Stellantis adere a programa de mentoria para profissionais negros
– O Projeto Goma é liderado pelo Facebook no Brasil e pela consultoria EmpregueAfro
– Parceria faz parte das ações do Diverse Mentoring Stellantis Program na América do Sul
Seguindo seu posicionamento de tornar a diversidade um valor real e prático na organização, a Stellantis aderiu ao Projeto Goma, liderado pelo Facebook no Brasil e pela consultoria EmpregueAfro. O programa é uma plataforma online e gratuita de capacitação para empresas e profissionais que buscam aprender como mentorar um profissional negro rumo a cargos de liderança. A iniciativa vai promover encontros e dar suporte a uma comunidade que busca transformar pensamentos em ação em busca de um futuro com mais lideranças negras.
Na Stellantis a orientação para profissionais negros vai acontecer dentro do Diverse Mentoring Stellantis Program, programa de mentoria criado em 2020. Inicialmente com foco no desenvolvimento de mulheres, a ação foi ampliada esse ano para beneficiar também o público PCD, negros e negras e LGBTQIA+ da empresa. O programa consiste em encontros periódicos e conteúdos formativos durante oito meses. Neste ano, 50 profissionais farão parte do novo grupo de mentorados que participarão de mentorias tanto internamente como através de parcerias como o Projeto Goma e o Projeto Mulheres Positivas, em parceria com a Tim.
“A Stellantis é uma empresa que nasceu recentemente, mas que já traz em seu DNA o foco nas pessoas e a diversidade como propósito. Queremos garantir que as pessoas que fazem parte do nosso time sejam livres, mas, principalmente, acolhidas e respeitadas em suas características mais singulares”, destaca Leonardo Barbosa, Head de Gestão e Desenvolvimento de Talentos, Diversidade & Inclusão e Design Organizacional para a América do Sul na Stellantis.
A empresa tem uma governança específica para D&I formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, raça, PCD e LBTQIA+. Os grupos são formados por funcionários (as) voluntários (as) com o apoio de um (a) diretor(a) sponsor, que são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, conduzir capacitações e ações de sensibilização.
“As iniciativas têm como foco trazer a diversidade para o dia a dia da nossa atividade, deve estar presente na maneira como nos relacionamos com nossas equipes, nas tomadas de decisão das lideranças influenciando o desenvolvimento de novas ideias e solução”, defende.
Através do Conselho de Clientes do Facebook Brasil, além da Stellantis, também fazem parte do Projeto Goma empresas como AlmapBBDO, Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, FLAGCX, General Motors, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, SUNO Creators, Unilever, Wieden + Kennedy, WMcCann, e Wunderman Thompson.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa