28 de dezembro de 2020

Retrospectiva Aberje 2020

Chegamos ao fim de mais um ano, o 53º da história da Aberje. Mas 2020 não foi um ano qualquer. Foi um ano difícil e triste. Ao mesmo tempo, foi um ano de superação, capacidade de rearticulação, inovação, reinvenção, disposição para ganhar um jogo que muitas vezes parecia perdido. Um ano em que o mercado teve que se reinventar e que os profissionais de Comunicação, em especial, lideraram os enormes desafios enfrentados pelas organizações em seu relacionamento com os públicos.

A união dos esforços, a ação em rede e o associativismo provaram ser a melhor resposta para os tempos complexos. Crescemos e preparamos o caminho para um ano novo com ainda mais foco. Um ano novo se aproxima cheio de expectativas e trazendo, mais do que nunca, esperança. Em 2021, a Aberje concentrará seus esforços em promover o novo Tema do Ano: A Comunicação e o Capital Ético.

Veja como a Aberje se reinventou neste período e promoveu a Comunicação:

Digitalização

Entre diversas ações, foi lançado o Aberje Digital, selo que marcou a transição para o formato online das atividades da associação, como eventos, cursos, ebooks, comitês etc. Em setembro, entrou no ar a nova versão do Portal Aberje, que, com uma interface moderna, facilitou o acesso aos conteúdos produzidos diariamente. Para promover ainda mais conteúdos para sua audiência, a entidade estreou o seu próprio podcast, o FalAçãoe intensificou a produção de vídeos para o seu canal no Youtube, ambos disseminando conteúdos semanalmente.

Além disso, a Aberje Editorial, selo de publicações da associação, passou a ofertar seus títulos no formato ebook, vendido nas principais plataformas (como Amazon, Apple Books, Kobo, Google Books, entre outros).

Antes do início da pandemia, a Aberje organizou três encontros presenciais: o Dia da Mulher, LGPD Descomplica, e A Comunicação na era do Anywhere Office, este no dia 12 de março, pouco antes do início da pandemia no Brasil, em que se discutiu, coincidentemente, tendências do trabalho remoto. Pouco depois, o home office e as vídeoconferências se impuseram no mercado e dezenas de eventos foram realizados de forma online: eventos próprios, em parceria com associados (confira as coberturas aqui). A entidade seguiu na organização dos Labs de Comunicação, encontros que promovem debates sobre Mobilidade, Diversidade e Agronegócio, com a participação de especialistas e acadêmicos de cada setor. Já o tradicional seminário sobre tendências na comunicação, o Aberje Trends, inicialmente marcado para abril, foi adiado para 2021.

Trocas de experiências

Todos os profissionais passaram por desafios inéditos em 2020. Nesse sentido, a Aberje promoveu os Aberje Connects, encontros virtuais de benchmarking, em que os associados decidem a pauta e podem trocar experiências, dúvidas, práticas e perspectivas, em um espaço seguro e moderado. Outro ambiente rico para trocas entre os associados foram os 14 grupos oficiais da Aberje no WhatsApp, que promoveram circulação de informações e experiências, não somente ligadas à pandemia.

Promoveu também reuniões frequentes do LiderCom, grupo de líderes da Comunicação, para intercâmbio de experiências globais e locais no âmbito da liderança, aproximando assim profissionais de alto escalão das organizações associadas.

Ao longo do ano, a Aberje manteve quatro Comitês de Estudos Temáticos em pleno funcionamento. São grupos fixos de membros, profissionais associados, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos sobre determinado assunto. Os temas foram: Governança, Ética e Compliance / Comunicação com Empregados / Mensuração de Resultados em Comunicação / e Comunicação e Engajamento na Inovação e Transformação Digital.

Conteúdos e Atendimentos

Em 2020 a Aberje Editorial lançou quatro livros: “Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade“, de Vivian Rio Stella; “Lobby Digital: como o cidadão conectado influencia as decisões de governos e empresas“, de Renard Aron; “Lobby e Comunicação: A integração da narrativa como via de transformação“, de Paulo Nassar e Carlos Parente; além do livro “Reconhecimento que gera valor: Prêmio Aberje 2019”, oitavo pocket book da coleção que traz os vencedores do Prêmio Aberje.

A Revista CE Comunicação Empresarial investigou na edição número 105 o tema do ano da Aberje, Comunicação Não-Violenta, e na edição 106, o fenômeno da Infodemia, que potencializa os danos causados pela pandemia da Covid-19. Em dezembro, foi lançada a revista especial Valor Setorial Comunicação Corporativa, fruto da parceria de 13 anos com o Valor Econômico, que abordou o pacto social das empresas. Tal parceria também possibilitou a realização do Fórum de Comunicação Corporativauma série de encontros digitais que objetivaram discutir o papel da comunicação e as novas estratégias de negócios em um mundo transformado pela pandemia.

