Mitos e realidades geracionais na América Latina
O mais recente Estudo Global da Nielsen sobre Geração Global – Estilo de Vida revela que, ao contrário do que comumente se pensa, as gerações mais jovens, como a Y, ainda permanecem perto de muitas tradições, como casar ou começar uma família.
A geração que tem mais afinidade com a ideia de casamento é a mais jovem, que integra o grupo da Geração Z (menos de 20 anos), com 20% de favorabilidade, seguida de perto pela Geração Y, com 19%, enquanto estes pontos nem sequer representam uma prioridade para os idosos. Da mesma forma, essa tendência segue para a questão “ter filhos”, que parece ser importante para a Geração Z (15%).
A compra da casa própria e ganhar dinheiro são interesses de todas as gerações, embora seja mais vívido entre as mais jovens, assim como a compra de veículo. Ter um trabalho satisfatório é muito mais importante para a Geração Z e Y, ambas com 37% de favorabilidade, ao contrário da Geração X, que não a vê como uma prioridade (19%).
Quanto aos hábitos, os dados do estudo surpreendem, pois o comum seria pensar que os jovens estão mais preocupados em manter a boa forma, mas a realidade é outra. As gerações mais velhas, como os Baby Boomers e a Silenciosa, estão mais preocupadas em seguir um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada. Em linha com este último tópico, as gerações mais velhas também preferem alimentos com menos gordura, açúcar, sódio e pouca caloria, enquanto as gerações mais jovens tendem para a linha de orgânicos, sem glúten e rica em proteínas.
Segundo dados do estudo, mais da metade das gerações está de acordo com sua ocupação e campo de atuação, seu rendimento laboral, seus colegas de trabalho e seu equilíbrio entre qualidade de vida e expectativas com gestores. Entretanto, discorda em questões como cuidados com a saúde, aposentadoria, pensões e benefícios, tais como planos de poupança, com destaque para as gerações mais velhas, embora sejam preocupações constantes para todos.
Economia entre as gerações
Em assuntos relacionados a finanças, mais de um terço dos participantes da Geração Z (43%) e Y (38%) sabe o que fazer para poupar para o futuro, mas cerca de metade precisa de ajuda para decidir o que fazer com o seu dinheiro, pois não confia em suas estratégias de poupança.
Dívida é um fato que acompanha mais da metade dos participantes da Geração X (56%) e Baby Boomer (67%), bem como a Silenciosa (48%), e cerca de 4 em 10 da Geração Y, que estão preocupados em como vão pagar o que devem.
Profissões preferidas
Enquanto as expectativas de trabalho seguem seu curso, o trabalho dos sonhos se alinha com o estado mental de cada geração. A Silenciosa, por exemplo, prefere profissões como administração de empresas e educação, enquanto a geração que ainda está na escola (Geração Z) é motivada por trabalhos relacionados com artes, vídeo, tecnologia, ciência, engenharia e matemática. A Geração Y e X têm como suas favoritas: ciência, tecnologia, engenharia, educação e formação, ciência da saúde e marketing e vendas.
Hábitos e costumes
Em termos de informação, meios de comunicação social tradicionais continuam a liderar, mas outros costumes ainda são válidos.
A geração que mais lê (38%) e assiste TV (42%) é a Silenciosa, enquanto a atividade que tem maior influência entre os jovens é ouvir música (43%). Os que estão mais próximo de passar tempo com amigos e família são os da Geração X (29%), que também são maioria quando se trata de ir ao teatro (16%), trabalhar (7%) e fazer compras em lojas (6 %) e online (5%).
Para a Geração Silenciosa é importante a prática de esportes (22%) e fazer exercícios (23%), enquanto os reis dos jogos online têm mais de 50 anos (50-54 anos) e os amantes de videogames são mais jovens: Geração X (18%) e Y (13%).
Segmentação geracional
SOBRE A NIELSEN
Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país