03 de março de 2021

Encontros do Comitê Aberje de Comunicação e Relações Institucionais começam dia 23; conheça os membros

Grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração para troca de ideias

Grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração para troca de ideias

O Comitê Aberje de Comunicação e Relações Institucionais inicia seus encontros onlines no dia 23 de março. Com a coordenação da consultora empresarial Agatha Paraventi, professora da Escola Aberje e da Faculdade Cásper Líbero, o grupo pretende discutir estrutura, report, formação e competências da equipe, escopo de atuação (assuntos e stakeholders), contribuição para efetividade do negócio, interação com mercado fornecedor, diferenciação de olhar por segmentos, novas frentes de atenção (compliance, diversidade, critérios ESG, transformação digital, atuação multistakeholder) – sempre sob a perspectiva da contribuição da comunicação, buscando uma aprendizagem cruzada e efetiva entre os membros.

Uma estratégica, ampliada e contínua interlocução entre empresas, atores da sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa, associações setoriais ou temáticas, sindicatos e poder público – em todas as suas instâncias – é fundamento de um processo democrático e legítimo. Essa conversa, e eventuais negociações necessárias e decorrentes de foco e prioridade, atendo-se ao máximo ao interesse e benefício comuns, depende de escuta sistemática, monitoramento inteligente de dados e contexto, oferta de conteúdo relevante e confiável e comunicação articulada e ágil em múltiplos canais e linguagens – tudo executado com transparência e estímulo à participação.

 As interrelações entre assuntos corporativos, relações institucionais e comunicação corporativa são evidentes e imprescindíveis e merecem alinhamento. O grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração para troca de ideias em pauta predeterminada e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2021, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.

Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo, através de Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.

Fazem parte deste comitê:

  • Arteris – Pablo Solano (Gerente de Comunicação e Marca) e Kamyla Tolentino (Coordenadora de Comunicação Regional);
  • Eletrobras – Renata Petrocelli Bezerra Paes (Superintendente de Comunicação) e Flávia de Lima Damazio (Gerente de Comunicação e Relações Institucionais);
  • Fundação Grupo Boticário – Omar Rodrigues (Gerente de Comunicação e Relacionamento Institucional) e Melissa Barbosa (Gerente de Comunicação e Engajamento);
  • Syngenta – Laila Pinheiro (Head de Assuntos Corporativos LATAM & Brasil) e Daniella Cunha (Gerente de Relações Institucionais);
  • Pravaler – Maria Siqueira (Gerente de Comunicação e Marca) e Katia Sala (Coordenadora de Comunicação e Marca);
  • Unipar – Claudia Barros (Gerente de Comunicação Corporativa para América do Sul) e Juliana Barbieri (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
  • Grupo Marista – Carmem Murara (Diretora de Relações Institucionais e Governamentais) e Andriele Rodrigues (Especialista em Relações Institucionais e Governamentais);
  • Usiminas – Paulo Sérgio Silva de Assis (Coordenador Corporativo de Relações Institucionais e Comunicação Externa) e Marcone Alberto de Andrade (Coordenador de Relacionamento com a Mídia);
  • Câmara de Comercialização da Energia Elétrica/CCEE – Flavia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Thiago Moreno (Líder de Relações Institucionais);
  • Ultracargo – Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Comunicação) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista de Comunicação e Sustentabilidade);
  • Cargill – Ana Paula Borges de Oliveira (Gerente Global de Comunicação da Unidade de Alimentos para América do Sul) e Eliane Uchoa (Diretora de Comunicação da unidade Agricultural Supply Chain para Brasil, Argentina, Bolivia, Paraguai, Peru e Uruguai);
  • Coty – Rosana Ferrantini Marques (Diretora de Assuntos Corporativos) e Stella Fressa (Coordenadora de Assuntos Corporativos);
  • Santos Brasil – Béatrice de Toledo Dupuy (Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade) e Juliano Navarro (Gerente de Relações com Investidores);
  • Sodexo Onsite – Camila Caballero Frantz (Coordenadora de Marca e Relações Institucionais) e Juliana de Oliveira Azeredo Kleber (Coordenador de Comunicação Interna);
  • United Health Group – Ranny Alonso de Sousa (Diretor de Comunicação) e Amanda Carolina Lopes Barbosa (Gerente de Comunicação Corporativa);
  • Rede Gazeta – Eduardo Fachetti (Gerente de Relações Institucionais) e Camila Uliana (Gerente-geral de Marketing);
  • Alstom – Ana Lucia Caiasso (Diretora de Comunicação para América Latina) e Luiz Mayrink (Head of Legal Brazil & Argentina);
  • Eletronorte – Michele Silva Silveira (Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais) e Erica Michelline Cavalcante Neiva (Gerente de Comunicação Institucional, Imprensa e Gestão de Conteúdo);
  • Associação Paulista de Supermercados/APAS – Rodrigo Marinheiro (Gestor de Relações Institucionais e Comunicação) e Vladimir Prado Coelho (Coordenador da Consultoria Jurídica);

E também integram o grupo as empresas fornecedoras de Comunicação:

  • Caliber – José Dario da Conceição Menezes (Diretor Executivo) e Patricia Sá (Consultora Associada);
  • Stella Comunicação – Fernando Cassaro (Sócio-Diretor de Planejamento) e Guilherme Pena (Gerente de Contas);
  • Verdelho Comunicação – Valdeci Verdelho (CEO) e Robson Melendre (Gerente de Comunicação Senior);
  • Ágora Public Affairs e Comunicação Estratégica – Everton Schultz (Presidente e Sócio) e Thomaz Ferrari D’Addio (Líder de Public Affairs);
  • V3 Comunicação – Ricardo Voigt (CEO e Diretor de Planejamento) e Ari Lemos (Sócio-Diretor de Relacionamento com a Mídia);
  • Museu da Pessoa – Rosana Miziara Lopes (Gerente de Relações Institucionais) e Eduardo Valente (Gerente de Relacionamento com Clientes).

 

 

  • COMPARTILHAR: