18 de março de 2022

Comunicadores brasileiros assumem cargos globais

Priscilla Cortezze, Pedro Alves, Malu Weber, Fernão Silveira e Cláudia David são exemplos de executivos que vêm assumindo posições globais
###

Priscilla Cortezze, Pedro Alves, Malu Weber, Fernão Silveira e Cláudia David são exemplos de executivos que vêm assumindo posições globais

Nos últimos anos, diversos executivos brasileiros têm assumido posições e responsabilidades globais na Comunicação Corporativa de empresas multinacionais. A executiva Priscilla Cortezze será responsável pelas atividades globais de comunicação externa do Grupo Volkswagen; Pedro Alves assume a vice-presidência global de comunicação da Mastercard com foco na vertical de Tecnologia e Operações; Fernão Silveira assume função global na Comunicação Corporativa da Stellantis; Malu Weber integra o comitê global de lideranças de comunicação da Bayer; e Claudia David assume assento no board de Comunicação Global da Sodexo. Esses são apenas alguns exemplos de comunicadores brasileiros que estão assumindo responsabilidades de comunicação globais.

Priscilla Cortezze, responsável pela comunicação externa global do Grupo Volkswagen

Iniciando suas novas funções como head de Comunicação Corporativa, a partir de maio de 2022, Priscilla Cortezze será responsável pelas atividades globais de comunicação externa do Grupo Volkswagen. A executiva é a primeira profissional brasileira a desempenhar um papel de liderança global na Comunicação da companhia e ficará baseada em Wolfsburg, na Alemanha.

“Primeiramente, quero dizer que esta nova oportunidade é resultado do grande trabalho que o time de Comunicação liderou no Brasil e na região nesses últimos anos, posicionando a marca Volkswagen como mais humana e digital, e muito mais próxima dos stakeholders. Agradeço o excepcional trabalho do time, baseado em criatividade, inovação e relacionamento muito próximo”, diz Priscilla.

Priscilla Cortezze

Ela conta que o Grupo VW está passando pela maior transformação de sua história, de uma empresa fabricante de veículos, para uma empresa de tecnologia, para uma empresa livre de emissões, e com uma presença global de marcas e produtos de primeira linha e plataforma tecnológicas globais. “Para apoiar este processo, precisamos de um posicionamento de comunicação mais internacional, mais voltado à inovação e tecnologia, e também ao mercado de capitais e à valorização da companhia”, explica.

“Minha missão será apoiar exatamente nesta jornada, de levar um novo olhar para o time global, uma nova experiência e perspectiva da Comunicação. Sou apaixonada por novas tecnologias e por implementar novos formatos. Meu foco é explorar a Comunicação como uma ferramenta estratégica para impulsionar os negócios, com agilidade e transparência, gerando engajamento e simpatia em nossos stakeholders.

Esta é a sua primeira experiência morando fora do Brasil e atuando numa posição global. “Este processo irá contribuir muito para o meu aprendizado pessoal e profissional, e também da minha família. Tenho muito orgulho de ser a primeira profissional da região a ocupar um cargo de liderança na matriz nessa área. Isso prova que o trabalho que estamos fazendo aqui de fato contribuiu para o crescimento e sustentabilidade da Volkswagen. Teremos muita história para contar!”, alegra-se.

Pedro Alves, vice-presidente global de Comunicação da Mastercard com foco na vertical de Tecnologia e Operações

Pedro Alves é vice-presidente Global de Comunicação da Mastercard com foco na vertical de Tecnologia e Operações. Desde 2017 na empresa, como diretor de Comunicação para Brasil, Pedro foi responsável por consolidar a área de Comunicação com Marketing, desenvolvendo uma abordagem integrada e estratégica. Neste novo papel na companhia, ele trabalhará em estreita colaboração com outras equipes para moldar e conduzir programas de comunicação que apoiem os programas de tecnologia da Mastercard em todo o mundo.

Pedro tem 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com experiência internacional em empresas B2B em marketing digital, relações institucionais, imprensa e engajamento com funcionários. É formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar na Mastercard, ele foi responsável pelo marketing digital e publicidade da GE na América Latina. Pedro liderou o patrocínio de ativação da GE para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Pedro Alves

“Nesta nova posição poderei contribuir, ainda mais, para construção da reputação da companhia como uma empresa de tecnologia em meios de pagamentos que vão além do cartão. Fazer parte do time global é uma grande oportunidade para aprender com diferentes culturas, perspectivas e poder compartilhar minha visão integrada de Marketing e Comunicação”, conta.

Malu Weber, membro do Conselho Global de Comunicação da Bayer

Pela primeira vez, uma executiva brasileira assumiu uma cadeira no Conselho Global de Comunicação da Bayer, multinacional alemã líder nos setores de saúde e nutrição. Malu Weber, diretora-executiva de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil, representa o país na alta liderança, desde 1º de março, contribuindo de forma ativa nas estratégias globais de comunicação com a perspectiva do Brasil, terceiro maior mercado para a Bayer no mundo. Além do Brasil, a nova estrutura da equipe de liderança de comunicação global também inclui as líderes de comunicação dos Estados Unidos e da China e a líder de mercados internacionais. Com a nova configuração, 50% das posições do time serão ocupadas por mulheres.

“Minha missão nesse Conselho Global é contribuir para as estratégias corporativas globais e todos os movimentos de comunicação da Bayer, levando as perspectivas de negócios do Brasil. Levar o sotaque brasileiro para compor e fortalecer a única voz da companhia”, conta Malu.

Malu Weber Foto Reinaldo Canato / BAYER

A executiva ingressou na Bayer em agosto de 2020, no auge da pandemia da Covid-19, e chegou com a responsabilidade de reposicionar a marca no Brasil no momento de profunda transformação dos negócios. “Tivemos muitas iniciativas no país conectadas à ciência, à inovação aberta, à inclusão e à sustentabilidade, evoluindo nossa forma de comunicar e de dialogar institucionalmente e nos setores do agro e da saúde, tanto com nossos colaboradores, quanto com a sociedade. Estamos focados em ser uma empresa cada vez mais próxima, humana, integrada e colaborativa – e a comunicação também precisa refletir esse movimento”, conclui.

Jornalista por formação, Malu iniciou sua carreira na mídia, onde teve experiência como âncora de TV, mediadora de debates, repórter, editora, correspondente e colunista.  Com mais de 25 anos de experiência e posições de liderança em comunicação empresarial, desenvolvendo times em níveis locais, regionais e globais, a executiva atuou em empresas nacionais e multinacionais. Agora, como Diretora Executiva de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil,  é responsável pela comunicação de nossas três áreas de negócio (Agro, Pharma e Consumer) e também pela comunicação institucional da marca mãe.

“Estamos vivenciando um momento único de profunda transformação e evolução global da área de comunicação da companhia.  E estamos implementando este novo modelo de dentro para fora, aproximando a empresa de sua gente por meio de uma linguagem informal, lúdica e descontraída, com processos e fluxos mais integrados e o estímulo constante ao diálogo entre líderes e liderados, em busca de uma empresa cada vez mais humana, horizontal e colaborativa. A jornada de colaboração também se fortalece externamente, pois queremos cada vez mais  cocriar com nossos parceiros e clientes, ampliando a escuta ativa para refletirmos e encontrarmos soluções em conjunto para os grandes desafios da nossa sociedade.

Fernão Silveira, diretor global na Comunicação Corporativa da Stellantis

Fernão Silveira foi nomeado Diretor Global de Estratégia, Planejamento e Monitoramento de Performance da área de Comunicação Corporativa da Stellantis – a quarta maior fabricante mundial de veículos, que nasceu em janeiro passado com a fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Groupe PSA. Em sua nova posição, vai reportar diretamente ao VP Executivo e Chief Communications & CSR Officer da Stellantis, Bertrand Blaise.

