai jogar sua carreira no lixo?’” imaginava a então comunicadora. Mas a fotógrafa completa: “Muitos também me apoiaram e me incentivaram a seguir em frente”. Ela lembra de sua própria mudança e da importância de confiar no próprio julgamento. “Não tema a crítica e o julgamento alheios”, aconselha Cássia.
Ao mesmo tempo, é muito importante que essa mudança seja planejada com cuidado – a transição é uma alteração significativa de rumo na escolha de futuro. Isso significa que é preciso preparar um planejamento financeiro adequado.
“O que realmente fez a diferença foi acreditar na minha necessidade de mudança”, conclui Cássia. “Confie na sua escolha e acredite nela o tempo todo”.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática