Latam Airlines lança estratégia global de Sustentabilidade intitulada “Um destino necessário”
Propósito da companhia é atingir a neutralidade em carbono em 2050
Um destino necessário. Necessário para o planeta, necessário para os ecossistemas, necessário porque é urgente. Dessa forma, o Grupo Latam Airlines assume a Sustentabilidade como seu maior desafio, reforçando e transformando o trabalho em um compromisso assumido com a América do Sul, que possui 40% da biodiversidade ecológica do mundo. A Estratégia Global de Sustentabilidade da companhia foi apresentada hoje (dia 5) em transmissão ao vivo para os principais stakeholders da companhia, conclamando governos, ONGs, clientes, sociedade civil e colaboradores do Grupo a embarcarem juntos nessa trajetória.
Eliminar plásticos de um só uso e tornar-se uma companhia de zero resíduos para proteger a riqueza natural do continente e desenvolver as tecnologias necessárias para atingir a neutralidade em carbono é o principal desafio deste novo destino da companhia. Destino que se baseia em quatro pilares: gestão ambiental, mudança climática, economia circular e valor compartilhado. “Vamos implementar um sistema de gestão ambiental de nível mundial que nos permitirá controlar e mitigar nossos impactos no meio ambiente. Seremos carbono zero em 2050”, diz Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.
Na ocasião, o CEO da LATAM no Brasil, Jerome Cadier, falou sobre a responsabilidade que a companhia tem enquanto setor e nação. “O Brasil tem enorme potencial para a produção de combustíveis renováveis e por isso vamos trabalhar fortemente para apoiar projetos em larga escala e identificar oportunidades para projetos de compensação de carbono para contribuir para a preservação do nosso meio ambiente”, disse, revelando detalhes de outro pilar da estratégia de sustentabilidade da companhia: o de economia circular.
Cadier explica que essa atuação se dará em três grandes frentes: 1) eliminação de 100% do plástico de uso único; 2) substituição de itens de serviço a bordo por materiais mais sustentáveis, menus digitais e um novo ‘Amenity Kit’ 100% sustentável; 3) mudança de cultura, pois o sucesso do projeto está associado diretamente ao engajamento de todos. “Temos uma agenda focada no envolvimento dos colaboradores com treinamentos, compartilhamento de boas práticas, reciclagem nos escritórios etc, são alguns dos exemplos que vem pela frente para que haja uma mudança de dentro para fora. Ações como essa contribuem para que a companhia deixe de produzir mais de 700 toneladas de plástico todos os anos”, exemplifica o executivo.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país