Sabemos que o tema sustentabilidade não é mais algo para ficar só no papel ou para um discurso bonito. Cada vez mais, empresas de todos os portes, terceiro setor, órgãos públicos e até mesmo pessoas físicas estão sendo cobradas por uma postura, um posicionamento real atrelado a ações sobre tema.
Trazendo para o mundo corporativo, a necessidade de construir uma cultura de sustentabilidade tem movimentado as companhias, que vem passo a passo introduzindo a temática em seus negócios. Hoje estar fora de assuntos como esse impactam não só na imagem da empresa, mas, em seus resultados, na sua produtividade e no legado que quer deixar para o mundo. Pois sim, todos os dias mais e mais organizações buscam entregar algo que se orgulham.
Com a experiência de alguns anos a frente da área de sustentabilidade dentro de companhias, trouxe algumas percepções que podem ajudar na construção dessa cultura sustentável e fortalecer interno e externamente esse conceito.
Começo falando sobre a necessidade de ter uma alta gestão envolvida e que acredita verdadeiramente na importância da sustentabilidade em seus negócios. Isso facilita a implementação e eles tornam-se embaixadores do tema, auxiliando na influência sobre os demais departamentos e funcionários, pois a liderança é um excelente canal de comunicação e engajamento.
Promover conceitos claros de sustentabilidade é desvincular que sustentabilidade é apenas sobre preservação ambiental e assistencialismo (sem diminuir a importância desses itens, pois eles também são necessários) ajuda que a temática permeie todas as áreas e modelos de negócio.
Ter estratégia e políticas direcionadoras é profissionalizar a sustentabilidade com indicadores, diretrizes, procedimentos, relatórios. Isso dá robustez e comprova visão de longo prazo, ou seja, aumenta a credibilidade desta cultura e comprova sua importância.
Buscar parcerias que auxiliem no tema me leva a máxima que sustentabilidade se constrói em rede, que quanto mais envolvemos causas e pessoas maior é o alcance. É importante se comprometer com a agenda 2030 da ONU e as ODSs, ser signatário do Pacto Global, por exemplo, além de te ajudarem a direcionar ações, ainda trazem temas atuais e relevantes que merecem ser discutidos, permite construção de networking, oferecem capacitações e projetos diferentes, que sem dúvidas vão contribuir para a expansão do tema dentro e fora da organização.
Tornar sustentabilidade um assunto popular, algo comum no dia a dia das pessoas é mostrar que a temática é de todos e que sozinho não é possível fazer. Publicar informações relevantes colabora para trazermos para mais próximo das pessoas, descomplicar termos e conceitos e usar linguagem fácil. Isso vai fazer com que vire assunto do almoço ou em casa com a família.
Poderia trazer mais alguns aspectos importantes para a construção dessa cultura, mas foquei nos pontos macros e encerro com a seguinte dica, envolva todos os departamentos no tema e conceda autonomia para que eles pensem e executem ação de sustentabilidade. A cultura de sustentabilidade não é de um só dono ou área, é de toda companhia, estimule ações individuais e coletivas, compartilhe tomadas de decisão, crie um comitê multidisciplinar para tocar o tema, isso faz com que aconteçam mais ações, as pessoas internalizem questões sustentáveis e virem disseminadores da cultura.
Comecei esse texto falando que não tem mais como sustentabilidade ficar só no papel e termino afirmando que não tem como não praticar aquilo que se prega, ou seja, tenha ações reais que tragam impactos de verdade no mundo, só discurso não faz a diferença, praticar a sustentabilidade em todas as suas frentes sim e assim conseguimos construir um mundo mais justo e prospero.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país