Confira a programação dos cursos da Escola Aberje para o mês de Setembro
Combate à desinformação, gestão das emoções e inclusão de pessoas trans nas organizações são alguns dos temas de cursos livre e programas avançados oferecidos pela Escola Aberje de Comunicação neste mês
Referência em ensino de comunicação, a Escola Aberje de Comunicação promove uma série de cursos e programas nacionais e internacionais, que atendem a qualquer tipo de demanda, para profissionais em formação até altos executivos das áreas de comunicação ou não. Confira a programação de setembro:
Aprender mais sobre as emoções e seus impactos no trabalho promove o autoconhecimento e o engajamento em relações mais saudáveis e produtivas. Isso será vivenciado pelos participantes durante o curso Adaptabilidade e Gestão das Emoções, ministrado por Bárbara Doro Zachi e Juliana Maaz Marcello, sócias da Somos Ânima, consultoria e escola focada no desenvolvimento de competências socioemocionais.
Já o curso Como apoiar a liderança para a prática de uma comunicação interna mais humanizada no ambiente digital e híbrido visa conscientizar os participantes quanto à importância de uma abordagem da liderança mais humanizada e colaborativa no ambiente digital. Com a instrutora Cynthia Provedel, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP.
O que sua marca pode fazer para combater a desinformação propõe aos participantes a capacidade de compreender a dinâmica da desinformação no ambiente digital, de que forma as marcas podem ser afetadas e o que pode ser feito para combatê-la. O curso é ministrado por Mônica Chaves, jornalista, mestra em Comunicação Social pela PUC-Rio e pós-graduada em Comunicação e por Marlene Duarte, jornalista e pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Através de aulas expositivas, exercícios, estudos e análises de casos, o curso Comunicação estratégica: como diagnosticar, construir e obter resultados mensuráveis com os relacionamentos estratégicos, capacita o profissional a diagnosticar, planejar, mensurar e avaliar o relacionamento com qualquer público, e estará preparado para construir relações de comunicação estratégicas alinhadas aos negócios. Ministrado por Bianca Marder Dreyer, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
O curso Como fazer o mapeamento de redes de influenciadores externos para uma comunicação e engajamento assertivo, contempla conceitos, metodologias e tecnologias práticas para capacitar o participante a conduzir os seus primeiros mapeamentos de redes de stakeholders/influenciadores externos. Ministrado por Ignacio Garcia Zoppi, antropólogo organizacional e digital argentino (UBA); Vinicius Buso, formado em comunicação social pela ESPM, com especialização em Business Administration pela UC Berkeley; Isabella Lins, formada em Ciências Sociais, Mestre e Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e por Murilo Stifter, bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Marketing de Influenciadores e MKT digital.
Para que os participantes possam refletir sobre língua e linguagem e entender a linguagem inclusiva para tomar decisões de uso das palavras com mais critérios e não apenas seguindo modismos, foi criado o curso livre Linguagem inclusiva: para além do “todes”. O curso será ministrado por Vivian Rio Stella, sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching e professora de cursos de extensão da Unicamp e workshops na Aberje, na Casa do Saber, na Atingire e na Integração Escola de Negócios.
Programas Avançados
Atualmente, a Escola Aberje tem cinco programas avançados – cursos de longa duração – em andamento. São eles: Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital; Programa Completo em Diversidade nas Organizações; Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade; e o Programa Avançado em Comunicação Pública. Para quem não tem possibilidade ou interesse em participar da grade completa dos programas avançados, as aulas também podem ser adquiridas separadamente.
A quarta aula do Programa Completo em Diversidade nas Organizações – LGBT e as organizações traz os conceitos e implicações na gestão empresarial, as agendas nacionais e internacionais para empresas e suas práticas e os desafios e possibilidades para se trabalhar o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+ nas empresas. O curso é ministrado por Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Esse mesmo programa também oferece a aula Inclusão de Pessoas Trans nas Organizações, com Maite Schneider, militante de Direitos Humanos desde 1990. Linkedln Top Voice 2019. Embaixadora da RME – maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil – com 550 mil mulheres. Ainda nessa temporada o programa conta com a aula Raça e as organizações, com Suzane Jardim, mestranda em Ciências Humanas e Sociais, historiadora, educadora e pesquisadora em dinâmicas raciais, gênero, história e criminologia.
O quinto módulo do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade – Indicadores e índices de sustentabilidade vai estudar a Comunicação para a sustentabilidade, riscos e greenwashing; a matriz de materialidade; os indicadores de sustentabilidade (ISE, DJSI, Guia Exame, Empresa B, SASB); e relatórios corporativos (formatos, boas práticas, tendências, etc). O curso é ministrado por José Augusto Lobato, pós-doutor (UAM), doutor (ECA-USP) e mestre (FCL) em Comunicação, graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia e por Juliane Duarte, Relações Públicas e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), atuante na interface entre sustentabilidade, comunicação, ciência e gestão de assuntos públicos.
