28 de março de 2016

GM lança a sua maior campanha de comunicação interna da história

O ano de 2016 trouxe uma mensagem muito clara para a General Motors do Brasil. Com a queda de mais de 30% na venda de veículos desde 2013 e com os enormes desafios esperados para 2016, a empresa buscou inspiração para engajar o time em uma mensagem que não é nova, pois consta no documento “Propósito e Valores da GM”, mas que é especialmente adequada para o cenário atual. Para a GM, o significado de Excelência, um dos Valores da empresa, é: “Agimos com integridade. Somos guiados por engenhosidade e inovação. Temos coragem para dizer e fazer o que é difícil. Cada um de nós é responsável pelos resultados e está determinado a vencer”.

Deste significativo trecho, surgiu o nome “Determinados a Vencer”. A campanha é conduzida pela equipe de comunicação interna da GM, liderada pelo diretor de Comunicação, Nelson Silveira, e ganhou pleno suporte da presidência da empresa, tornando-se mais do que uma iniciativa de engajamento e de comprometimento: este é o estado de espírito dos colaboradores da GM em relação a 2016, a superação. Por isso, a inspiração veio de quem encara obstáculos como desafios: os atletas profissionais.

A base de sustentação da campanha são os investimentos de R$ 13 bilhões que a GM está fazendo no Brasil até 2019, renovando toda a sua linha e apostando que 2016 será o ano da Chevrolet no país. Para isso, a companhia precisa de um time engajado e preparado para superar os obstáculos.

A campanha terá diversas fases, culminando em um grande encerramento no aniversário de 92 anos da GM e da Chevrolet no Brasil, em janeiro de 2017. A temática do esporte estará presente em todos os momentos, tanto durante o lançamento da campanha, quando todos os empregados foram tratados como atletas profissionais que estavam se preparando para uma maratona, quanto durante o ano, em que serão feitas analogias com outros esportes de alta performance.

O lançamento da campanha “Determinados a Vencer” foi realizado no aniversário de 91 anos da GM do Brasil, em 26 de janeiro, com a participação de mais de 5 mil empregados. O presidente da empresa, Santiago Chamorro, esteve presente nos três grandes complexos industriais da GM em Gravataí (RS), São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), compartilhando as metas da empresa para 2016. Também foram convidadas duas personalidades do esporte: a jornalista e atleta Carol Barcellos, apresentadora do programa Planeta Extremo, da Globo, e por depoimento em vídeo o maratonista Vanderlei Cordeiro. Ao final, todos foram convidados a, literalmente, vestir a camisa, que foi distribuída para todos os colaboradores da GM.

O conceito da campanha foi criado em parceria com a Publicis Salles Chemistri e a segunda fase está sendo desenvolvida em conjunto com a FleishmanHillard. Esta etapa terá diversas ações de engajamento e sustentação, estabelecendo desafios nos quais os empregados poderão participar, sempre alinhados às metas da empresa para garantir um lugar no pódio em 2016 e usando como plataforma o inovador portal Família GM, uma rede social interna dedicada a empregados, familiares e admiradores da marca. As ações, divididas por trimestre, pretendem envolver, motivar, engajar e celebrar, contando também com a participação da família dos empregados.

O sucesso da iniciativa já começa a aparecer, com empregados usando cotidianamente a camiseta com a qual foram presentados, utilizando a logo da campanha em apresentações internas e até adotando a expressão “Determinados a Vencer” em várias ocasiões, discursos e mensagens.

 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luís Antônio Giron

Jornalista e escritor, Doutor em Comunicações e Artes e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou como editor e repórter especial nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Veja, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Época. Como gerente de Multimídia da Fundação Padre Anchieta, reorganizou o portal cmais. Produziu e redigiu documentários e programas na TV Cultura. Livros publicados: Ensaio de Ponto (romance, Editora 34, 1998), Mário Reis, o fino do samba (biografia, 2001), Até nunca mais por enquanto (contos, Record, 2004), Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte (Edusp/Ediouro, 2004), Teatro de Gonçalves Dias (Martins Fontes, 2005) e Crônicas Reunidas de Gonçalves Dias (Academia Brasileira de Letras, 2013).

  • COMPARTILHAR: