Documentário produzido pela 3M pretende encorajar as futuras gerações a ingressar na Ciência
Lançado recentemente no Festival de Cinema de Tribeca em Nova York, filme “Não Pareço Cientista (Not The Science Type)” mostra a trajetória de quatro mulheres e os desafios enfrentados para se destacarem no campo científico
A 3M está lançando no Brasil o documentário “Não Pareço Cientista (Not The Science Type)”, que aborda estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Produzido em parceria com a Generous Films e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (American Association for The Advancement of Science – AAAS), a produção conta a história de quatro mulheres cientistas que desafiaram padrões e enfrentaram a discriminação para se destacar em campos de ciência.
O documentário teve exibição exclusiva durante o Festival Tribeca, no final de junho, em Nova York (EUA). No Brasil o vídeo está disponível no Blog de Curiosidade da 3M.
“Não Pareço Cientista” pretende transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para as gerações futuras com a história das personagens, que superaram preconceitos e romperam fronteiras para mostrar que tudo o que é possível.
“Temos na 3M uma longa história em promover iniciativas, ferramentas e conhecimentos para que estudantes e professores possam ter sucesso nas carreiras científicas. Estamos orgulhosos deste documentário e continuamos dedicados a abrir espaços para grupos sub representados nestas áreas”, comenta Paulo Gandolfi, diretor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da 3M para a América Latina.
O documentário foi inspirado pelas descobertas da última edição do Índice do Estado da Ciência – State of Science Index, estudo global da empresa respondido por 17 mil pessoas de 17 nacionalidades, que apontou que meninas e mulheres continuam a enfrentar obstáculos e barreiras na educação científica.
O levantamento revelou que globalmente 59% das pessoas acreditam que mulheres são mais desencorajadas a buscar uma educação científica do que homens, e 87% concordam que é necessário fazer mais para incentivar e manter meninas engajadas na educação científica. Ao destacar estas quatro profissionais, o filme mostra que mulheres estão quebrando paradigmas dentro de suas áreas e inspirando a futura geração de meninas a se tornarem cientistas e embaixadoras no tema.
“Não Pareço Cientista” é uma produção da 3M em parceria com a Generous Films e a American Association for the Advancement of Science (AAAS), dirigido pelo documentarista colombiano Julio Palacio e produção de Christine Arena.
Quem são as personagens:
– Gitanjali Rao, Kid of the Year 2020 da revista TIME, é uma inventora de 15 anos que tem a missão de inspirar e criar uma comunidade global de jovens inovadores para resolver problemas em todo o mundo.
– Ciara Sivels, engenheira nuclear do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins e primeira mulher negra a obter um doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade de Michigan. É embaixadora da AAAS (American Association for the Advancement of Science If/Then.
– Jessica Taaffe, cientista de saúde global, microbiologista e embaixadora da AAAS If/Then.
– Jayshree Seth, engenheira química e Chief Science Advocate da 3M (defensora chefe da ciência) com 72 patentes em seu nome.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov