04 de janeiro de 2022

Dialog: Startup salta de 20 para 75 clientes em um ano e alcança 305 mil usuários em plataforma focada na comunicação com o colaborador

Conhecida como Dialog.ci, a startup deu uma guinada estratégica em meio à pandemia, cresceu 200% em 2021, alcançou espaço entre grandes e médias empresas e visa atingir 1 milhão de colaboradores em 2022

Com o intuito de humanizar a comunicação interna de médias e grandes empresas com seus colaboradores, a plataforma Dialog, que é um hub de soluções focadas no colaborador pivotou no último ano, a startup entrou para o Cubo, foi destaque em RH pelo InovAtiva Brasil, vencedora do desafio Bring Your SaaS, da Meta Ventures e já atraiu como clientes companhias como Via Varejo, PepsiCo, Saint-Gobain, Carrefour, Livelo, SBT e Klabin;

O isolamento social e o crescimento do trabalho remoto estão mudando a forma como as empresas se comunicam com seus colaboradores. Tendo em vista esse cenário, a startup Dialog.ci enxergou uma oportunidade e adaptou sua estratégia para atender às necessidades do futuro. Durante este ano, a startup abriu espaço entre grandes e médias empresas, teve um crescimento de 200% e tem expectativa de atingir 1 milhão de colaboradores em 2022.

Evoluímos de uma rede social corporativa para um hub de soluções de RH capaz de aproximar empresas e seus colaboradores. Somos o superapp do colaborador, agregando funcionalidades de engajamento de colaboradores a sistemas externos de RH úteis ao colaborador, como folha de pagamento, ponto digital, benefícios e treinamentos. Além disso, funciona como um canal interativo de comunicação entre empresa e colaboradores, por meio de um mural participativo, com conteúdos segmentados por público, quizzes, pesquisas de opinião e depoimentos entre colaboradores“, explica Gabriel Kessler, CGO da startup.

Recentemente a Startup recebeu um aporte de R$ 4 milhões, realizado por quatro grupos de investidores anjo, um corporate venture e executivos do mercado de comunicação e RH. O processo, liderado pelo grupo BR Angels, contou também com a participação da Meta Ventures – braço de investimentos da empresa de tecnologia Meta – e Urca Angels, Gávea Angels e Anjos do Brasil. O Dialog, que nasceu como um produto da Critical Mass em 2016, agência de UX do Grupo In Press e da Omnicom, tendo a PepsiCo como primeiro cliente, se tornou um negócio sustentável, fez seu spinoff em 2020 e, logo recebeu investimento anjo de executivos do mercado, como do Antônio Salvador, ex executivo de RH e transformação digital do Grupo Pão de Açúcar.

O superapp brasileiro quer tomar espaço de soluções de outras grandes empresas do mercado: “Nossos principais concorrentes são indiretos: o Facebook Workplace e Microsoft Yammer. Nosso foco é na comunicação empresa-colaborador, cultura e propósito. Para reforçar esse conceito, possuímos um setup que customiza o app com a marca do cliente, e focado exclusivamente no engajamento de colaboradores, não em produtividade. Somos complementares a soluções como o Slack, o Microsoft Teams, o SharePoint e o G-Suite. O Dialog traz 4 canais de comunicação interna integrados: app mobile, web mobile, desktop e TV corporativa. Os clientes podem contratar um ou mais formatos“, revela o CGO.

Além do foco em uma comunicação de duas vias entre empresas e colaboradores, que não sobrecarrega os times com distrações e excesso de informação, o app é o mais leve do mercado, ocupa apenas 1MB (5 vezes mais leve que uma foto). Do ponto de vista de flexibilidade, o app oferece diversas integrações com os mais variados sistemas de RH e também fornece relatórios detalhados com insights importantes para melhorar o relacionamento e o fluxo de informações dentro de uma corporação.

Atualmente com mais de 67 clientes e cerca de 305 mil colaboradores na sua base de usuários de diversos segmentos, a startup visa se tornar, em cinco anos, o principal superapp de RH em escala global. “O mercado é muito carente de soluções para as empresas trabalharem cultura e propósito internamente. A maioria dos apps disponíveis atualmente tem outro foco: produtividade. Mas a tendência é que as corporações olhem cada vez mais para a importância da comunicação interna e para o engajamento de colaboradores. Há atualmente um mercado global de mais de US$ 8 bilhões a ser explorado“, alerta Gabriel Kessler.

Em 2020, o Dialog figurou no Top 10 do ranking de HR Tech da 100 Open Startups e, no primeiro semestre do mesmo ano, entrou para o Cubo (o maior e mais relevante centro de empreendedorismo da América Latina). Também foi destaque em RH pela aceleradora InovAtiva Brasil.

Entenda como tudo começou 

A ideia de um app de comunicação interna surgiu pela necessidade de uma grande multinacional. “Em 2016, o time da PepsiCo estava dividido em três escritórios e todos iriam se mudar para um mesmo prédio. Após descobrirem, por meio de um diagnóstico interno, que boa parte dos colaboradores de diferentes prédios sentiam como se pertencessem a diferentes empresas, fomos procurados para criar nos colaboradores o desejo pela mudança e o senso de pertencimento. Ferramentas como e-mail, intranet e memorandos não eram envolventes, e a resposta estava em nossos bolsos: o smartphone. A partir disso, implementamos a rede social interna da PepsiCo como uma ferramenta de interação, no primeiro momento, sobre a mudança”, conta Kessler.

Ainda de acordo com Gabriel, os usuários se cadastraram para saber mais sobre a mudança e começaram a explorar a timeline interativa e, assim, não só os gestores de comunicação mantinham a conversa fluindo com postagens frequentes, mas todos interagiram e passaram a conhecer melhor uns aos outros, independente de escritório, departamento ou hierarquia. “Por meio dessa experiência e de um dashboard equipado com inteligência artificial, os gestores eram capazes de monitorar toda a atividade no app. Em dois dias mais de 50% dos funcionários estavam usando o Dialog. Na hora da mudança de prédio, já haviam surgido novos laços de amizades e a ferramenta se tornou perene dentre os canais de comunicação da PepsiCo”, conta.

Após o sucesso com a PepsiCo, o Dialog também fechou contrato com outras grandes organizações, como Via Varejo, Carrefour, BRF, SBT, Klabin, Unimed e Saint-Gobain entre outras grandes empresas. Gabriel acredita que “o sucesso da ferramenta acontece por ser um plataforma inclusiva, que quebra os silos e tem o colaborador no centro da comunicação interna, criando um senso de pertencimento“.

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