“Após dois anos e meio liderando a área de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da FCA para a América Latina, além de também ter contribuído para o estabelecimento da Stellantis na região nestes primeiros meses de 2021, parto para um novo e empolgante desafio na organização global da Companhia”, comenta Fernão Silveira.

Fernão Silveira

 “Terei como uma de minhas missões auxiliar na estruturação do novo time global de Comunicação Corporativa, trabalhando em estreita parceria com os Brands, as Regiões, as Funções e o RH. Outra responsabilidade muito importante será formular e liderar a estratégia global de Comunicação Corporativa da Stellantis, atuando também no monitoramento de performance e definição de KPIs da área em todo o mundo.”

Fernão Silveira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou a carreira como redator, repórter e editor nas redações do Diário do Grande ABC e do portal Terra. Antes de se tornar diretor de Comunicação Corporativa na Indústria Automotiva sul-americana, trabalhou nas consultorias CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow – multinacional da indústria química onde desenvolveu e liderou projetos regionais e globais de comunicação corporativa e de negócios, incluindo uma experiência de quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan (EUA). Também é membro do Conselho Deliberativo da ABERJE desde novembro de 2018.

Cláudia David assume assento no board de Comunicação Global da Sodexo

 

Claudia David

Claudia David, diretora de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Sodexo assumiu a posição de diretora de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Sodexo On-site em dezembro de 2021. Além disso, desde março, ocupa uma posição no Conselho de Comunicação Global da empresa, representando o Brasil e a América Latina e faz parte do Comitê de Liderança da empresa no Brasil, e atuando de forma estratégica para contribuir com odesenvolvimento dos negócios regionalmente, transformando questões complexas em estratégias claras e representativas.

Entre suas responsabilidades na Sodexo está posicionar a empresa, por meio de uma estratégia integrada de comunicação e alinhada aos objetivos de negócios de uma das regiões mais importantes para a companhia no mundo. A executiva possui 30 anos de experiência em Comunicação Estratégica Corporativa, Gestão de Crise,

Branding e Relações Públicas, trabalhando em grandes empresas multinacionais ao longo de sua carreira. “No Conselho Global de Comunicação, pensamos o futuro da área, que passa pelas transformações que estamos vivenciando, como por exemplo, o trabalho híbrido, as tecnologias disruptivas e discutimos as estratégias de Comunicação que suportam os objetivos do negócio, gerando valor para a imagem e reputação da empresa.  A minha contribuição, além de participar destas discussões, é “dar voz” para as diversas culturas que fazem parte da América Latina neste fórum e, além disso, assegurar o alinhamento e consistência da aplicação da estratégia desenhada na região”

De 2020 a 2021, aceitou o desafio de liderar a área de Comunicação, Marca e Ouvidoria da Arteris, umas das mais importantes empresas de concessão de rodovias do País, e também liderou o comitê da crise do coronavírus no ano de 2021.

Por mais de 15 anos, até o final de 2019, foi responsável pelo trabalho de Comunicação Regional da Bayer, com foco em reputação da divisão agrícola na América Latina, além de ter atuado diretamente com importantes projetos globais, como a aquisição e integração da Monsanto. Foi responsável pela implantação da área de Comunicação na Bayer CropScience Brasil e América Latina, impulsionando uma cultura de comunicação do zero. Também atuou como membro do Comitê de Liderança Global de Comunicação, representando a América Latina em discussões e decisões estratégicas. Na multinacional alemã foi, ainda, a primeira mulher a ocupar uma posição no Comitê Regional/América Latina de Negócio. Antes disso teve passagem pela BASF (por 10 anos), bancos e empresas de serviços.

 Formada em Letras, pós-graduada em Administração e Marketing pela Universidade Mackenzie e em Digital Business pela FIAP, com especialização pela Harvard Business School em Comunicação e Marketing e em Relações Públicas pela Syracuse University.

 

  • COMPARTILHAR: