11 de agosto de 2021

Estruturas de equipes internas para redes sociais é tema de discussão do LiderCom Next

Gerentes da Hotmart e da Via compartilharam cases de performance
Reunião do Lidercom

Gerentes da Hotmart e da Via compartilharam cases de performance

As redes sociais transformaram a forma de as empresas se comunicarem com
seus públicos, sejam eles internos ou externos. Hoje, as mídias sociais são
meios para uma comunicação mais direta, aberta e transparente com o
consumidor ou quem quer que seja. Para entender como as empresas vêm
lidando com o uso dessa ferramenta, o LiderCom Next – grupo que reúne os
futuros líderes da comunicação empresarial, que hoje estão em nível gerencial
nas empresas associadas à Aberje –, promoveu um encontro online no dia 3 de
agosto. Na ocasião, a gerente de Social Media da Hotmart, Monique Soares,
e a gerente de Comunicação Corporativa da Via (ex-Via Varejo), Caroline
Colunna, apresentaram seus cases de performance a partir do tema Estruturas
de equipes internas para redes sociais.

Monique Soares apresentou toda a trajetória de formação da equipe de Social
Media na Hotmart, uma das líderes globais no mercado de produtos digitais.
Fundada em 2011 em Belo Horizonte (MG), a empresa conta atualmente com
nove escritórios em oito países, contabiliza mais de 420 mil produtos
cadastrados e 29 milhões de usuários em 188 países.

A gerente contou que foi a primeira analista de redes sociais contratada pela
empresa. Isso foi em 2015, quando a Hotmart fechou o ano com 104
funcionários. Por ser uma equipe de marketing muito enxuta, ela foi
responsável pela gestão completa das redes sociais da Hotmart. Nessa época,
a empresa apostou na abertura de novos canais como Facebook, Instagram e
Twitter do Fire Festival, evento anual da Hotmart, que teve a sua primeira
edição neste mesmo ano. “Eu também dava apoio em conteúdo de blog e
relacionados à marca empregadora. Sabemos que quando o profissional tem
que fazer um pouco de tudo, temos que abrir mão do perfeito e priorizar o que
de fato importa”.

Monique Soares

Em 2016, duas analistas passaram a ter apoio de redatores, designers,
videomakers e o time de tradução, pela forte atuação naquele momento nas
redes sociais da Espanha. “Foi o início do processo de internacionalização, e
tivemos a necessidade de lançar novos perfis nas redes sociais”, comentou.
Com o time crescendo no ano seguinte, foi hora de reforçar as redes
internacionais com a equipe alocada no ‘guarda-chuva’ de Branding. “Nossas
redes sociais são nossos super cartões de visita, por isso é importante que siga
muito bem as diretrizes da marca”, conta a executiva, lembrando que nessa
época a empresa foi a única brasileira a ser reconhecida com o prêmio Top10
Company Pages do Mundo no Linkedin.

Em 2019, a empresa se posicionou novamente no ranking das melhores
Company Pages do mundo, dessa vez entre as cinco. No ano seguinte, foi
formada a gerência de redes sociais e a divisão de atuação em duas áreas, que tem bastante sinergia entre elas: Social Content Strategy, responsável pelo
conteúdo e estratégia dos canais e Social Xperience, responsável pelo
monitoramento, engajamento e Social Listening.

Presente em mais de 30 perfis nas redes sociais, a equipe de 17 colaboradores têm interface direta com várias outras equipes do marketing, e para otimizar o trabalho se utiliza das melhores ferramentas disponíveis no mercado como Asana, Socialbakers e Stilingue, por exemplo; além de ferramentas que facilitam a gestão e a comunicação remota como Google Drive, Gmail e Chat. Processos básicos, como linha editorial e linguagem e tom de voz, são definidos para a equipe atuar com bastante autonomia e dessa forma, o trabalho em equipe flui muito bem com pouco retrabalho e etapas burocráticas de aprovações.

Ao final da apresentação do case, Monique elencou os aprendizados que
vivenciou nesses últimos seis anos. Segundo ela, as contratações internas são
necessárias quando há uma posição que demanda conhecimento da empresa,
cultura e negócios; já as contratações externas oxigenam a equipe. “Esta é
uma área que exige uma certa maturidade da empresa para o profissional
conseguir, com o tempo, seguir com a sua especialidade/habilidade e que é
importante atentar para o fato de que nem todo heavy user de rede social é um
profissional de redes sociais, uma contratação errada pode colocar em risco a
reputação da marca/empresa”, argumentou Monique.

Em seguida, foi a vez de Caroline Colunna, da Via – dona das Casas Bahia,
Ponto (ex-Ponto Frio), Fábrica de Móveis Bartira, i9XP, AsapLog, Celer
Serviços Financeiros e Distrito Hub de Inovação –, apresentar o case da companhia, que atualmente conta com cerca de 46 mil colaboradores e mais de 97 milhões de clientes. Caroline cuida da comunicação interna e externa, representada por PR e redes sociais corporativas da marca Via. A gestão das redes sociais é feita, juntamente com o marketing, por uma agência externa. “A Via sempre foi uma empresa com um time interno e conta com uma nova gestão há dois anos; tivemos que mudar toda a estratégia de comunicação da companhia. Nesse período, a parte de redes sociais cresceu bastante, temos Linkedin, Instagram,Twitter, Youtube, e um podcast no Spotify, por enquanto”, revelou.

Caroline Colunna

Segundo Caroline, as redes sociais têm 35% de peso no índice de reputação
da marca. “Temos uma agência que nos dá um suporte, mas ter um time
dentro de casa fazendo a gestão das redes é muito importante, porque as
pessoas que respiram isso mostram uma transparência maior do que nós
fazemos. Temos crescido expressivamente nas redes sociais”, afirmou a
executiva, mostrando aos presentes os índices alcançados pelo Linkedin,
Instagram e Twitter.

“Quando é preciso aumentar o time, busco pessoas que possam complementar
as competências que já temos. Estamos sempre aprendendo um com o outro,
envolvidos e sabendo o que está acontecendo em cada rede. Para
monitorarmos tudo isso usamos o Azana, o Stilingue e desenvolvemos o índice
e reputação próprio da companhia”, contou.

Ao falar dos desafios e conquistas de cada rede, Caroline salientou que o
Linkedin é o maior canal digital de comunicação da Via, o Instagram tem o
papel de conectar clientes, colaboradores e parceiros e o Twitter vem
ganhando share para clientes e parceiros.

  • COMPARTILHAR: