Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de agosto de 2021
BLOG Mídia & Influenciadores

O papel do Relacionamento com Imprensa e influenciadores na Era das Fake News

 

Carolina Prado
Apesar da popularização das redes sociais, mídia tradicional ainda forma opinião pública (foto: divulgação)
 
  • COMPARTILHAR:

O Comitê Aberje de Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores definiu cinco temas de discussão para 2021. Entre eles, Era das Fake news: como monitorar e tratar episódios de propagação de verdade parcial, desinformação ou mentira sobre marcas ou executivos.

O assunto está em alta e nunca foi tão importante debater sobre. Tão importante que a própria Aberje se uniu às empresas associadas para criar a Aliança Aberje contra às Fake News. A ideia é conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news.

Como fala no Handbook criado, fake news vai muito além de notícias falsas, pois erros e mal entendidos sempre ocorreram no jornalismo; porém a novidade é que existe hoje uma indústria que produz mensagens noticiosas com a intenção de desinformar.

O conceito de fake news ganhou força em 2016, com os rumores do Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia, mas ficou ainda mais em alta no último ano por conta da pandemia. O que também ficou claro é que isso traz inúmeros problemas sérios para a sociedade, e claro, para as empresas.

Durante a primeira reunuião, foram aprensentados e discutidos o conceito de Fake News, indústria da desinformação e também um case da Coca-cola sobre o tema. Um dos principais insights foi que existe diferença entre informação imprecisa por desconhecimento, engano ou viés inconsciente (misinformation) e informação incorreta intencional (disinformation). Enquanto a primeira é ocasional, a segunda é orquestrada, rápida, contínua e repetitiva. Por isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas.

Entendendo conceitos de fake news, é necessário a empresa se preparar para enfrentá-las, o que deveria ser pauta recorrente nas áreas de Comunicação Corporativa, dado o alto impacto dessas comunicações enganosas na imagem e na reputação. Recomenda-se buscar nos funcionários uma força aliada para combater fake news, devendo-se dotar, cada pessoa da habilidade de argumentar com dados compatíveis ao tema, tornando-se um multiplicador confiável para os outros.

Outro ponto é entender como os canais internos são importantes e aliados nisso, instaurando multiplataformas digitais proprietárias como tática contra fake news, usando-se linguagem objetiva, clara e próxima, de fácil consulta e compartilhamento — em alguns casos com amparo da voz de especialistas.

Por fim, deve ser papel de todos combater às fake news: empresa, governo e sociedade geral. Por isso, é importante trazer o tema para discussão com intuito de educar e se defender desse mecanismo de desinformação .

 

BÔNUS VERIFICADORES – O comitê separou alguns serviços de verificação de veracidade de conteúdos circulantes nas mídias:

  • Agência Lupa
  • Fato ou Fake
  • E-Farsas
  • Estadão Verifica
  • Projeto Comprova
  • Aos Fatos
  • Rede Nacional de Combate à Desinformação
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Carolina Prado

Apaixonada por comunicar! Conta com mais de 10 anos de experiência na área de comunicação corporativa – trabalhando com comunicação externa e interna, marketing digital, endomarketing, marketing de influência e gerenciamento de crises. Além disso, possui experiência em vários segmentos da indústria como tecnologia, jogos, turismo, entretenimento, empresas, startups, energia, saúde e consumo. Além de gerenciar a área de Comunicação da Intel no Brasil, também é parte de duas organizações dentro da empresa: WIN (Mulheres na Intel Network) e Intel Involved (equipe de voluntários). No WIN, lidera a área de relacionamento externo e coordena eventos e atividades fora da empresa relacionados à equidade de gênero. No Intel Involved, lidera a equipe de voluntariados da Intel Brasil e conduz o planejamento e coordenação de atividades de voluntariado corporativo no país.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade