C&A Brasil reforça seu compromisso com a moda circular e lança coleção Ciclos, primeira com Certificação Cradle to Cradle™ nível Gold produzida no Brasil
A marca é a primeira varejista de moda a oferecer peças com a Certificação Cradle to Cradle (C2C)™ nível GOLD produzidas no Brasil para seus consumidores
A C&A Brasil dá mais um importante passo para uma moda com impacto positivo e torna-se a primeira empresa nas Américas a lançar produtos feitos no Brasil com a Certificação Cradle to Cradle (C2C)™ nível Gold. A certificação Cradle do Cradle é a medida com base na ciência mais avançada para materiais e produtos que sejam seguros, circulares e feitos de forma responsável.
Intitulada Ciclos, a coleção certificada revoluciona o varejo de moda brasileiro por ser a primeira que possui o processo produtivo social e ambientalmente responsável. Esse lançamento estimula a cadeia produtiva brasileira a repensar seu modelo e a adotar inovações em sustentabilidade já aplicadas na indústria têxtil em países que são referência no tema.
Para desenvolver produtos da linha Ciclos, a companhia, em parceria com a C&A Global e a consultoria Eco Intelligent Growth (EIG), entidade de avaliação da Certificação Cradle to Cradle, promoveu um intenso processo de desenvolvimento de seus fornecedores, que começou em 2018, a fim de cumprirem todos os rigorosos requisitos estipulados pela Cradle to Cradle Certified Product Standard (ou em tradução livre, Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle), desde o cultivo do algodão com menor impacto ambiental, a utilização de materiais seguros e a gestão de recursos hídricos, até o incentivo ao uso de energia renovável na produção das peças, além da aplicação de práticas justas e seguras nos negócios.
Após um ano e meio de trabalho com a C&A, dois fornecedores estão aptos para a produção de peças para a coleção Ciclos com a Certificação Cradle to Cradle™ em nível Gold: a Cotton Star, responsável pela produção de malharia; e a Emphasis, responsável por peças jeans. A Certificação Cradle to CradleTM em nível Gold para esses produtos assegura que:
• 100% dos produtos químicos utilizados não apresentam riscos para o meio ambiente e para as pessoas, além de não conter metais pesados perigosos nos botões.
• 100% de todo o algodão utilizado nos produtos (tecido e linhas de costura) são de origem mais sustentável (adquiridos como BCI ou orgânico certificado na origem, respectivamente)
• 50% da energia utilizada na confecção dos produtos veio de origem renovável, ou fomentou esse tipo de geração.
• 100% dos produtos são fabricados por empresas que mantém condições de trabalho em padrões superiores ao da legislação local para seus funcionários, além de conduzir ativamente projetos sociais inovadores que impactam a vida da comunidade local.
• 100% da água utilizada no processo de produção retorna ao meio ambiente sem causar impacto negativo.
• Os produtos da coleção foram desenhados pensando em seus próximos ciclos de uso. Por isso, podem ser doados, depositados nas urnas do Movimento ReCiclo (disponível em mais de 155 lojas da C&A no Brasil) ou serem encaminhados para reciclagem.
O vice-presidente comercial da C&A Brasil, Donatti, afirma que esse lançamento exclusivo da C&A Brasil reforça o compromisso que a marca possui de contribuir para o desenvolvimento da indústria da moda nacional ao viabilizar a fabricação local de produtos com a Certificação Cradle to Cradle™ em nível Gold. “A sustentabilidade é um valor para a C&A. Ao oferecer produtos com a Certificação Cradle to Cradle™ feitos no Brasil para o mercado, possibilitamos que nossos clientes façam escolhas de produtos ainda mais sustentáveis. O fato de a C&A já usar, antes do início do projeto, matérias-primas de origem mais sustentável; além de um sólido programa de gestão sustentável de substâncias químicas, que promove a melhor performance ambiental dos nossos fornecedores; junto a uma rede de fornecimento bem desenvolvida no que diz respeito a condições de trabalho justas e seguras, contribuiu para que saíssemos na frente e alcançássemos o nível Gold da certificação.”
“O lançamento desta última coleção certificada no Brasil é mais um passo importante para ampliar o acesso do consumidor global a produtos mais sustentáveis, certificados como seguros e circulares. O fato de a C&A Brasil ter alcançado com sucesso a produção desta coleção através da colaboração com fornecedores localizados no Brasil acrescenta mais significado a este lançamento: a coleção Ciclos também é uma demonstração poderosa de parcerias de fornecimento regional e desenvolvimento de produtos centrados no consumidor considerando o contexto local” afirma Dr. Christina Raab, vice-presidente de estratégia do Cradle to Cradle Products Innovation Institute (ou em tradução livre, Instituto de Inovação de Produtos Cradle to Cradle).
O lançamento contará com um mix de produtos em jeans, e modelos para os públicos feminino e masculino, e será a conexão da moda que a cliente quer e já ama encontrar na C&A com as iniciativas de sustentabilidade da marca. São calças mom, shorts cintura alta, saia, calças skinny e jaqueta. O objetivo da C&A é oferecer um produto com atributos de sustentabilidade tão desejável como o produto regular, sem custar mais caro por isso, reafirmando o compromisso da marca de democratizar o acesso à moda. Ao todo, 44 lojas de todo o Brasil vão comercializar produtos da coleção, além do e-commerce da marca (cea.com.br), a partir da última semana de outubro.
Manifesto e democratização
O desenvolvimento do novo conceito de comunicação da linha de produtos, batizada de Ciclos, contou com a parceria da Menos 1 Lixo, um dos maiores movimentos de educação ambiental do Brasil, que desenvolveu desde o naming, até a identidade visual e o manifesto da iniciativa para levar aos consumidores brasileiros todos os atributos, não só dos produtos, mas da moda circular como um todo e a importância dela e os impactos à natureza, de uma maneira descomplicada e acessível.
#VistaAMudança
O lançamento faz parte do movimento #VistaAMudança da C&A, que promove iniciativas de sustentabilidade para preservar o futuro do planeta. Nosso compromisso é ampliar a oferta de produtos feitos com matérias-primas mais sustentáveis, ter uma abordagem para economia circular, promover condições de trabalho justas e seguras em nossa rede de fornecimento e engajar clientes e funcionários em busca de uma moda com impacto positivo.
O que é o a Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle™?
O Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle™ é o padrão mais avançado do mundo para materiais e produtos seguros, circulares e responsáveis. A Certificação Cradle to Cradle™ verifica questões como segurança, circularidade e responsabilidade de materiais e produtos em cinco categorias críticas para a performance sustentável: saúde do material; circularidade do produto, ar limpo e proteção do clima, gestão da água e do solo; e justiça social.
Para conquistar a certificação para um produto, as organizações devem trabalhar com um assessor independente para determinar o nível de atendimento dos requisitos dentro das cinco categorias de performance de sustentabilidade. Então é atribuído ao produto um nível de atendimento dentro de cada categoria (Basic, Bronze, Silver, Gold e Platinum). O nível de atendimento mais baixo obtido dentre as cinco categorias determina o nível geral da certificação que é atribuído ao produto pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute.
Em 2017, a C&A foi a primeira varejista de moda do mundo a oferecer produtos com a Certificação Cradle to Cradle™ em nível Gold, e, globalmente, já disponibilizou mais de 4 milhões de peças Certificadas Cradle to Cradle™, entre jeans e camisetas. Ainda, em fevereiro de 2020, a C&A Global apresentou ao mercado o tecido “Beluga Denim”, que foi o primeiro a ter a Certificação Cradle to Cradle™ em nível Platinum. Esse desenvolvimento, feito em parceria com Rajby Textiles e a consultoria Eco Intelligent Growth (EIG), e representa mais um importante passo da C&A em prol da moda circular.
Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A
A Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A norteia de forma integrada as ações e metas da companhia relacionadas ao tema em todos os países onde está presente. Essa Plataforma é estruturada em três pilares de atuação: Produtos Sustentáveis, Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis, com metas e compromissos que vão até o final deste ano.
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