O novo papel do comunicador empresarial
Desafios inadiáveis da comunicação foi o tema do terceiro debate, que reuniu a empresária e Diretora de Assuntos Corporativos da Apsen, indústria farmacêutica, Renata Spalllicci; Helio Muniz, Diretor de Comunicação do McDonald’s e Paulo Marinho, do Itaú-Unibanco. Eles foram mediados por Nara Almeida.
Renata falou sobre os desafios da liderança de uma empresa familiar, que tem 46 anos de existência e está em sua terceira geração. Entre os principais desafios citou a comunicação e como desenvolver e preparar os colaboradores. Helio destacou a necessidade de aprender a ouvir, porque, se antes eram somente as empresas que falavam, no mundo atual isso já não é possível. “O novo profissional da comunicação conta e ouve boas histórias e absorve esse conteúdo para construir suas marcas, pois hoje cada consumidor e cada colaborador é produtor de conteúdo e um contador de histórias”, afirmou ele, dizendo que as empresas são organismos vivos em constante mudança e que os comunicadores, além de saber que tudo pode mudar em 10 minutos, precisam estar preparados para isso.
Para Paulo Marinho, existe uma ótima oportunidade de repensarmos as empresas e nossos papéis de profissionais de comunicação. “O desafio é enorme. O que vale é o que a empresa é, o resto é commodity. Aonde vamos nos diferenciar?”. Ele frisou que é preciso ter em mente que nenhuma empresa vai a lugar algum sozinha, porque vivemos em uma era colaborativa. E que é tempo de nos posicionarmos como guardiões da gestão da reputação, alinhando discurso e prática e exercendo nosso papel de tradutores da narrativa para mostrar qual a mensagem-chave que a liderança vai emitir. “O lugar da comunicação corporativa somos nós que vamos dar”, sintetizou.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa