Morre Justo Villafañe, um dos maiores especialistas em reputação e imagem corporativa da Espanha
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/85041/Justo-Villafane-470x300.png)
O espanhol morreu nesta terça-feira aos 68 anos de idade
Faleceu no dia 22 de fevereiro o espanhol Justo Villafañe, membro da Asociación Mexicana de Profesionales de Relaciones Públicas (PRORP), aos 68 anos de idade. Doutor em Ciências da Informação, investigador e catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade e de Imagem Corporativa na Universidade Complutense de Madrid, Justo foi criador do Índice Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). “O professor Justo deu peso acadêmico para as ações práticas relacionadas principalmente ao tema da reputação. O seu legado é imenso”, diz o diretor-presidente da Aberje e professor titula da ECA/USP, Paulo Nassar.
Autor dos livros Imagem Positiva, Introdução à Teoria da Imagem, entre outros. Em seu livro “A boa reputação. Chaves do valor intangível das empresas”, Justo define reputação como “o reconhecimento que os stakeholders de uma empresa têm de seu comportamento corporativo a partir do grau de cumprimento de seu compromisso em relação a seus clientes, funcionários, acionistas se os tiver, e a comunidade em geral”.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires