Comunicação de ESG: Uma questão de Ética, Empatia, Coerência, Materialidade e Esperança
Desde 2020, o movimento ESG ganhou relevância extrema no mundo corporativo e as organizações se aprofundaram na temática de modelos de desenvolvimento sustentável.
A Aberje, sempre sintonizada com as transformações do mundo, priorizou o tema e criou o comitê de comunicação estratégica em ESG. A enorme adesão e o engajamento entusiasmado dos participantes mostram que muitas empresas realmente desejam genuinamente incorporar a visão em suas práticas e contribuir com as mudanças positivas na sociedade e no planeta.
O ponto de partida é entender as práticas ESG como consequência natural de vivermos sob parâmetros éticos. Claro que a transformação começa no nível individual, dentro de cada um de nós. Vamos ganhando consciência e nos sensibilizando para os desafios a nossa frente e incorporamos pequenas mudanças na nossa rotina. Passamos a reciclar lixo, a economizar água e energia, a comprar de maneira consciente… começamos a nos indignar com questões maiores como a terrível desigualdade social e o aquecimento climático, exigindo mudanças urgentes como cidadãos e nos mobilizando como agentes individuais da sustentabilidade.
Em paralelo, dentro de nossas organizações, aplicaremos a mesma conduta de integridade para influenciar seus rumos e liderar processos, avaliar modelos de negócios e seus impactos na sociedade, refletir sobre cadeias de valor, questionar índices de diversidade e inclusão, repensar o valor integral oferecido pela marca ao mundo e então propor caminhos.
Incorporar a ética e a empatia como faróis e bússolas de toda ação levará a empresa a tomar atitudes corretas, o que transbordará para erguer um ambiente seguro e de vínculos baseados em valores, gerando maior engajamento dos stakeholders, impactando positivamente a reputação, reduzindo o potencial de crises e construindo um posicionamento fortalecido que visa o longo prazo dentro de um futuro sustentável, mais equilibrado, justo e harmonioso.
Em outras palavras, ESG é Valor e não pode ser meramente uma prioridade contextual.
Com toda a beleza de uma humanidade imperfeita em constante evolução e de um universo pleno de incertezas, é natural que as empresas sempre terão passivos, oportunidades de correção de distorções e reversão de efeitos colaterais negativos. Mas o que realmente conta é o que elas estão fazendo para mudar seu presente e pavimentar seu futuro, mostrando com transparência em que ponto estão na jornada e seu real comprometimento com mudanças.
Boa Governança da área de Comunicação aumenta confiança
A dimensão da Governança é fundamental para guiar as organizações por esse caminho ético por meio de políticas e procedimentos, processos diversos, controles transparentes e educação contínua. Sabemos que hoje todas as crises de imagem tocam em aspectos da agenda ESG. Esse esforço para garantir conformidade às condutas éticas não elimina totalmente a possibilidade de crises reputacionais, mas tornam as empresas resilientes nestes contextos adversos pelas evidências claras de integridade em práticas tangíveis de compliance.
A Governança da área de Comunicação é crítica e tem impacto em múltiplas dimensões. Mapear os riscos, preparando as organizações para cuidar de tópicos sensíveis e se conectar a tendências, praticar sempre a comunicação honesta na apresentação de produtos e serviços, garantir uma comunicação inclusiva, dentro de uma relação horizontal, transparente e aberta a diálogos, entre tantas possibilidades.
ESG como epicentro da gestão de reputação
Quando a empresa vulnerável sabe que sempre tem coisa a melhorar e corrigir, mas tem um conjunto consistente de iniciativas e resultados, é muito inteligente que se dedique a amplificar suas histórias e realizações de ESG para contribuir com a reputação corporativa. Colaboradores, clientes, parceiros e toda ordem de stakeholders querem conhecer as empresas por trás dos rótulos e discursos técnicos institucionais, querem saber o que estão fazendo para alcançar um futuro sustentável. Desse modo, ESG se tornou o epicentro da gestão de reputação das empresas. No entanto, a área de Comunicação não pode se limitar a apenas comunicar as ações da agenda ESG. Ela deve ser protagonista da transformação, assumindo posição estratégica e zelando pela consistência da atuação da organização.
É importante que a empresa também defina uma moldura de atuação com seus pilares estratégicos dentro de sua agenda ESG. A adoção da matriz de materialidade ajuda a empresa a construir sua estratégia de contribuição ao desenvolvimento sustentável, priorizando ações, investimentos e acompanhamento de indicadores. Com os horizontes definidos para cada organização, com sua respectiva cultura e contexto de negócios, Comunicação poderá desenvolver as mensagens pertinentes e relevantes para cada público com autenticidade e coerência.
Vivemos uma jornada permanente e fascinante. As transformações no macroambiente se aceleram nos tempos da modernidade líquida, dos mundos VUCA ou BANI. O que era aceitável e natural há uma década passa a ser insuportável enquanto as expectativas dos stakeholders moldam-se continuamente. Para terem futuro, as organizações precisam incluir a ética e a empatia como alicerces principais que se reflitam com potencialidade em todas as dimensões, nas relações saudáveis com clientes, nos compromissos com o meio-ambiente, nas metas de diversidade, equidade e inclusão dentro das empresas, no desenho de seus modelos de negócio, no pensamento da economia circular, nas mensagens de sua comunicação, em seu papel junto à sociedade.
É ainda mais excitante saber que essas mudanças não se fazem isoladamente, com cada organização limitada a olhar a caverna de seu microuniverso, mas requerem parcerias e conexões intensas em tempos de interdependência e colaboração. E ainda melhor, como dito lá no início deste texto, tudo depende de cada um de nós, incorporando profundamente esse valor decisivo para um futuro melhor para todos.
Destaques
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- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
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