Como foi 2020 e o que será 2021: agências de Comunicação avaliam o mercado (Parte II)
CEOs de agências de comunicação avaliam o ano que passou e falam o que esperam de 2021
Esta é a segunda parte de matéria publicada no Portal Aberje que traz depoimentos de profissionais que lideram agências de Comunicação de diversas regiões do país, associadas à Aberje. Eles avaliam o difícil ano de 2020 e projetam expectativas para este ano:
Alessandra Becker, sócia-fundadora da Fale Consultoras
“Depois da parada obrigatória logo no início de 2020, vimos uma retomada lenta dos projetos que foram suspensos, já a partir do início do segundo semestre. De forma tímida, treinamentos online e rodas de conversa virtuais começaram a encher as agendas das lideranças, de agentes e multiplicadores de comunicação interna e de equipes de forma geral. Para 2021, projetamos um crescimento nos projetos que visam desenvolver e ampliar habilidades de comunicação dos times, especialmente considerando o formato híbrido no trabalho. Para o primeiro trimestre, temos demandas para capacitação de líderes para que possam abrir e sustentar espaços de conversa, segurança psicológica, resiliência e relações interpessoais”.
Anna Costa, sócia-diretora da Quintal 22 Inteligência em Comunicação Corporativa
“A pandemia trouxe desafios e acelerações. Mudamos comportamentos, prioridades, o jeito de trabalhar e de se relacionar. A transformação digital foi acelerada em potência máxima e incrivelmente nos adaptamos ao home office e ao uso de novas ferramentas de conexão para, mesmo longe, parecermos próximos. Para nós os desafios continuam os mesmos, mas com um outro viés. Como transformar esse líder que já tinha dificuldades em ser um bom comunicador em um ‘influenciador agora digital’ de sua equipe? Como potencializar as comunicações digitais, deixando-as mais interativas mas não exaustivas? Como inserir assuntos fundamentais que ficaram ainda mais pungentes como a sustentabilidade? São várias as respostas, mas todas vão resvalar no entendimento da cultura da organização, neste momento e no pós-pandemia, e do perfil e do comportamento de seus públicos. É dessa análise profunda que vamos conseguir tirar as respostas e ações mais assertivas.”
Carina Almeida, CEO e fundadora da Textual Comunicação
“Ao longo de 2020, as pessoas reforçaram seus laços com as outras pessoas, parceiros e marcas em quem já confiavam. Olharam para quem estava ao lado, valorizaram quem, de fato, estava se transformando para contribuir e colaborar com o enfrentamento dessa crise gigantesca que se abateu sobre todos nós, no mundo inteiro. Confiança, colaboração, empatia, conexão, capacidade de renovação e de transformação. Essa é a agenda do PR, o que estamos chamando na Textual de ‘PR de propósito’ e que é acelerada à medida em que o ESG também assume relevância maior na condução dos negócios. Essa agenda do ‘COMO’ ocupará espaço cada vez mais central nas narrativas das empresas. É nessa direção que estamos olhando, capacitando e renovando o nosso time, para, junto com os clientes, buscarmos e cocriarmos as melhores histórias e transformá-las em conteúdo para promover conversas legítimas, em qualquer lugar e de diferentes jeitos, que é o nosso propósito, também em 2021”.
Erika Pessôa, relações públicas, fundadora da Pessoa. Consultoria em Relações Públicas
“Num ambiente totalmente incerto e sem fórmulas prontas trazido pela pandemia, 2020 destacou a inteligência comunicacional, impulsionada pela capacidade dos profissionais de reinventar rapidamente o modus operandi da área. Aliás, reinvenção, velocidade, significado, humanização e relevância foram atributos indispensáveis ao trabalho da comunicação. Para 2021, acredito que as marcas continuarão a fundamentar suas estratégias e ações numa comunicação relevante. E ao dizer relevante, me refiro à comunicação não como fim ou ferramenta, mas como ciência e estratégia, capaz de desatar os nós das conversas e relações entre marcas e pessoas. Neste ano, acredito que as marcas continuarão a fazer seus públicos se sentirem acolhidos a partir de estratégias de bem estar, pertencimento, confiança, clareza, autenticidade, conscientização e educação, ética, bem como informação apurada. Sempre otimista, vejo que a indústria avançou neste tempo. Inovamos e isso se deu pela necessidade e abertura dos públicos e empresários para o novo. E, penso, é este o legado que devemos considerar essencial deste tempo para a comunicação”.
