08 de julho de 2015

Encontro de artes com comunicação foi a tônica do Congresso do GENN

Música e fotografia fizeram parte da programação do 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas. O evento foi realizado pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pelo Grupo de Estudos de Novas arrativas/GENN, com palestras internacionais e nacionais e mais de 100 trabalhos selecionados e apresentados em divisões temáticas, nos dias 11 e 12 de junho de 2015 no Auditório Paulo Emílio no Campus Butantã da Universidade de São Paulo na capital paulista.

A música está presente na vida de Cely Rodrigues desde os oito anos de idade, quando iniciou os estudos com violão erudito. Cinco anos depois, começou a prática com a harpa paraguaia, com o professor Manoel Franco Carvalho. Estudou ainda harpa concerto na Escola Municipal de Música (atual Escola de Música de São Paulo), com Santa Borelli, durante seis anos. Desde 1986, o foco sempre foi tocar MPB, bossa-nova e samba de raiz no instrumento, mas ela abrange ainda repertórios de pop e rock nacional e internacional, choro e sertanejo de raiz, reggae, baião, trilhas sonoras de filmes e games – Final Fantasy, erudito, medieval, céltico, sacro, gospel, new age e world music. Com bastante experiência, ela estuda improvisação e contraponto e cria os próprios arranjos musicais que toca na harpa, como foi visto pelos participantes do congresso no hall de convivência no primeiro dia de evento.

 

 

E ainda faz mais: é palestrante sobre Economia Criativa e capta recursos para projetos relacionados à área de Empreendedorismo Artístico. Um de seus projetos está relacionado à construção de harpas com madeira de demolição, fabricadas por adolescentes em vulnerabilidade social, que terão a formação técnica em lutheria. Cely conta que a harpa tem chamado atenção para cerimoniais de casamento – independente de credo, e também em coquetéis, bodas, debutantes, batizados, celebrações e premiações. Os eventos empresariais (congressos, premiações, fóruns, workshops, treinamentos, convenções de vendas, resultados na Bolsa de Valores, RI) estão requisitando sua presença com frequência. Já são 25 anos de atuação.

 

FOTO-MONTAGEM – A UP Festas & Eventos foi um sucesso durante todo o congresso. Júlio Oliveira Flor e Karlla Vanomo começaram a empresa em 2010 e são especialistas em foto, vídeo e foto-lembrança. Júlio esteve presente com um totem interativo e integrado com redes sociais, onde uma tela touchscreen permite registrar uma fotografia, que sobe automaticamente para a fanpage da empresa no Facebook e permite enviá-la por e-mail. Além desse recurso, são oferecidos aos participantes uma série de acessórios – adereços diversos e placas – para incrementar o visual e tornar tudo uma grande e coletiva brincadeira.

As fotos são também reveladas com uma moldura personalizada em até 15 segundos. A estrutura vai sendo levada com sucesso a eventos de pequeno, médio e até grande porte. É uma ideia que coloca na prática as intenções de envolvimento e efetiva integração entre pessoas, resgatando aspectos lúdicos. A UP vem sendo contratada para eventos sociais (infantis, casamentos, bailes de debutantes) e também corporativos, de clientes como Aberje, Delloite, Sabesp, Cyrela, CAE South America e Magazine Luiza.

 

 

Veja aqui matéria sobre a cerimônia de abertura e as primeiras discussões com o coordenador do GENN, Paulo Nassar. E aqui uma matéria sobre contação de histórias e seu efeito transformador. Saiba mais sobre atividades extras do congresso nesta matéria. A iniciativa teve patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP, com apoio da Aberje, da Arco – Associação de Apoio à Arte e Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM e da Casa Semio. 

  • COMPARTILHAR: