Natura é reconhecida como uma das melhores empresas para o mundo por impacto excepcional em meio ambiente
Best For The World 2022 reforça bom desempenho da marca pela pontuação na certificação como empresa B
A Natura foi reconhecida como 2022 Best for the World B Corp por seu impacto positivo na área de Meio Ambiente. O resultado é reflexo da atuação da empresa nas áreas ambiental, social e econômica, além do desempenho da companhia na certificação B, conquistada em 2020 pela terceira vez consecutiva, sendo uma das poucas empresas no mundo a pontuar em sete modelos de negócio de impacto (IBMs) que refletem o DNA das empresas, entre eles: Desenvolvimento de Funcionários, Conservação do Solo e Vida Silvestre, Processos de Fabricação Ecológicos e Inovadores, Mitigação da Pobreza.
O Best for the World é um reconhecimento concedido pelo B Lab para Empresas B Certificadas (B Corps) cujas pontuações de Impacto B verificadas nas cinco áreas incluídas na Avaliação de Impacto B — comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores — estão entre as 5% melhores de todas as B Corps em seu grupo e tamanho correspondente.
A Natura recebeu a honraria pelo seu trabalho na integração da sustentabilidade e da visão de impacto positivo aos negócios. Um dos destaques mais recentes é o lançamento da metodologia de gestão Integrated Profit & Loss (IP&<) que integra impactos positivos e negativos para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação. Com ele é possível contabilizar, em termos equivalentes aos dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana. Os resultados do IP&< consideram diversas frentes de atuação da empresa, como emissão e compensação de carbono, circularidade de resíduos, regeneração e conservação de biomas, geração de renda para a rede e seus impactos em saúde e bem-estar. O estudo mostra que, em 2021, toda a operação da marca Natura gerou R$1.5 em benefícios para a sociedade para cada R$1 de receita.
“Ao longo do tempo, inúmeras inovações e ações tornaram a Natura reconhecida por promover novas formas de negócios, através de uma gestão que equilibra propósito e a busca constante de equilíbrio entre valor gerado e compartilhado. O Best For The World e a certificação como Empresa B são para nós um reconhecimento desta jornada. Mostra que podemos – e devemos- redefinir a forma em que as empresas operam, incorporando nas nossas atividades o impacto socioambiental como um fator determinante em todas as nossas escolhas” comenta Denise Hills, diretora de sustentabilidade de Natura &Co América Latina
Todos os anos, a Best for the World reconhece as B Corps de melhor desempenho na criação de impacto positivo através de seus negócios. Mais do que um reconhecimento de honra, a Best for the World oferece uma oportunidade para as empresas reconhecidas compartilharem conhecimento, aprendizados e melhores práticas com a comunidade B Corp e empresas fora da comunidade para incentivar a inovação e a transformação em todo o setor de negócios.
A Best for the World é administrada pelo B Lab, a rede global sem fins lucrativos que certifica e mobiliza as B Corps, que são empresas que atendem aos altos padrões de desempenho social e ambiental positivo, responsabilidade e transparência. Hoje, existem mais de 5.000 B Corps em 80 países e 155 indústrias, unificadas por um objetivo comum: construir um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo.
“Cada edição da Best For The World é uma oportunidade para elevar o nível de como as empresas podem e devem operar para criar um impacto positivo real e duradouro para seus trabalhadores, clientes, comunidades e meio ambiente”, disse Dan Osusky, Head de Padrões e Insights da B Lab Global. “Embora nenhuma empresa seja perfeita e até mesmo as melhores empresas possam e devam continuar a se esforçar para melhorar, as B Corps reconhecido como melhores para o mundo podem fornecer a todos nós — definidores de padrões, B Corps, outras empresas e defensores da sustentabilidade — inspiração de como a verdadeira liderança nos negócios se parece para progredir na abordagem de nossos atuais desafios globais.”
A Certificação B Corp não avalia apenas um produto ou serviço, avalia o impacto social e ambiental geral da empresa que está por trás dele. Para obter a certificação B Corp, uma empresa deve ter uma pontuação de pelo menos 80 pontos na Avaliação de Impacto B, uma avaliação do impacto positivo da empresa, e uma revisão de risco, uma avaliação do impacto negativo; mudanças na estrutura de governança corporativa para ser responsável perante todas as partes interessadas, não apenas acionistas; e ter transparência, permitindo que informações sobre seu desempenho de certificação B Corp sejam públicas e estejam disponíveis em seu perfil B Corp no site da B Lab.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país