O valor da comunicação na crise
Em tempos de crise, a comunicação mostra a que veio – e aonde pode nos levar
A crise brasileira tem se agravado e o brasileiro sente os efeitos no bolso e no bem-estar. O contexto atual é um combinado de crises econômica, política e institucional, e a comunicação tem peso na chegada a esse cenário – e também para a saída dele. Qual a comunicação que o Brasil precisa?
Os desafios inadiáveis chamam os comunicadores à ação. No próximo dia 08 de outubro, é comemorado, no Brasil, o Dia da Comunicação Empresarial. Para celebrar a data, a Aberje promove em São Paulo o debate “A comunicação que o Brasil precisa”.
O contexto de crise, somado aos desafios das tecnologias digitais, à mudança de comportamento das pessoas – cada vez mais conectadas, dispersas e desconfiadas –, e às novas relações entre organização e seus públicos, exigem do profissional de comunicação diferentes competências-chave. E tudo passa pela narrativa.
“O mundo hierárquico, estático, ‘sólido’ e da razão técnica era propício para a imposição de uma macrovisão, sem que houvesse um diálogo orgânico para sua elaboração. A velha narrativa empresarial, imposta de cima para baixo, perde legitimidade em um mundo conectado e cada vez mais transparente”, afirma o diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Universidade de São Paulo, Paulo Nassar. Ele ressalta que “é preciso, agora, um novo olhar sobre os ‘pequenos’ acontecimentos do cotidiano, numa sociedade que caminha cada vez mais para um modelo sem hierarquia e humanizado, um ambiente de cooperação”.
O encontro reunirá lideranças como a Diretora de assuntos corporativos na Apsen, Renata Spallicci; o presidente da Korn/Ferry International, Sergio Averbach; o diretor de Comunicação do McDonald’s, Helio Muniz; o Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, André Senador; o diretor do Estúdio Globo, Rafael Kenski; a Líder de Conteúdo Digital da Edelman Significa, Paula Nadal; o Diretor de Publicidade do UOL, André Vinícius; e a Jornalista e autora do livro e do blog A Vida Sem Crachá, Claudia Giudice para um diálogo sobre o mindset da comunicação indispensável às empresas. Serão três painéis, o primeiro debatendo empregabilidade e competências necessárias, o segundo sobre conteúdo e narrativas, e o terceiro sobre desafios e tendências.
“A comunicação que o Brasil precisa – Ética, Transparência e Novas Competências Profissionais”
Quando: Dia 8 de outubro (Dia da Comunicação Empresarial)
Horário: 8:30 às 12:30
Onde: Espaço Aberje Sumaré – R. Amália de Noronha, 151, 6º andar
Mais informações: https://www.aberje.com.br/acomunicacaoqueobrasilprecisa.asp
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país