Veracel Celulose participa do MAPS Fórum 2021 em discussões sobre práticas regenerativas bem-sucedidas
Companhia terá dois representantes participando das discussões sobre o tema durante o MAPS Fórum 2021, que acontece nos dias 14, 15 e 16 deste mês.
Inscrições para participação do evento online se encerram nesta próxima segunda-feira e renda arrecadada no evento será revertida para ações socioambientais.
Representantes das áreas de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Veracel Celulose estarão presentes nas discussões sobre restauração e projetos de responsabilidade social no MAPS Fórum 2021, evento online que será transmitido a partir das 19h nos dias 14, 15 e 16 deste mês nas plataformas digitais da organizadora, a MAPS Projetos Sustentáveis. O evento conta com 17 painelistas entre pensadores, escritores, pesquisadores, lideranças comunitárias e organizações que atuam em prol do meio ambiente e da sociedade para conversas sobre as melhores práticas ambientais e ações reais que fazem a diferença em seus territórios de atuação.
As inscrições para o evento estão disponíveis pelo link da plataforma Sympla até esta segunda-feira (13). O valor da participação é de 50 reais, que podem ser parcelados em 12 vezes. “A renda arrecadada irá para ações socioambientais na comunidade da vila de Santo André (BA), que foi afetada economicamente pela pandemia com a paralisação das atividades do turismo convencional”, explica Carla Mott Ancona, empreendedora social e organizadora do fórum.
Um dos temas centrais do Fórum deste ano será sobre Restauração e Regeneração, palavras sinônimas recorrentes na conversa de grupos que, em diferentes partes do Brasil, têm em comum a adoção de diversas práticas que vêm beneficiando os seres vivos como um todo, ao mesmo tempo que promovem a conservação e a melhoria do meio ambiente local.
O termo regeneração, que por muito tempo estava identificado à agricultura, avançou para o turismo, as comunidades e as grandes empresas que buscam atrelar seus negócios ao índice ESG (responsabilidade social, ambiental e de governança). A nova tendência, que se fortalece com a perspectiva mundial de se promover cada vez mais a economia verde, já dita as formas de se incentivar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental de uma localidade, deixando-a melhor agora nos seus aspectos econômicos, sociais e culturais.
“Para a Veracel é muito importante estarmos presentes em um fórum como o MAPS juntamente com diversos especialistas que atuam efetivamente em prol do meio ambiente. As práticas regenerativas já fazem parte das ações da Veracel e este espaço de troca será muito bem-vindo para que possamos cada vez mais ampliar nossa atuação efetiva tanto no campo ambiental quanto no social, atuando de acordo com nosso propósito como empresa e sendo um agente de transformação real de nosso território”, destaca Izabel Sousa, especialista de Responsabilidade Social da Veracel.
O Fórum contará com a abertura do ativista e líder Ailton Krenak, iniciando a programação (14/09) com o primeiro bloco temático, Interser, um conceito criado pelo mestre budista vietnamita Thich Nhat Hanh, que trata da interdependência e coexistência de todos os seres do planeta. Além de Krenak, participam a Monja Waho, que promove meditações em espaços públicos na cidade de São Paulo, Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education no Brasil e fundador da ecovila Terra Una (MG), e o engenheiro agrônomo Walter Steenbock, analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pesquisador de sistemas agroflorestais que trabalha com a recuperação de ecossistemas e com a regeneração para produção de alimentos.
No segundo dia (15/09), em Comunidades e empresas que regeneram, participam Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Luiz Tapia, gerente de Meio Ambiente da Veracel; Lia Andrade, líder da comunidade Vila Nova Esperança, uma das favelas mais verdes do Brasil; Fabio Beneduce, especialista em energias renováveis e coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará e o jornalista Rodrigo Cunha, do Humano de Negócios.
-No último dia (16/09), Regeneração já! terá início com José Fernando Rebello, cofundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e coautor do livro Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch, e o permacultor Bento Cruz. Em seguida, representantes de iniciativas no sul da Bahia vão contar como suas ações estão impactando as comunidades e o meio ambiente, que são: Projeto Colmeia da vila de Santo André; Projeto Maré, de proteção às tartarugas e restinga, e Amasa (Associação de Moradores Amigos de Santo André). Também será apresentado o novo Projeto Arimuguê, de agricultura familiar/regenerativa e meliponicultura. Já especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Sousa, falará das ações realizadas pela empresa. A mediação será da jornalista Lea Penteado, vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália .
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país