16 de junho de 2021

Summit ESG 2021 promove discussão sobre responsabilidade ambiental

Da teoria à prática, evento realizado por Estadão abordará questões de Meio Ambiente e de Governança

O Estadão vai realizar pela primeira vez o Estadão Summit ESG 2021. O evento, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, consiste em apresentar a ‘consciência verde’ – responsabilidade e comprometimento com o social, ambiental e de governança do mundo corporativo. A partir de debates com foco em entender a situação do país, as companhias irão identificar e aprender as soluções mais eficientes para a realidade brasileira.

Sob legislação, as empresas se veem pressionadas a contribuir com os ecossistemas em que atuam e, cada vez mais, dentro do contexto ambiental. No Brasil, a imposição e transparência ainda são fracas e o Estadão Summit ESG tem por objetivo implementar o senso de urgência para a prestação de contas.

A tríplice responsável pelos debates está no acrônimo do summit, sendo: ‘E, de Environmental (Ambiente), ‘S, de Social e ‘G, de Governance (Governança). Cada assunto terá uma discussão baseada em planos futuros para o meio ambiente. Voltada para o Environmental, a conversa se centralizará na redução de gases de efeito estufa em todos os setores da economia.

Além disso, em Social o grande foco será em empresas do terceiro setor que atuam diretamente na Amazônia e Mata Atlântica, regiões que vêm sofrendo desmatamento. A pauta será como as empresas estão lidando com o ambiente social – dentro e fora do mundo corporativo.

Por fim, o tema Governança envolve questões que dizem respeito a etnias, gêneros e socioambientalismo, levando em consideração o quanto a corporação desempenha o papel ativo nas práticas da ESG.

Com patrocínio de grandes marcas, o evento proprietário do Estadão será patrocinado por Ambipar, Banco BV, JBS, KPMG, Riachuelo, Sales Force, SulAmérica, Vale, Vivo e Whirlpool. O Estadão Summit ESG será realizado totalmente de forma online e gratuito. A agenda de palestras e a sessão de inscrição estão disponíveis no site (https://summitesgestadao.com.br/).

 

Programação 

Os mais de 20 palestrantes selecionados são empresários, líderes de mercado ou com presença no terceiro setor e se dividirão entre os 11 painéis que formam a programação.

No primeiro dia de evento, o tema abordado será ‘Setor privado como protagonista do combate à crise climática’ e contará com uma palestra internacional feita por John Elkington, fundador do movimento de sustentabilidade global e polinizador-chefe da Volans. Durante sua carreira, Elkington participou de conferências e realizou consultorias para problemas desafiadores no setor de meio ambiente, além de servir de inspiração para pesquisas reconhecidas no mercado, como Project Breakthrough, Tomorrow’s Capitalism Inquiry e o Green Swans Observatory.

No último dia, 18 de junho, a participação feminina estará em evidência. Com o painel ‘Liderança Feminina e ESG’, Cristina Andriotti (CEO da Ambipar), Leila Abraham Loria (presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBCG) e Rachel Maia (fundadora e CEO da RM Consulting) irão contar o que elas pensam sobre o tema e como colocam em prática no dia a dia da gestão de suas companhias, visando o ESG.

  • COMPARTILHAR: