14 de maio de 2021

TIM divulga seu Relatório ESG

  • Documento apresenta resultados de 2020 e as metas da operadora nos pilares Ambiental, Social e de Governança;
  • São destaques ações para promoção da diversidade e inclusão, indicadores de eficiência energética e uso de fontes renováveis, a presença nos mais importantes índices ESG do mercado financeiro e a criação do Comitê de ESG ligado ao Conselho de Administração.

Com a aspiração de continuar contribuindo com o desenvolvimento do país em iniciativas ambientais, sociais e de governança no Brasil, a TIM publica hoje o seu Relatório ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) referente a 2020. O documento – anteriormente chamado de Relatório de Sustentabilidade e divulgado há 13 anos pela operadora – foi desenvolvido com foco nas práticas ESG da TIM testando a materialidade dos assuntos por clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade em geral.

A sociedade demanda cada vez mais que os princípios de negócios das empresas sejam alinhados às melhores práticas ambientais, sociais e de governança e está atenta à ampla divulgação de planos e atividades. A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década de iniciativas e resultados, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. O relatório 2020 é mais uma evolução, juntando o balanço da nossa atuação nesse ano complexo com metas claras e ambiciosas para os próximos períodos”, afirma Mario Girasole, VP de Relações Institucionais da TIM Brasil.

Acompanhando a demanda crescente pela atuação e contribuição não financeira, o documento traz o novo capítulo “Estratégia ESG”, dedicado a apresentar de forma mais estruturada as metas da TIM sobre o tema, incluindo os 15 compromissos presentes no Plano ESG 2021-2023 da companhia. Um desses objetivos é promover um ambiente ainda mais inclusivo, com pelo menos 40% de pessoas negras no quadro de trabalho e 35% de mulheres em posições de liderança até 2023. Ainda dentro do pilar Social, a TIM alcançou, em 2020, o índice de 99% dos colaboradores treinados em cultura ESG e 1.486 funcionários habilitados em capacidades digitais, além de 84% de favorabilidade na Pesquisa Clima. A TIM está trabalhando também em sua meta de presença 4G em 100% dos municípios brasileiros até 2023.

Comprometida com as melhores práticas ambientais, a operadora reforça no relatório o objetivo de reduzir as emissões indiretas de CO2 em 70% até 2025. Outras metas são chegar a 90% de sua matriz energética oriunda de fontes renováveis, reciclar mais de 95% dos resíduos sólidos e alcançar mais de 80% de ecoeficiência no tráfego de dados, mantendo como alvo se tornar 100% carbono neutro até 2030. Como consta no Relatório ESG, a operadora terminou o ano de 2020 com aumento de 64% na eficiência energética no tráfego de dados, reduziu em 28% as emissões indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e 30% as emissões de GEE, além de ter registrado 64% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis.

É destaque nos princípios de governança a meta de reduzir em 50% as reclamações de clientes à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A TIM almeja ainda a manutenção dos reconhecimentos já conquistados, como a presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – carteira em que está há 13 anos consecutivos – e no Índice S&P/B3 Brasil ESG, ambos da B3, e das certificações nas normas International Organization for Standarization (ISO).

O documento está disponível no site de RI da empresa (http://ri.tim.com.br) e foi elaborado de acordo com a metodologia Standards, da Global Reporting Initiative (GRI), e traz também os indicadores Sustainability Accounting Standards Board (SASB). O relatório passou por auditoria externa EY.

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