Projeto de voluntariado da Alpargatas reforma casas de funcionários das fábricas da empresa
Por meio de captação de recursos, cinco colaboradores já foram beneficiados pela iniciativa
O Instituto Alpargatas – braço de responsabilidade social da Alpargatas –, abraça uma série de ações de voluntariado empresarial para contribuir com o desenvolvimento local e transformar vidas nos municípios onde há plantas operacionais da empresa. O projeto Fábrica dos Sonhos é uma delas.
A iniciativa tem como objetivo promover melhorias nas moradias dos funcionários das fábricas da Alpargatas. A ideia surgiu em 2019, liderada por uma funcionária de Ingá (PB), posteriormente foi para a planta operacional mineira da empresa e hoje está sendo estendida para mais oito cidades na Paraíba e uma em Pernambuco.
Na primeira edição do Fábrica dos Sonhos, 49 colaboradores da fábrica da Alpargatas em Ingá inscreveram os seus desejos. O critério para realização do sonho era que o pedido abrangesse reformas, construções ou melhorias em seus lares. Para conferir imparcialidade, as inscrições foram avaliadas por funcionários da planta operacional da empresa em Serra Redonda, que escolheram os desejos que deveriam ser atendidos.
Em dezembro de 2019, o Instituto Alpargatas entregou os dois primeiros sonhos da ação: a reforma do quarto de uma criança asmática, com reboco, pintura de portas e paredes e instalação de forro de PVC; e a finalização de uma casa que estava inconclusa com reboco, piso, portas, janelas, banheiro, água e energia instalados. Todo o recurso financeiro para a realização das reformas foi arrecadado pelos próprios funcionários, em rifas e bazares beneficentes de produtos de marcas da Alpargatas, doados pela própria companhia. Mais de 220 pessoas colaboraram.
Em 2020, novos sonhos foram realizados: a construção de uma casa para uma funcionária e seu marido no terreno próprio do casal; e a decoração de um quarto com cama, colchão e guarda-roupa novos para outra colaboradora. Além disso, o projeto migrou para Montes Claros (MG), onde a comunidade local arrecadou R$ 24 mil em doações para construir um quarto para uma criança com doença cardiorrespiratória – filha de um trabalhador da Alpargatas – que precisa de cuidados especiais em casa.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país