Os líderes mundiais mais engajados no Facebook e Instagram
“Espero que vocês vejam essa página como um lugar onde possamos ter conversas de verdade sobre os assuntos mais importantes que nosso país tem enfrentado – um lugar onde você possa me ouvir diretamente e compartilhar meus próprios pensamentos e histórias.” – Presidente dos EUA Barack Obama
Uma pesquisa realizada pela empresa Burson-Marsteller divulgou os líderes mundiais mais ativos nas redes sociais em 2015. Dentre os líderes campeões em número de seguidores dessas redes sociais está o presidente norte-americano Barack Obama, seguido do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Nos últimos oito anos, o Facebook se tornou a principal rede social para o engajamento da comunidade com líderes mundiais. Muitos políticos acabaram descobrindo a força dos canais de mídias sociais durante suas campanhas eleitorais, especialmente pela repercussão extremamente positiva da página de Barack Obama, criada no final de 2007 com o objetivo de promover sua candidatura. Desde então, a presença ativa no Facebook tornou-se a melhor maneira de engajar nas eleições e propagandas destes líderes.
Dilma Rousseff, por exemplo, tem um perfil ativo nas redes sociais e está em quinto lugar no ranking dos líderes mais “curtidos” nas redes. Seu perfil foi criado no primeiro dia do ano de 2011 – ano de sua posse no primeiro mandato – e tem 2,6 milhões de likes.
De acordo com os últimos números do Facebook, 1.5 bilhões de pessoas abriram uma conta na plataforma – das quais 1 bilhão são ativas na rede social todos os dias. Em 2015, o número de usuários tornou-se ainda maior do que a população da China, o país mais populoso do mundo! Apenas os governos de 24 países ainda não marcaram presença no Facebook, incluindo a China, onde a rede social é banida e a Suíça, onde o último Presidente teve uma página pessoal brevemente em 2013, desativando-a quatro meses depois.
As publicações variam de país para país, e no caso da América Latina vários presidentes e primeiros-ministros se diferenciaram dos EUA por postarem mais fotos de engajamento com os cidadãos.
A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, gera mais Likes em suas redes sociais quando suas postagens promovem as viagens que ela faz para o Nordeste, os apoios às Instituições do Governo, fotos de família e as datas especiais.
POSTAGENS MAIS FAMOSAS DESSES LÍDERES
Uma das postagens que mais fez sucesso de todos os líderes mundiais foi postada na página da Casa Branca, onde Obama desejou a seus fãs uma Feliz Páscoa. A imagem teve 2,9 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. A segunda postagem mais popular foi de Narendra Modi dando boas-vindas a Barack Obama na Índia e a terceira postagem mais popular foi postada novamente pela Casa Branca, mostrando Barack Obama abraçando Michelle Obama em seu aniversário de casamento.
Um número de líderes já testou o novo streaming ao vivo do Facebook, ferramenta que a rede social criou e que permite que o usuário transmita seus discursos e coletivas de imprensa na rede social em tempo real por meio de vídeo. O infográfico abaixo mostra a performance de cada líder e seu índice de engajamento no Facebook. Confira o ranking dos Líderes mais ativos e eficazes em 2016!
OS LÍDERES MUNDIAIS MAIS CONECTADOS NO INSTAGRAM
Os políticos estão cada vez mais presentes nas redes sociais, se apropriando destes canais para conquistar a empatia do público. Destas redes, o Instagram tem sido muito bem explorado. Por ser uma plataforma dedicada à uma comunicação visual – tendência cada vez maior das redes – ele se tornou um canal estratégico para que os políticos mostrem seu dia-a-dia de forma mais pessoal e compartilhe com seus seguidores sua rotina por meio de imagens.
Ultimamente, líderes de estados, governadores e ministros estrangeiros de 136 países tem presença oficial no Instagram, representando 70% de toda Nação Unida.
O uso do Instagram Governamental é mais ativo na Europa, América Latina, entre os países asiáticos, principalmente do Golfo do Conselho Corporation.
As 305 contas analisadas neste estudo, realizado pela empresa global de relações públicas Burson-Marsteller, tem um total de quase 23 milhões de seguidores.
Assim como no Facebook, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy postaram uma série de imagens para formar uma colagem durante as respectivas campanhas eleitorais.
“Líderes no Instagram” é a mais recente pesquisa da Burson-Marsteller, para analisar como os representantes governamentais e as organizações internacionais se comunicam por meio das mídias sociais. A pesquisa faz parte do estudo da Burson-Marsteller “Twiplomacy”. Inicialmente focando somente no Twitter, o estudo de 2016 está expandindo para outras redes sociais e plataformas, incluindo o Facebook, Instagram, YouTube, Google+ e mais plataformas digitais como Snapchat e Vine!
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país