Na área de produção de pesquisas, a Aberje desenvolveu estudos a partir de temas atuais: “Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil em 2020”; “A Comunicação Pública na Covid-19” (em parceria com Abracom); “A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil” (maior pesquisa sobre o tema, realizada em parceria com Memória da Eletricidade). Além de uma pesquisa que envolveu o tema do ano da associação intitulada “Comunicação Não-Violenta nas Organizações”, esta última lançada em um caderno especial que será entregue aos associados.

Além das pesquisas próprias, a Aberje faz a curadoria e distribui aos associados semanalmente conteúdos relevantes do mercado, entre relatórios de pesquisa, artigos, e-books, infográficos e estudos variados, por meio do disparo do Aberje Thinks, já em seu terceiro ano de funcionamento.

O Centro de Memória e Relacionamento da Aberje permaneceu ativo durante todo o ano. O CMR presta serviço de disseminação do conhecimento na área de comunicação organizacional e pela gestão de documentos e informações de interesse histórico referentes à associação. Trata-se do único sistema de informação especializado em Comunicação Empresarial da América Latina, atendendo associados a procura de atualização e de benchmarking, bem como a comunidade acadêmica em estudos teóricos e da práxis empresarial. Foram realizados mais de 100 atendimentos (entre associados, alunos e comunidade acadêmica) ao longo do ano.

Premiações

Em sua 46ª edição, o tradicional Prêmio Aberje rapidamente teve que se adaptar e lançou uma premiação 100% digital, para que os projetos mais relevantes de comunicação de todo o país fossem reconhecidos. Foram ao todo 16 categorias concorrentes, subdivididas em três eixos (Foco no Tema, Foco em
Públicos e Foco em Meios). Em especial, a etapa do Painel de Cases do Prêmio, em que os 69 vencedores regionais fazem a defesa oral de seus projetos para a Comissão Julgadora, feita de forma presencial em São Paulo até o ano passado, ficou ainda mais transparente no formato online em 2020. Todos os cases estão disponíveis para consulta no YouTube da Aberje, onde foram transmitidas as lives de apresentação.

Para as próximas gerações de comunicadores, em 2020 teve a 13ª edição do  Prêmio Universitário Aberje e a segunda edição do Escalando o Futuro.

Formação e Capacitação

Na área de formação e capacitação, a Escola Aberje de Comunicação promoveu diversos cursos livres, de pós-graduação, in-company e programas avançados de longa duração, todos realizados 100% online, o que possibilitou maior abrangência e participação de alunos de vários estados brasileiros.

O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, em parceria com a ESEG, manteve as aulas de suas duas turmas semanais. Foram realizados seis programas avançados, cursos de longa duração para formação ou aperfeiçoamento de profissionais em gestão em várias interfaces de Comunicação: PA em Gestão da Comunicação Digital (5a edição), Comunicação Interna (4a edição), Comunicação Pública (2a edição) – neste os alunos elaboraram ao final do curso o ebook gratuito Glossário de Comunicação Pública. Além disso, tiverem estreia os Programas Avançados em Relações Institucionais e Governamentais, em Comunicação para Sustentabilidade e em Diversidade nas Organizações – este com uma média de mais de 100 participantes, recorde da associação.

A Escola Aberje também promoveu 13 cursos in-company ao longo do ano: cursos exclusivos, desenhados especificamente para as necessidades de cada organização e de seus profissionais, em qualquer região do Brasil. Todos os cursos da grade da Aberje podem ser oferecidos neste formato, ou podem ser criados novos conteúdos sob medida. Além dos diversos cursos livres e cursos gratuitos, com destaque para os 8 workshops realizados em parceria com o Workplace from Facebook.

Internacionalização

Posicionando-se como think tank brasileiro, a Aberje participa ativamente e integra o board de instituições globais, como a Global Alliance for Public Relations and Communication Management, Fundacom, e Arthur Page Society.

Veja alguns insights disseminados ao longo do ano:

Conferência Anual da Page Society aborda adaptação digital; confira insights

Brasil promove encontro sobre Relações Públicas do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance

5 insights da relação Brasil x EUA pós-eleições americanas

CommTech: Confira os principais pontos de debate do 2020 Page Spring Seminar

Como gerir uma associação em tempos de crise

12 recomendações da Global Alliance para uma comunicação responsável durante a Covid-19

Global Alliance lança pesquisa sobre Comunicação

  • COMPARTILHAR: