70% das multinacionais e empresas nacionais adotam retorno híbrido ao trabalho, aponta sondagem da Aberje
Em pesquisa consultiva, empresas associadas relataram que variante Ômicron interferiu no retorno híbrido para a maioria das organizações
A volta dos profissionais da área administrativa/corporativa aos escritórios vem ocorrendo de forma híbrida para quase 70% das empresas multinacionais e nacionais, de acordo com sondagem feita recentemente pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje com sua base de associados. Ao todo responderam 221 organizações, dos mais variados setores produtivos.
A nova variante Ômicron do coronavírus interferiu no planejamento de novas políticas e modelos de trabalho para 76,5% das empresas consultadas pela associação, seja adiando o retorno ao escritório, seja retornando ao modelo remoto para avaliação da situação sanitária.
A modalidade híbrida de trabalho adotada por 69,7% dos respondentes está planejada de forma diferente pelas empresas: em 44,2% das empresas, os funcionários trabalham 2 x 3 (2 dias por semana no escritório e os outros 3 dias em casa); em 40,3% das organizações, o modelo é 3 x 2. A maior parte das empresas (48,2%) já retornou em algum desses tipos de modelos.
“Percebemos a importância de uma consulta sobre esse assunto a partir das solicitações dos nossos associados que estavam em busca de estudos e referências locais sobre os modelos atuais de trabalho no Brasil”, ressalta Thalita Dominato, responsável pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires