99 monitora corridas em tempo real: veja como funciona
• IA detecta comportamentos anormais como como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto
• Nova equipe de segurança especializada pode acionar a polícia se situação de risco for identificada
O aplicativo 99 está expandindo o seu “Monitoramento de Corrida em Tempo Real” com novos recursos e equipe de segurança especializada. A ferramenta funciona através da combinação de rastreamento GPS com inteligência artificial e detecta comportamentos anormais durante viagens. Em situações de risco, alertas são enviados à plataforma, que pode acionar diretamente a polícia.
Com a expansão, 30 funcionários especializados em segurança trabalham exclusivamente com a tecnologia de monitoramento em tempo real, analisando os casos e oferecendo apoio emergencial quando necessário. Atualmente, a área de segurança da 99 é formada por mais de 190 pessoas, que trabalham 24 horas e sete dias por semana para promover tecnologia de ponta, engajamento da comunidade e atendimento humanizado para motoristas e passageiros.
De acordo com a empresa, o Monitoramento de Corridas aumenta a segurança do aplicativo pois alia tecnologia de ponta com atendimento ágil e humanizado — e está disponível para motoristas e passageiros. O algoritmo detecta automaticamente situações que podem estar associadas a ocorrências de segurança, como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto no app. Outros fatores, entre eles o histórico de passageiros e motoristas, também são levados em conta.
Veja abaixo como a ferramenta funciona:
Passo 1. Abra o aplicativo da 99 e solicite uma corrida. Enquanto o passageiro aguarda e o motorista se encaminha ao local de embarque, o “Monitoramento de Corrida em Tempo Real” é ativado automaticamente.
Passo 2. Durante a viagem, é possível, no escudo azul, abrir o Assistente de Segurança da 99. Além de visualizar que o monitoramento está ativo, é possível encontrar informações do motorista, como verificações de CNH, identidade e documento do carro. O condutor também pode checar nota, frequência e informações de
destino do passageiro.
Passo 3. Não é preciso fazer nada: se algo suspeito for identificado, o app automaticamente enviará alertas para motorista e passageiro de que aquela corrida está sendo monitorada, e perguntando se está tudo bem.
Passo 4. Se uma situação de risco for acusada, ou se a viagem não se normalizar, um aviso imediato é enviado à Central de Segurança da 99, que funciona 24 horas, sete dias por semana. A equipe realizará a análise do cenário e poderá fazer contato telefônico ou acionar diretamente a polícia, compartilhando informações sobre o trajeto.
Passo 5. Todas as ações seguem protocolos elaborados por especialistas de segurança da própria empresa e consultores externos, para não colocar eventuais vítimas em perigo.
Passo 6. Enquanto isso, os usuários também serão orientados a ativar os recursos de proteção disponíveis no app, entre eles a Gravação de Áudio, o botão de Ligar para a Polícia e o Compartilhamento de Rota.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?