Já no Programa Avançado em Comunicação Pública está confirmada a aula Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública, ministrada por Vivian Rio Stella, que visa desenvolver competências comunicativas para estabelecer melhores relações interpessoais, para gerenciar pessoas e processos e para minimizar conflitos. A aula Gestão de publicidade, marketing e patrocínio propõe maior clareza sobre a gestão da marca na comunicação pública. Ministrada por Mariana Montoro Jens, que possui mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e é formada em Comunicação Social pela ESPM.
Por fim, o Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital conta com o curso Novas Narrativas da Comunicação Digital e Branded Content. Este módulo apresentará boas práticas e exemplos para produção de conteúdos de marca online. Ministrado por Pollyana Ferrari, doutora pela ECA/USP, escritora e pesquisadora em Comunicação Digital; Caio Perez, que possui mais de 10 anos de carreira na área de criação publicitária; Marcela Leon, criadora, apresentadora e produtora do podcast Baseado em Fatos Surreais e por Sheylli Caleffi, atriz, diretora artística e co-founder do Baseado em Fatos Surreais.
Confira na agenda abaixo:
AGENDA SETEMBRO – ESCOLA ABERJE DE COMUNICAÇÃO
Adaptabilidade e Gestão das Emoções
Datas: 08, 15, 22 e 29 de setembro
Horário: das 10h às 12h (carga horária total: 8h)
Instrutoras: Bárbara Doro Zachi e Juliana Maaz Marcello
Inscrição: aqui
LGBT e as organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Datas: 09 e 14 de setembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 4h)
Instrutor: Reinaldo Bulgarelli
Inscrição: aqui
Como apoiar a liderança para a prática de uma comunicação interna mais humanizada no ambiente digital e híbrido
Datas: 10, 17 e 24 de setembro e 01 de outubro
Horário: das 9h às 11h (carga horária: total: 8 horas)
Instrutora: Cynthia Provedel
Inscrição: aqui
Indicadores e índices de sustentabilidade – Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade
Datas: 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro e 01 e 08 de outubro
Horário: das 08h30 às 10h30 (carga horária total: 16h)
Instrutores: José Augusto Lobato e Juliane Duarte
Inscrição: aqui
Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública – Programa Avançado em Comunicação Pública
Datas: 11 e 18 de setembro
Horário: das 14h às 17h (carga horária total: 6h)
Instrutora: Vivian Cristina Rio Stella
Inscrição: aqui
O que sua marca pode fazer para combater a desinformação
Datas: 14, 16 ,21 e 23 de setembro
Horário: das 9h às 11h (carga horária total: 8h
Instrutoras: Mônica Chaves e Marlene Duarte
Inscrição: aqui
Comunicação estratégica: como diagnosticar, construir e obter resultados mensuráveis com os relacionamentos estratégicos
Datas: 14, 15, 16 e 17 de setembro
Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 8h)
Instrutora: Bianca Marder Dreyer
Inscrição: aqui
Novas Narrativas da Comunicação Digital e Branded Content – Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital
Datas: 15, 17, 20, 22, 27 e 29 de setembro e 04 e 06 de outubro
Horário: 19h às 21h30 (carga horária total: 20h)
Instrutores: Pollyana Ferrari, Caio Perez, Marcela Leon e Sheylli Caleffi
Inscrição: aqui
Inclusão de Pessoas Trans nas Organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Data: 16 de setembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 2h)
Instrutora: Maite Schneider
Inscrição: aqui
Como fazer o mapeamento de redes de influenciadores externos para uma comunicação e engajamento assertivo
Datas: 21, 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de setembro e 01 de outubro
Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 16h)
Instrutores: Ignacio Garcia Zoppi, Vinicius Buso, Isabella Lins e Murilo Stifter
Inscrição: aqui
Raça e as organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Datas: 21, 23, 28 e 30 de setembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 8h)
Instrutora: Suzane Jardim
Inscrição: aqui
Gestão de publicidade, marketing e patrocínio (Programa Avançado em Comunicação Pública
Datas: 25 de setembro e 02 de outubro
Horário: das 14h às 17h (carga horária total: 6h)
Instrutora: Mariana Montoro Jens
Inscrição: aqui
Linguagem inclusiva: para além do “todes”
Data: 30 de setembro
Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 3h)
Instrutora: Vivian Cristina Rio Stella
Inscrição: aqui
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país