Flavio Castro, sócio do Grupo FSB
“Em 2020, a prioridade do Grupo FSB, com as agências FSB Comunicação e Loures Consultoria, foi, mesmo à distância, estar ainda mais próximo dos clientes, apoiando-os nos seus desafios de negócio e em seus processos de tomada de decisão. Para isso, implementamos rapidamente todas as ferramentas tecnológicas necessárias e reforçamos nossa interface com os clientes para ajudá-los a adaptar suas estratégias de comunicação ao novo cenário, de forma ágil, responsável e integrada. Investimos muito também no fornecimento para eles de informações, análises e insights sobre as principais questões sociais, políticas e econômicas. Para 2021, o foco é voltar a fazer diferença para os clientes. Além da contínua preocupação em reforçar e desenvolver nossa equipe, estamos preparados para ajudá-los nos seus processos de construção e proteção de reputação, digitalização da comunicação, promoção das políticas e ações de ESG, e desenvolvimento de relações”.
Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale
“Foi um ano imprevisível que exigiu agilidade de todos para se adaptar aos novos cenários e, ao final, tivemos crescimento acima do esperado. Nesse mundo de rápidas transformações a comunicação corporativa nunca foi tão central para os negócios, marcas e pessoas. Aumentou no mercado a percepção da importância da comunicação integrada para o direcionamento ágil de forças e do propósito para engajamento das pessoas com as marcas. Tivemos também um aumento de receita com conteúdo em diferentes formatos nas áreas de comunicação com funcionários e digital”.
Marcio Cavalieri, sócio-fundador da RPMA Comunicação
“A comunicação será essencial para uma ressignificação dos relacionamentos entre pessoas e marcas em 2021. A pandemia e o distanciamento social nos desafiaram a criar soluções não-lineares e a buscar novos caminhos. Na esteira da transformação digital, a cultura nômade do trabalho, por exemplo, trouxe novas possibilidades de colaboração e cocriação. Nossa missão é ser o parceiro estratégico do nosso cliente em sua agenda de propósito, diversidade, inclusão, ESG e outros assuntos importantes. Paralelo a isso, a necessidade das marcas se comunicarem em toda a jornada dos seus clientes, em um cenário onde cada um de nós tem repensado seus valores e hábitos de consumo, se apresenta como um desafio fascinante”.
Márcio Valeriano, diretor da P6 Comunicação
“2020 foi um ano sem precedentes. Sim, perdemos clientes, conquistamos alguns outros e conseguimos superar este ano desafiador. Praticamente não tivemos que mexer na equipe, a pandemia acabou trazendo oportunidades porque a comunicação com diversos públicos passou a ser ainda mais fundamental. A adaptação ao home office se mostrou uma grata surpresa, mas sentimos falta da urgência do contato pessoal, de muita gente falando junto, dos telefones tocando. Já estamos em março de 2021 e ainda buscamos retomar a normalidade. O desafio continua, ainda há muita incerteza, mas acreditamos que a comunicação continua sendo fundamental para as empresas que buscam se posicionar com transparência”.
Ricardo Voigt, diretor de Planejamento da V3 Comunicação
“2020 acelerou tendências na comunicação. Nessa estrada cada vez mais veloz, o mercado se tornou mais atento à reputação e ao posicionamento das marcas, principalmente quanto a governança, transparência e sustentabilidade. Período em que, na V3COM, consolidamos processos internos baseados em metodologias ágeis, ampliamos a análise de dados e seu uso para gerar maior relevância aos conteúdos de marca, e mergulhamos na criação de estratégias criativas. Tudo para melhorar a conexão das empresas com seus stakeholders. O desafio para 2021 é um PR cada vez mais sustentado por indicadores de performance e desenvolvimento de iniciativas como o Inbound PR, entre outras, que vão nos permitir apoiar as marcas em tráfego, conversão de leads e, ao mesmo tempo, reforçar o propósito e a reputação das organizações”.
Rodrigo Cabral, sócio e diretor Comercial da Progic
“A pandemia colocou em maior destaque a necessidade das empresas realizarem uma comunicação assertiva e dinâmica com seus colaboradores, agora com ênfase em orientar e tranquilizar. A Progic fornece tecnologia e serviços para Comunicação Interna. A nossa percepção com o mercado foi de que as grandes incertezas nas primeiras semanas da pandemia aceleraram os projetos de digitalização da comunicação interna nos seus diversos canais. Diversificamos os formatos de conteúdos oferecidos e acrescentamos funcionalidades para atender aos novos desafios que surgiram, sempre excedendo as expectativas de nossos clientes. Fechamos 2020 com aumento de faturamento em 25% e com mais de 500 clientes de todos os portes sendo atendidos pela Progic”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país