Transformação digital não é mais opcional, avalia a presidente da SAP no Brasil
Executiva Adriana Arroulho é a entrevistada no segundo dia de Aberje Trends – Tendências de Comunicação, que teve início ontem e segue até amanhã, dia 8; segunda etapa acontece entre os dias 26 e 29 de abril
Há uma série de coisas que as empresas precisam fazer para se manterem competitivas. Mas, para aprender e absorver as novas tecnologias, é essencial olhar para o próprio negócio. Tecnologia só faz sentido se estiver alinhada ao propósito da empresa. “Não é tecnologia por tecnologia. É o que ela habilita”, ensina Adriana Arroulho, presidente da SAP no Brasil, em entrevista realizada no segundo dia de Aberje Trends – um dos maiores eventos sobre as principais tendências em comunicação corporativa do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, que acontece de 5 a 8 e de 27 a 29 de abril.
Em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, a executiva contou ter assumido o comando da operação no Brasil, da SAP – líder mundial em softwares de gestão empresarial – em meio à pandemia do coronavírus, em agosto de 2020. São mais de 1.200 funcionários nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro. “Do ponto de vista de resultados de negócios, 2020 foi um ano muito forte para a SAP pois as empresas realmente se apoiaram na tecnologia para enfrentar a situação. E a nossa estratégia é ajudar outras empresas a se tornarem mais inteligentes; e o que é uma empresa inteligente? É uma empresa resiliente, que cresce com sustentabilidade, com escalabilidade, segurança, governança; é uma empresa digital mas que se transforma pelas pessoas”, resume a executiva.
Adriana frisa que quando uma empresa otimiza processos, ela abre espaço para o capital intelectual aflorar. “A Inteligência Artificial traz muita automação e uma série de ganhos operacionais, de eficiência para as organizações, mas as grandes ideias são das pessoas. A transformação digital não é mais opcional, é uma jornada para se manter competitivo, atual e atender melhor o seu cliente, para cuidar melhor dos seus colaboradores e dar conta desse ecossistema acelerado pela pandemia. A tecnologia é um habilitador, mas não substitui o humano”.
Os algoritmos, por sua vez, fazem parte dessa tecnologia disruptiva. “Um exemplo é a vacina contra a Covid-19; além de uma série de fatores e questões técnicas, o componente tecnológico foi um dos habilitadores para, em tempo recorde, produzir essa variedade de opções. Mas isso porque tivemos capacidade de tratar volumes de dados, de analisar, de cruzar, de ter alcance, de otimizar toda a logística da pesquisa. Os algoritmos, através dos analíticos avançados, cumprem um papel importante assim como várias outras tecnologias disruptivas, que habilitam uma série de ganhos, mas a transformação é sempre das pessoas”, reforça.
Inovação e diversidade
Para Adriana Arroulhos, tecnologia e inovação estão sempre de mãos dadas, assim como inovação e diversidade. “A inovação pede um ‘pensar’ diferente, então a inovação e a diversidade estão super alinhadas”, avalia, citando também as questões de equidade de gênero e de gerações. “Nós prezamos o tema da diversidade, temos compromissos em todos os níveis, global e aqui no Brasil. Nossa agenda é muito forte, começando com a liderança e indo para toda a nossa população. Estamos expandindo a área de atuação em termos de diversidade, com um programa de diversidade para os nossos parceiros, que revendem e implementam as nossas soluções. Esse é um momento em que precisamos exercitar empatia e cuidar das nossas pessoas”, reconhece.
Entre as ações de comunicação, a transformação cultural foi essencial para que haja abertura ao universo digital. “Mesmo nós que somos uma empresa de tecnologia não tínhamos essa cultura das câmeras, de reuniões e conferências virtuais. No comitê de crise, a área de comunicação foi fundamental, pois muitas vezes não tínhamos respostas, foi preciso encontrar um formato que fosse leve, didático e que mantivesse o engajamento das pessoas”, disse.
Quanto ao modelo de trabalho, Adriana acredita no ponto de equilíbrio híbrido. “O trabalho em ambiente remoto traz alcance, produtividade, mas acredito que nada substitui o contato humano. Aprendemos muito durante a crise e muitas coisas funcionaram até melhor, mas nada substitui os relacionamentos”, analisa, complementando que manter os times engajados é papel fundamental da liderança. “E a gente faz isso com a comunicação, com transparência, com abertura, estando disponível para os times, achando os melhores formatos, o que tem sido um grande aprendizado. Liderança é exemplo para tudo”, completa.
Sobre o Aberje Trends
Em sua 5ª edição, o Aberje Trends é um dos maiores eventos sobre as principais tendências em comunicação corporativa do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. Este ano, a programação foi reformulada para se adaptar ao novo contexto da pandemia e acontecerá de forma totalmente online, em horários pensados para se adequar à rotina de trabalho dos participantes. A 5ª edição, Aberje Trends – Tendências de Comunicação, será realizada entre os dias 05 e 08 e de 27 a 29 de abril.
Esta edição conta com o patrocínio da Basf, CCR, Coca-Cola Brasil, CPFL Energia, General Motors, Itaú, LATAM Airlines, LexisNexis, McDonald’s, SAP; tem apoio da CNH Industrial e media partner do Estadão.
Aberje Trends 2021
Data: de 27 a 29 de abril
Horário: das 18 às 19 horas
Valores: de R$600 (não associados) a R$300 (associados)
Programação: no site da associação
Inscrições: aqui
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