3M lança a segunda edição do programa que reconhece as 25 mulheres cientistas de maior destaque da América Latina
- Com a segunda edição da iniciativa 25 Mulheres na Ciência América Latina, a
3M pretende motivar e inspirar mais meninas e mulheres a seguirem carreiras
em campos científicos. - Iniciativa busca também reconhecer o grande esforço que as mulheres
cientistas fazem para gerar um impacto positivo em suas comunidades.
Apesar do aumento no número de mulheres inscritas em carreiras científicas nas últimas décadas, o número global de mulheres pesquisadoras na ciência é ainda muito limitado. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), menos de 30% dos pesquisadores nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), são mulheres.
A fim de contribuir com a brecha de gênero, promover maior acesso às disciplinas STEM e assegurar uma maior diversidade nessas áreas, a 3M anuncia a abertura da segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022; uma iniciativa que inspira mulheres e jovens a estudar e a trabalhar em áreas relacionadas com a ciência, bem como a reconhecer mulheres cientistas que causam impacto por meio de suas pesquisas.
Daniela Ushizima, uma das cientistas do Brasil reconhecida na 1ª edição do programa, ressaltou como o programa deu mais visibilidade ao trabalho das cientistas. “O Programa 25 Mulheres na Ciência América Latina visa estimular as mulheres a dedicarem as suas carreiras à Ciência. Foi uma honra ser selecionada como uma das 25 Mulheres na Ciência. Participar dessa rede é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das cientistas latino – americanas”.
Na primeira edição, a iniciativa contou com a participação de mais de mil mulheres cientistas latino-americanas, que apresentaram os seus projetos e histórias a um júri que selecionou as 25 mulheres cientistas de maior destaque de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Panamá e Uruguai.A convocação para esta segunda edição vai de 04 a 22 de outubro. As cientistas
interessadas em participar deverão preencher um formulário e explicar o seu projeto usando entre 140 e 280 caracteres, através do link: https://curiosidad.3m.com/blog/pt/25-mulheres-na-ciencia-2022/
Um júri qualificado composto por membros de diferentes países- tais como acadêmicos, líderes e/ou especialistas em indústrias científicas, bem como pessoas com vasta experiência em ciência, investigação, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, selecionará as 25 mulheres cientistas de destaque da América Latina 2022.
“O aumento da relevância da ciência e a sua importância para um futuro melhor vem permitindo que a 3M promova iniciativas de inclusão nas áreas de STEM. Assim, no ano passado, desenvolvemos um programa de longo prazo que nos permitirá apresentar todas as mulheres que estão transformando o mundo por meio da ciência, e que por sua vez ajudará a inspirar as gerações futuras a realizarem seus sonhos nas áreas da Ciência. Sem dúvida, a resposta que obtivemos na primeira edição foi incrível e estamos certos de que este ano não será diferente”, comenta Claudia Kashiwakura, líder técnica da divisão de Segurança Pessoal da 3M para a América Latina.
Entre os critérios de avaliação que serão levados em conta para a seleção das 25
mulheres cientistas estão:
● Potencial de impacto social direto ou indireto na América Latina: o impacto
social do projeto será avaliado, tanto em extensão (número de pessoas ou
grupo/s impactados), como em profundidade (solução ou ajuda a um problema).
● Inovação do projeto: o projeto apresentado deve ser inovador e disruptivo
enquanto os argumentos devem mostrar o seu valor para que se torne uma
realidade.
● Viabilidade do projeto: este critério será avaliado de uma perspectiva técnica,
econômica e organizacional.
● Maturidade da ideia:será demonstrada através dos resultados dos testes-piloto.
Por isso, os protótipos devem ser apresentados através da análise do seu
desempenho, escalabilidade e resultados.
● Capacidade e experiência: o potencial dos candidatos será outro dos parâmetros determinantes para a avaliação da candidatura, pois entende-se que a sustentabilidade e o sucesso dos projetos dependem também do potencial dos
candidatos e das suas equipes.
As cientistas interessadas em apresentar os seus projetos devem ser maiores de idade e ter nascido ou viver num país latino-americano, ser autoras ou ter participado como líderes em pelo menos um projeto com um protótipo e/ou teste-piloto que demonstre uma ideia de inovação científica baseada na filosofia STEM.
Entre os aspectos utilizados para garantir a inclusão e evitar os vieses inconscientes está o fato de não serem solicitadas fotos, vídeos ou histórico universitário durante a primeira fase do processo.
As finalistas desta segunda edição serão anunciadas no dia 11 de fevereiro de 2022, durante um evento virtual, onde também será apresentada a segunda edição do livro 25 Mulheres na Ciência da América Latina.
Entre os benefícios que as vencedoras receberão estão a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo de 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022, bem como o acesso a um curso de liderança e inovação em uma instituição acadêmica de prestígio e um plano de visibilidade científica e de trabalho em rede.
Para saber mais sobre este projeto e os resquisitos, visite o Blog de Curiosidade da 3M em: https://curiosidad.3m.com/blog/pt/25-mulheres-na-ciencia-2022/
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país