A importância do trabalho que (quase) não se vê
Deixo aqui minha confissão: meus pais sempre expressaram orgulho da carreira que escolhi, mas nunca entenderam realmente o que faço. Meu atestado de incapacidade era carimbado cada vez que voltava de uma entrevista e escutava a pergunta: dessa vez você vai aparecer? Sempre encontrei consolo nos demais comunicadores, principalmente assessores de imprensa e relações-públicas, que também passavam pela mesma situação. Esse conforto foi renovado ao assistir a nova temporada do TED. Mary Norris é copy editor da New Yorker e o crescimento e a reputação da revista também são fruto do seu trabalho, completamente invisível para os leitores e público em geral.
Há outras similaridades entre o trabalho dela e o nosso:
- Nosso negócio está nos detalhes. É aquele olhar de raio-x para filtrar os ruídos e excessos e trabalhar os elementos que sensibilizarão o público-alvo da forma mais apropriada, no tom certo. É enxergar, no olho do furacão, os pontos sensíveis de uma situação e seus possíveis desdobramentos em várias esferas.
- Bom policial, mau policial. Contrariando a convenção, santo de casa faz, sim, milagre. Sem diplomacia nós não avançamos, não desviamos ou preservamos egos e reputações, muito menos garantimos a compreensão da mensagem.
- Trabalho invisível, mas nem tanto. Assim como o de Mary, nosso trabalho e nossos aprendizados geram repercussão. Nossos budgets e fees continuam suados, nem sempre há tempo para celebrar as conquistas e estamos sempre preparados para críticas. Afinal, cabe aqui a adaptação a mais um ditado popular: “De comunicador e de louco todo mundo tem um pouco”.
- Nosso propósito é fazer o autor se sobressair. Não é um exercício de vaidade ou um simples trabalho a ser feito. Há uma razão de ser por trás: assegurar o bom uso da língua, alavancar a performance de um porta-voz, valorizar o público interno, resguardar a marca e a reputação.
Para quem não é deste mundo ou está ingressando nele, garanto: na Comunicação nem tudo é o que parece – e parte da graça está aí. Maior do que o esforço em cada trabalho-fantasma é a paixão e o comprometimento para realizar sonhos e objetivos de negócios de pessoas e organizações.
Destaques
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- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
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- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
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