11 motivos para fugir do WhatsApp e Instagram quando pensar em canais de Comunicação Interna
É praticamente impossível pensar em uma estratégia de comunicação interna que não envolva canais online, mas isso não significa que qualquer ferramenta digital sirva para informar, engajar e se relacionar com colaboradores. Muito menos facilitar sua rotina como profissional de comunicação.
Não adianta apostar em uma ferramenta que não dá respaldo para um trabalho estratégico, certo? Por isso, é preciso analisar. Até mesmo aquelas opções que já façam parte do hábito do colaborador devem ser bem analisadas.
Exemplos disso são o WhatsApp e Instagram, que mesmo sendo tão populares, não são ferramentas adequadas para a complexidade do trabalho de comunicação interna, tampouco do RH.
Vou mostrar os motivos para você pular fora e se dar bem com o canal digital certo.
1) Distrações: Como o aplicativo não é usado apenas para o trabalho, torná-lo um dos carros chefes da CI abre uma grande brecha para o desvio de atenção dos colaboradores, o que pode afetar na produtividade.
2) Excesso de mensagens: Analisar a frequência de mensagens pelo “whats” é importante, porque os envios constantes oferecem um grande risco de saturação da ferramenta. Vira paisagem, basicamente.
3) Dados sensíveis: Esse é um app de cunho pessoal, então é delicado usá-lo como fonte de informações de dados sensíveis, como holerite, benefícios etc.
4) Segurança digital: Fraudes no WhatsApp são, infelizmente, comuns. Como sua empresa não é dona do aplicativo, não há como exigir nenhuma barreira extra de proteção. Além disso, há exposição do contato pessoal de todos os funcionários.
5) Falta de recursos para o profissional de Comunicação Interna: agendar uma campanha, consultar o seu resultado, promover interatividade, centralizar recursos de pesquisa… não dá para fazer isso.
6) Risco de ficar fora do ar: Esse tópico nem precisa de tanta explicação. É só lembrar da queda que aconteceu no começo do mês de outubro. Perder a comunicação com os colaboradores é algo muito ruim e ainda fica pior se lembrar que nesse caso não existe uma área de suporte para abrir chamado.
1) Conteúdos não são segmentáveis: essa rede social não permite segmentar posts, apenas stories com o recurso de “melhores amigos” (com limite de 24 horas a partir da publicação) ou o envio de directs, que permite apenas duas visualizações por usuário. Ou seja, se o colaborador não ficar atento, perde a informação.
2) Dados? Não tem não: A rede não oferece um dashboard com informações simplificadas como adesão à plataforma, leitura e interação por departamentos, o que prejudica o planejamento da estratégia e dos conteúdos da CI.
3) É uma rede pensada para o entretenimento: As pessoas tendem a usar o Instagram como fonte de relaxamento, não como trabalho. Usá-lo como canal de Comunicação Interna pode contribuir para o desvio de atenção. O conteúdo institucional irá concorrer com posts de animais fofos, memes e reels de humoristas. Quem tem mais força no Instagram?
4) Algoritmos: Entrando em uma questão técnica, os conteúdos publicados pelo perfil da empresa no Instagram brigarão diretamente com outros conteúdos. Complicado, né?
5) Seguir não é o mesmo que consumir: Mesmo se o colaborador seguir o perfil da companhia, isso não significa que ele está consumindo o conteúdo entregue. Isso significa que as chances de desinformação e ruídos são gigantes.
E o que fazer?
Esses dois canais estão errados, pois não foram criados para Comunicação Interna. O que não quer dizer que um canal digital seja ruim, muito pelo contrário.
Exemplo disso é a rede social corporativa, canal que aproxima times, leva as informações de comunicação interna e RH para todos os colaboradores, além de promover o engajamento dos profissionais com a empresa e seus valores.
É uma opção segura, por se tratar de um canal que é de propriedade da empresa, e, além disso, fornece métricas que podem ser utilizadas como base para planos de ação mais bem direcionados.
Indo além e pensando na comunicação entre colaboradores, a rede social corporativa pode oferecer a opção de chat, para que os funcionários consigam conversar sem sair do aplicativo. Isso facilita a adaptação, já que se torna uma versão muito melhor do que o WhatsApp.
Depois disso, você ainda acha uma boa ideia investir no WhatsApp e no Instagram como canais de Comunicação Interna? Me conta nos comentários!
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