Eugênio Bucci assume a superintendência de Comunicação da USP
Jornalista e membro do Conselho Consultivo da Aberje inicia gestão do departamento no dia 28 de janeiro
Eugênio Bucci, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), autor de diversos livros e membro do Conselho Consultivo da Aberje, foi eleito para a superintendência de Comunicação Social da USP. A nomeação do professor Bucci foi publicada hoje no Diário Oficial de SP. O executivo assume o departamento nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro.
Bucci é professor-titular da Escola de Comunicação e Arte de São Paulo – ECA/USP e tem mais de 30 anos de experiência nos setores público e privado. Dirigiu publicações, emissoras, equipes e organizações; concebeu e estruturou cursos, mestrados, doutorados e grupos de pesquisa; realiza palestras sobre liberdade de imprensa, comunicação, ética, fake news, entre outros temas.
Também foi colunista e articulista em veículos como as revistas Veja e Época e os jornais Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil e, desde 2008, assina artigos quinzenais na página A2, seção “Espaço Aberto”, do jornal O Estado de S. Paulo. Em seu trabalho teórico e acadêmico, tem se concentrado em temas como Imprensa, Comunicação Pública, Ética na Comunicação e nas organizações, Gestão da Informação, Crítica da Cultura e Indústria do imaginário. Entre os livros publicados estão “O Estado de Narciso: A comunicação pública a serviço da vaidade particular” (editora Companhia das Letras, 2015), “Existe Democracia sem Verdade Factual?” (editora Estação das Letras e Cores Editora, 2019), que foi tema de uma das reuniões do Conselho Consultivo da Aberje em 2021, e o recém-lançado “A Superindústria do Imaginário” (editora Autêntica, 2021).
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática