10 de novembro de 2021

Museu da Pessoa e BNDES promovem Seminário Internacional Futuro da Memória

Abordando questões relacionadas à memória ontem, hoje e amanhã, o Seminário Internacional Futuro da Memória, que acontece dias 17 e 18 de novembro, propõe palestras, mesas de debate e oficinas temáticas, convidando membros de instituições públicas, privadas, organizações do terceiro setor, pesquisadores e público em geral para participarem ativamente da construção do conhecimento nos campos de memória, cultura, tecnologia social e acervos virtuais.

O evento traz ainda os resultados obtidos pelo Museu da Pessoa com a implementação de um vasto programa de inovação, fortalecimento e consolidação do seu acervo, graças à inestimável parceria firmada entre a instituição e o BNDES.

A programação conta com destaques internacionais, trazendo ao público uma palestra exclusiva com o Prêmio Nobel de Literatura de 2006, o escritor Orhan Pamuk. Seu Museu da Inocência é uma proposta original dentro do campo da conservação e representação histórica, partindo de uma proposta fictícia para registrar usos e costumes da Turquia entre 1970 e 2000.

As mesas e oficinas trazem temas fundamentais ao debate sobre memória no século XXI como inovação social, desenvolvimento local, cultura e economia criativa, acervos digitais, voluntariado e metodologia de entrevistas.

Com as mudanças e avanços acontecendo cada vez mais rápido, o evento procura apontar novos caminhos para o resgate das experiências em âmbito público e privado.

O Seminário é uma realização do Museu da Pessoa e BNDES, com o apoio do Itaú Cultural e parceria institucional do ICOM – International Council of Museums e Editora Companhia das Letras.

Confira a programação completa: https://museudapessoa.org/seminariobndes/

  • COMPARTILHAR: