Edição de dezembro da revista PB traz artigo de Paulo Nassar: “A pandemia destruiu radicalmente territórios-rituais com os quais tínhamos relações afetivas”
A revista Problemas Brasileiros traz como capa ‘Estamos todos em Transição’, ensaio do sociólogo Sérgio Abranches, e conta com artigos sobre novos modelos de comportamento, consumo, produção e pensamento trazidos pela crise do novo coronavírus
Tudo o que é sólido desmanchou no digital. Este é o título do artigo de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, entre outros publicados na edição especial ‘Estamos todos em Transição’, da Revista Problemas Brasileiros, produzido pela FecomercioSP. Para refletir sobre como o país pode encarar os fatos descortinados pela pandemia, a publicação traz vozes destacadas nas áreas de Filosofia, Educação, Economia, Saúde, História, Cultura, Sustentabilidade, Ciência Política e Comunicação, por meio de críticas e reflexões sobre novos modelos de comportamento, consumo, produção e pensamento. Ao longo dos meses de dezembro e janeiro, os artigos e as entrevistas desta edição serão publicados no site da PB.
Em seu texto, Nassar escreve que as principais coisas que nos foram retiradas, além das milhares de vidas e suas histórias, foram os rituais abrangentes de comunicação e relacionamento: “A pandemia destruiu radicalmente estes territórios-rituais com os quais tínhamos relações afetivas. As relações humanas e a comunicação de empresas e instituições ficaram dependentes das telas de computadores e smartphones. Em tempo de distanciamento social forçado, foram nos tirados inúmeros contextos, e a representação digital se transformou em um ingrediente único nas nossas formas de viver. Nunca se fez tanto de forma remota e com uma abrangência nunca vista e testada”.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires