Aprender comunicação com a série “Explicando”
Depois de diversas séries ficcionais, dedico a coluna deste mês a refletir sobre os aprendizados a partir da série documental “Explicando”, disponível no Netflix.
De astrologia a código de programação, de piratas a críquete, de temporadas especiais sobre coronavírus a mente, a série tematiza assuntos diversos. E esse em si já é um aprendizado para nós, comunicadores: captar temas de interesse das pessoas para quem produzimos conteúdo, seja em redes sociais ou materiais organizacionais. Porque o que pode parecer muito relevante para nós, nem sempre reflete os interesses das pessoas ou mostra variedade de repertórios; o que povoa nosso feed de notícias nem sempre causa o mesmo impacto quando criamos conteúdos para aquele público específico.
Além disso, ao identificar um tema que pode não estar no radar das pessoas mas que cause um impacto positivo nelas, que fontes usar para fundamentar as explicações, passar credibilidade e ser claro sem ser superficial. No episódio sobre ponto de exclamação (não à toa, um dos meus prediletos), há publicitários e linguistas para mostrar diferentes olhares sobre um mesmo tema, tão pontual e complexo. No episódio “a próxima pandemia”, publicado em novembro de 2019, Bill Gates e especialistas de diferentes áreas tratam do que ainda nem imaginávamos viver nesta pandemia que se prolonga de 2020 até hoje.
O mais interessante é a leveza e, ao mesmo tempo, a riqueza de informações que compõem os episódios de 20 minutos. Quem já precisou apresentar ideias nesse tempo (ou até menos) sabe o desafio que é selecionar, criar uma abordagem e sustentar as ideias sem ser superficial e com abordagem criativa.
A curadoria de temas, pessoas e abordagens é o aprendizado central da série “Explicando”, que nos convida a navegar por assuntos que nos levam para fora de nossas bolhas ou, ao menos, nos trazem novos olhares para o que já está no nosso radar.
Que tal exercitar esses aprendizados na sua atuação como comunicador, nos mais diferentes papéis e desafios diários nas organizações? Se você já sente que faz isso, vale assistir a alguns episódios de temas bem pouco afeitos ao seu dia a dia. Ao menos um insight você terá, te garanto!
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país