Instituto Mattos Filho lança obra sobre diversidade e inclusão nas organizações
O Instituto Mattos Filho, composto por sócios e sócias do escritório Mattos Filho, em parceria com o Behavioral Insights for Inclusion Lab (BiiLab), lançou na terça-feira (13/7) a publicação “Pessoas e Práticas: Como as Ciências Comportamentais podem promover a Diversidade e a Inclusão nas Organizações”. O projeto tem o objetivo de levar informação baseada na evidência científica sobre a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações.
A publicação apresenta, por meio de uma linguagem didática, propostas baseadas em evidências científicas de como promover a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, ampliar a inclusão e aperfeiçoar a produtividade e a retenção de talentos considerados diversos.
“Um dos pilares do Instituto Mattos Filho é apoiar iniciativas da sociedade civil direcionadas à diversidade. Por isso, é gratificante lançarmos uma publicação como essa, que proporciona argumentos sólidos sobre como combater as desigualdades nas organizações por meio de práticas e políticas cientificamente comprovadas”, explica Paula Vieira, uma das diretoras do Instituto Mattos Filho.
O projeto é dividido em cinco capítulos que trazem conceitos fundamentais sobre diversidade, inclusão e pluralidade, métodos de diagnóstico de vieses implícitos e uma série de modelos promissores de intervenção para auxiliar na identificação de falhas e de oportunidades na implementação de políticas inclusivas. Além disso, são abordados tipos de treinamentos sobre diversidade e inclusão, métodos de avaliação de desempenho e alternativas de ações para reduzir e lidar com casos de assédio ou discriminação.
“A diversidade e a inclusão acontecem efetivamente no campo prático, com erros e acertos, mas com ações. O livro mostra como podemos mudar comportamentos utilizando evidências e as ciências comportamentais. O BiiLab foi criado para desenvolver pesquisas sobre o tema e difundir conhecimento. A parceria com o instituto é parte desse ideal e uma grande honra para nós”, afirma Carlos Mauro, fundador da CLOO Behavioral Insights Unit.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional