10 de março de 2016

O poder da mulher na Aberje

No dia Internacional da Mulher, na última terça-feira (dia 8), a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial promoveu um encontro especial.

Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, deu as boas-vindas às participantes. “Não estamos aqui para celebrar, estamos aqui para refletir, debater e dialogar”. Ele apresentou uma novidade da associação: a Aberje lançará um laboratório de narrativas de gênero, que irá discutir sobre as questões de gênero nas empresas.

A palestra de abertura foi da Paula Traldi, fundadora da Blossom Desenvolvimento. Ela iniciou com uma provocação: “Há motivos para celebrar?”. Ela apresentou alguns dados de um quadro preocupante: segundo IBGE e pesquisa da FGV, as mulheres estão em apenas 3,9% de presidências executivas, em 18% dos cargos de direção e em 7,7% dos conselhos administrativos. Ao todo, 47% das empresas brasileiras não contam com mulheres em nenhuma posição de liderança. Além disso, ainda há um desequilíbrio grande em relação ao salário e carga horária de trabalho (na soma do emprego com os afazeres domésticos) para as mulheres.

O painel 1, “Mulheres de Sucesso”, que contou com palestras de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Marcia Neder, jornalista e autora do livro “A revolução das 7 mulheres” e Joyce Moysés, jornalista e autora do livro “Mulheres de sucesso querem poder amar”, tratou sobre o protagonismo feminino. Ana apresentou algumas formas de melhorar o quadro: com políticas afirmativas para dar acesso às mulheres e a criação de programas de apoios pelas empresas. A escritora Joyce Moysés falou da quebra de alguns estereótipos femininos, tais como a ideia de que as mulheres são competitivas e invejosas entre si (“guerra do batom”). Para ela, existe, na verdade, grande articulação nas redes sociais e em coletivos, que mostram a força da atuação feminina. Márcia Neder, por sua vez, mostrou outra perspectiva sobre o empoderamento feminino: a das mulheres acima de 60 anos. Segundo ela, essas mulheres da geração baby boomer foram “forjadas” na desobediência. Revolucionaram os costumes, viveram a libertação sexual, a independência com as pílulas anticoncepcionais e hoje estão novamente quebrando paradigmas, dessa vez sobre o conceito do que é ser “idoso”. “Os 60 são os novos 60”, afirmou a autora.

O próximo painel contou com Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Avon, e Marina Terepins, gestora do programa Itaú Mulher Empreendedora. “Sou um homem com orgulho de ser parte de uma empresa comprometida com a mulher”, afirmou Muniz. A Avon conta com 60% de mulheres em seu quadro de funcionários e na liderança já existe equilíbrio de 50%. Marina apresentou programas de empoderamento das mulheres. “Investir na mulher é investir na renovação da sociedade”.

“O protagonismo feminino no ambiente corporativo”, o 3º painel do dia, contou com Grazielle Parenti, Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais na Mondelēz, Patrícia Avilla, VP Burson- Marsteller, e Viviane Duarte, Fundadora do Plano Feminino.

O último painel teve como tema “Publicidade, Gênero e Racismo: Como Construir Marcas com Propósito”. Alexandra Loras, Consulesa da França no Brasil, contou sobre sua experiência de vida e seu trabalho. “O Brasil me ofereceu um palco enorme para falar sobre o assunto, que é o racismo”. Viviane Duarte e Adriana Mori, diretora da área jurídica da Samsung no Brasil, participaram junto com a consulesa do debate. O consenso é de que ainda há um abismo para a igualdade de direitos, mas a persistência e a resiliência das mulheres na luta é fundamental para se avançar.

O evento teve apoio da Burson-Marsteller e da C&A.

 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luís Antônio Giron

Jornalista e escritor, Doutor em Comunicações e Artes e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou como editor e repórter especial nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Veja, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Época. Como gerente de Multimídia da Fundação Padre Anchieta, reorganizou o portal cmais. Produziu e redigiu documentários e programas na TV Cultura. Livros publicados: Ensaio de Ponto (romance, Editora 34, 1998), Mário Reis, o fino do samba (biografia, 2001), Até nunca mais por enquanto (contos, Record, 2004), Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte (Edusp/Ediouro, 2004), Teatro de Gonçalves Dias (Martins Fontes, 2005) e Crônicas Reunidas de Gonçalves Dias (Academia Brasileira de Letras, 2013).

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