Gastronomia e sustentabilidade: Nespresso confirma presença no Taste of São Paulo 2021
Além de surpreender o público com experiências gastronômicas, a Nespresso neutralizará as emissões do evento e doará os valores arrecadados com as vendas dos cafés para a Cooperapas
A Nespresso, líder em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, confirma participação no evento Taste of São Paulo, maior festival gastronômico do mundo, que acontece na capital paulista nos dias 15, 16, 17 e 22, 23 e 24 de outubro (das sextas-feiras aos domingos) no Clube Hípico de Santo Amaro. Durante a edição de 2021, a marca propõe surpreender o público com experiências exclusivas e workshops, enquanto apresenta o seu compromisso sustentável ao longo de toda a cadeia do café.
A marca neutralizará todas as emissões do evento e reciclará todas as cápsulas e utensílios usados. Além disso, o valor arrecadado com as vendas será doado para a Cooperapas, Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo, localizada em Parelheiros, e parceira da Nespresso no projeto Hortas. “Escolhemos patrocinar o Taste of São Paulo por ser um momento onde é possível aliar gastronomia e sustentabilidade. Durante o evento, o público poderá descobrir o que há por trás do café de alta qualidade sustentável da Nespresso”, afirma Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil, que lembra também que a marca tem como objetivo se tornar carbono neutro até 2022.
O estande de 25m² é totalmente concebido com conceitos e design sustentáveis, diversos materiais reciclados e recicláveis, além de tecidos e substratos isentos de PVC e COV, que reduzem a entrada de calor. Visando eficiência energética, a iluminação é de LED, trazendo menor consumo e maior luminosidade. Além disso, papelão, cortiça, madeira reciclada e revestimento ecopiso, que não libera gases tóxicos durante sua aplicação, são alguns dos materiais utilizados, sempre visando o menor impacto ambiental. A proposta é que os visitantes se sintam no universo da Nespresso e, junto com as experiências e workshops sustentáveis, consigam apreciar o portfólio de cafés da Nespresso, inclusive um lançamento que o público conhecerá em primeira mão durante o evento.
Experiências gastronômicas: Masterclasses
Ao longo da Taste of São Paulo 2021, o público presente terá a oportunidade de conhecer as famosas experiências realizadas pela Nespresso, as Masterclasses. De hora em hora, serão ministrados workshops onde o público poderá descobrir um drink exclusivo, feitos com a bebida predileta dos brasileiros. O drink Nespresso Shakerato foi pensado em parceria com Zacapa e EasyDrinks, e leva café Arondio, Rum e espuma de limão siciliano.
Por todo o estande será possível conhecer os produtos e serviços exclusivos da marca. Exemplo disso é o programa de assinaturas da companhia. O Assinatura by Nespresso é a porta de entrada para que novos consumidores e Coffee lovers ingressem no universo da marca. “Mais do que uma experiência de longo prazo, o nosso programa de assinatura permite que o consumidor escolha cafés diferentes todos os meses, e tem acesso a todo o portfólio da marca, ao mesmo tempo que pode adaptar conforme seu consumo mensal”, complementa Lopes, que lembra que os consumidores terão acesso também terão acesso, durante o evento, às soluções e ao programa de assinaturas da Nespresso Professional.
Workshop sustentável
Além das Masterclasses, a Morada da Floresta, parceira da marca no projeto Nespresso Hortas, que orienta pequenos agricultores de Parelheiros (Zona Sul de São Paulo) na produção de alimentos orgânicos, ministrará workshops ensinando os visitantes como usar a borra de café como insumo orgânico para o desenvolvimento de sua horta caseira.
Acesso a produtos exclusivos em primeira mão
Durante o evento, o público terá acesso exclusivo, em primeira mão, à linha ‘Gifts of the Forest’. Os lançamentos de final de ano da Nespresso, assinados pela estilista colombiana Johanna Ortiz, são inspirados em elementos da floresta. Disponível em três sabores: Forest Black, Forest Fruit Flavour e Forest Almond Flavour, a linha que estará nas lojas e outros canais de venda a partir de 1 novembro reforça o compromisso da companhia contra as mudanças climáticas ao apoiar a proteção de 10 milhões de árvores na Amazônia.
Compromisso com os protocolos de segurança de legislação vigente
Todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades serão seguidos e haverá a exigência de apresentação do “passaporte da vacina” digital ou físico contra a Covid-19 ou de comprovante de teste realizado há menos de 48 horas, além de obrigatoriedade de uso de máscara. Álcool em gel estará distribuído estrategicamente em todo o espaço. Stands, áreas internas de cozinhas, mesas e áreas comuns, bem como utensílios serão devidamente higienizados, de acordo com os protocolos indicados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Economia circular e reciclagem
A Nespresso investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas a reciclagem, e o programa de reciclagem da marca completa 10 anos em 2021. As cápsulas usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem da marca, que fica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para separação mecânica da borra de café e do alumínio sem a utilização de água.
Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, material reciclável, que protege cuidadosamente o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo. A expectativa é que, em menos de 2 anos, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.
Hoje 100% dos consumidores tem acesso a uma alternativa para coleta cápsulas usadas, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. A marca conta com mais de 200 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil e a solução de logística reversa Entrega Verde em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Quem não está próximo dos pontos de coleta, ainda pode enviar as cápsulas gratuitamente pelos Correios, solicitando uma “Autorização de Postagem” no site https://www.nespresso.com/reciclagem.
Ações no campo e economia regenerativa
Todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até 2022. A marca vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio de iniciativas como redução da emissão de carbono com uso sustentável de energia na cadeia de valor e aumento da circularidade dos produtos e embalagens, insetting, com plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores e offsetting, com suporte e investimento em projetos de compensação de carbono de alta qualidade.
Hoje, 100% das fazendas fornecedoras para Nespresso no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™️, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.
Com o objetivo de restaurar 277 hectares da floresta de Mata Atlântica, a Nespresso se uniu com a Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria que pretende revitalizar a região da bacia do Rio Pardo, em São Paulo. A Nespresso já investiu US$ 170 mil na iniciativa, que resultou no plantio de 70 mil árvores de mais de 60 espécies nativas, em 30 hectares. A ação criará corredores ecológicos, recuperando a mata na margem de rios e nascentes. Fazendas de café com espécies nativas também farão parte da restauração. A previsão é chegar a quase 700 mil árvores plantadas, além do cuidado, restauração e proteção de 154 nascentes.
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